Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Tiago Morais Ribeiro de Sousa
Nomes de citação
- Sousa, Tiago
Identificadores de autor
- Ciência ID
- D918-39BD-4F4C
- ORCID iD
- 0000-0001-6693-7726
Domínios de atuação
- Humanidades - Filosofia, Ética e Religião - Filosofia
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Italiano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2015/09/09 - 2022/07/22
Concluído
|
Filosofia (Licenciatura)
Universidade do Minho, Portugal
|
19 |
2016/09/07 - 2022/03/30
Concluído
|
Filosofia (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
"A experiência estética musical – do conceito de música a um modelo autorreferencial do juízo estético" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Muito Bom (notá máxima da instituição) |
2012/09/01 - 2016/02/02
Concluído
|
Ensino da Música (Mestrado)
Especialização em Guitarra Clássica
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
"Tonal grammar development through improvisation in classical guitar lessons" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 |
2012
Concluído
|
Licenciatura em Música (Licenciatura)
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
"n/a" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 - 180 ECTS |
2005
Concluído
|
Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Engenharia, Portugal
"Extraction of sound features and classification of the expressiveness of violin performances" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
15 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2015/05/01 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal | ||
2007/01/01 - 2007/06/30 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Coimbra, Portugal |
2005/10/01 - 2005/11/30 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade de Aveiro, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/09/01 - 2025/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2023/09/01 - 2024/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2023/09/01 - 2024/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2022/01/15 - 2022/08/31 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2019/09/01 - 2020/02/29 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2018/09/01 - 2019/02/28 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2017/09/01 - 2018/02/28 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2016/09/01 - 2017/02/28 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal | ||
2015/09/01 - 2016/02/29 | Assistente Convidado (Docente Universitário) | Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Universidade do Minho Departamento de Filosofia, Portugal |
Outras Carreiras
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/09/01 - 2023/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Conservatório de Música de Gondomar , Portugal |
Conservatório de Música de Gondomar , Portugal | ||
2021/09/30 - 2023/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, Portugal |
Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, Portugal | ||
2013/09/01 - 2017/08/31 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, Portugal |
Academia de Música da Sociedade Filarmónica Vizelense, Portugal | ||
2014/09/01 - 2015/09/30 | Professor do ensino básico e secundário (Professor do ensino básico e secundário) | Curso de Música Silva Monteiro, Portugal |
Curso de Música Silva Monteiro, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007/09/01 - 2008/08/31 | Docente / Formador de Matemática, Desenho Técnico e Eletrotecnia | Escola Secundária de Ermesinde , Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/11/01 - 2027/05/31 | Reconstructing Hanslick´s Aesthetics Analytically
Bolseiro de Cientista Convidado
Österreichische Akademie der Wissenschaften, Áustria
|
Fonds zur Förderung der wissenschaftlichen Forschung
Em curso
|
2017/09/01 - 2021/08/31 | A Experiência Estética Musical – Do Conceito de Música a um Modelo Autorreferencial do Juízo Estético
SFRH/BD/115976/2016
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2008/01/01 - 2008/08/31 | Projeto TecnoVoz - desenvolvimento de tecnologias da fala e sua aplicação em produtos e sistemas com relevância comercial
Bolseiro de Integração na Investigação
Instituto de Telecomunicações Coimbra, Portugal
|
Instituto de Telecomunicações Coimbra
Concluído
|
2005/02/01 - 2005/08/31 | Sound to Sense – Sense to Sound
Investigador
Firenze Tecnologia, Itália
|
European Commission Sixth Framework Programme
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2006/10/01 - 2006/12/31 | Trivial - Radio Interactive Transmission of Local Video
Bolseiro de Integração na Investigação
Instituto de Telecomunicações, Portugal
|
Instituto de Telecomunicações
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10/24 | Compreensão da e na experiência musical – contributos da análise na apreciação estética | X Encontro Ibérico de Estética
Universidade da Madeira (UMa) (Funchal , Portugal)
|
2024/04/19 | How can the improviser make a mistake? The importance of the notion of error for the understanding of musical improvisation | European Network for the Philosophy of Music | 1st Conference | Freedom in Music - Contemporary challenges
Faculdade de Letras da Universidade do Porto – Instituto de Filosofia (Porto, Portugal)
|
2023/11/25 | How can the improviser make mistakes? The importance of the notion of error for the ontology of musical performance | Colóquio Humanitas: Arte, Mitologia e Metafísica
CFUL - Centre of Philosophy University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2023/08/30 | Descobrindo e encobrindo Bach: Identidade e diferença na performance musical | XI Simpósio Luso-Galaico de Filosofia - Identidade e Diferença
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2023/02/25 | The role of analysis in the musical aesthetic experience - ways of qualifying Jerrold Levinson's concatenationism. | 37th Philosophy Meeting | Philosophy and Art, Association of Philosophy Teachers.
