Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Lina Morgado
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Morgado, Lina
Identificadores de autor
- Ciência ID
- DA1C-8D7A-8A82
- ORCID iD
- 0000-0002-4973-6727
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.pt/citations?hl=pt-PT&user=zC-61rUAAAAJ
Endereços de correio eletrónico
- lina.morgado@uab.pt (Profissional)
Moradas
- Universidade Aberta (sede)Rua da Escola Politécnica, 147, 1269-001, Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)
- LE@D, Universidade Aberta - Rua Almirante Barroso, 38 Sala 12 , 1000-013 , Lisbon, Lisbon, Portugal (Profissional)
Websites
- https://lead.uab.pt/lead/equipa/ (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B2) | Utilizador independente (B2) |
Francês | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/09 - 2022/09
Concluído
|
Teacher Training Innovative Digital Education and Skills - IDEAS Mentors . (Outros)
Forth Valley College - Stirling Campus, Reino Unido
|
|
2016 - 2016
Concluído
|
Multimedia Tools II (Outros)
Universidade Aberta, Portugal
|
|
2015/11 - 2015/11
Concluído
|
International Teacher Training Opening Universities For Virtual Mobility - Open Educational Resources. (Outros)
Universidad de Oviedo, Espanha
|
|
2015/03 - 2015