University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2022/11/30 | Understanding of and in the musical experience - contributions of analysis in aesthetic appreciation. | III Tibães Music Meeting
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2022/04/05 | Is Kant a musical formalist? The problematic relationship between form, representation and expression in the Kantian musical aesthetic judgment | Kant: Concepts, Imagination, and Aesthetic Appreciation
Universidade Nova de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2021/05/05 | Style and individuality in performance - from Hanslick's formalism to contemporary perspectives of authenticity, at the conference "Musical Performance as Creation - 2nd Edition of NOVA Contemporary Music Meeting International Conference". | Musical Performance as creation – 2nd Edition of NOVA Contemporary Music Meeting International Conference |
2020/02/23 | Presentation and discussion of Peter Kivy's article, "Designs À La Grecque" (in Antithetical Arts - On the Ancient Quarrel between Literature and Music, New York, Oxford University Press, 2009 (pp. 29-52)). | Designs a la Gracque - Kant Reading Group |
2019/05/17 | The appeal of the dark - negative emotions in music | MLAG Research Seminars |
2018/11/23 | Appreciating a musical composition - a synthesis between Levinson's concatenationism and Kivy's architecturalism | Composing Music Today - Nova Contemporary Music Meeting |
2018/10/02 | The composer creates, the performer feels, the work presents itself. | MLAG Research Seminars
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - MLAG - Mind, Language, and Action Group and Instituto de Filosofia (Porto, Portugal)
|
2018/06/22 | A apreciação musical a partir de Kant e de Levinson | Colóquio Internacional – O que é a Música?
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
|
2018/03/13 | An expressionist Hanslick? The intimacy of the performer in On the Musically Beautiful | European Society for Aesthetics Conference 2018
European Society for Aesthetics (Maribor , Eslovénia)
|
2018/02/22 | Listening to belief: faith as a condition for appreciating religious musical works. | Colóquio - O Gesto e a Crença
"Religious Pratices and Sociabilities" Group of CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (Porto, Portugal)
|
2018/02/05 | Enjoying, appreciating, and evaluating a musical work - towards an articulation of the diverse dimensions of aesthetic judgment. | MLAG Research Seminars
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - MLAG - Mind, Language, and Action Group e Instituto de Filosofia (Porto, Portugal)
|
2017/10/03 | From Hanslick's formalism to Levinson's concatenationism - the problem of musical understanding. | MLAG Research Seminars
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - MLAG - Mind, Language, and Action Group and Instituto de Filosofia (Porto, Portugal)
|
2016/04/03 | The constitutive elements of the musical experience. | VII Jornadas de Filosofia |
2015/11/03 | "Eduard Hanslick's On the Beautiful in Music": the beginning of musical formalism | Comunidade de Leitores de Filosofia
Universidade do Minho (Porto, Portugal)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2024/11/04 - Atual | Conferência “Uses and abuses of truth: Lying, bullshit, and truthful deception” Conferência apresentada por Tim Kenyon, Brock
University, Canadá (2024/11/04)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2024/06/18 - Atual | Organização do webinar “The Ongoing Controversy concerning Cultural Appropriation in the Arts and Fashion”, por James O. Young
(University of Victoria, B.C.), (2024/06/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2024/06/01 - Atual | Criação e organização do Seminário Permanente de Estética e Filosofia da Arte
CEHUM - Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.
Seminário criado para promover a discussão contínua, em regime mensal, na área da Estética e Filosofia da Arte, com apresentações
e debates com convidados nacionais e internacionais. Os nove eventos seguintes inserem-se no âmbito deste seminário. (2024/06/01)
Seminário
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2024/04/02 - Atual | Participação na organização da conferência “The One and the Many: Beauty, Artistic Value”, por Thomas Adajian (James Madison
University) (2024/04/02)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2023/10/07 - Atual | Participação na organização da palestra “Aesthetic Formalism, Architecture and Politics”, por Nick Zangwill (UCL – University
College London) (2023/10/07)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos, Portugal |
2023/06/21 - Atual | Dinamização da atividade pedagógica "Verão no Campus" - Café Filosófico. Universidade do Minho, Escola de Letras, Artes e
Ciências Humanas (ELACH). (2023/06/21)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2023/05/14 - Atual | Organização da aula aberta “Método Socrático: o Papel do Pensamento Crítico na Sociedade”, pelo Prof. Tomás Magalhães Carneiro
(Universidade do Porto) (2023/05/14)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho, Portugal |
2012/03/16 - Atual | Participação na organização das “III Jornadas de Filosofia - Filosofia e Ciências Naturais" (2012/03/16)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Universidade do Minho, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2021/09/10 - Atual | Participação como moderador no “4.º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia
Congresso
|
4.º Congresso Internacional da Sociedade Portuguesa de Filosofia
Universidade do Minho, Portugal
|
2015/10/31 - Atual | Participação como moderador no colóquio “II Encuentro Ibérico de Estética ‘Conceptos estéticos’”
Congresso
|
II Encuentro Ibérico de Estética ‘Conceptos estéticos’
Universidade do Minho, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/06/14 | Attentional Engines in Architecture: A study on the applicability of the biased competition theory for selective attention
in the analysis and interpretation of architectural projects
Arguente principal
|
Carolina Marques de Vasconcelos Matos. (Mestrado)
Universidade do Minho Escola de Arquitetura Arte e Design, Portugal
|
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2019/08/29 - Atual | Tinderella - Philosophy of Love. | A filosofia do Amor, a partir de Platão, Frankfurt, Scruton e Sartre |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/04/03 - Atual | Diacrítica (2183-9174) | Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM). |
2023/11/04 - Atual | British Journal of Aesthetics | Oxford Academics |
2021/05/02 - Atual | Con-Textos Kantianos International Journal of Philosophy | |
2021/03/17 - Atual | Disputatio - International Journal of Philosophy (0873-626X) | University of Lisbon |
Distinções
Prémio
2023 | "Academic Merit Award" from the School of Humanities at the University of Minho, given to the student with the highest final
grade among all arts and humanities undergraduate programs
Universidade do Minho Instituto de Letras e Ciências Humanas, Portugal
|
2022 | "Merit scholarship for 2021/2022 from DGES Direção-Geral do Ensino Superior,
DGES Direção-Geral do Ensino Superior, Portugal
Universidade do Minho, Portugal |
2012 | Academic Merit Award given by the University of Minho to the student with the highest grade in the 2009/2010 academic year
of this undergraduate program.
Universidade do Minho, Portugal
|
Outra distinção
2018 | Finalist of the "European Society for Aesthetics Prize 2018"
European Society for Aesthetics - , Suiça
|
2017 | PhD Scholarship from the Foundation for Science and Technology (FCT), being ranked first in the classification and ranking
list of candidates.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
|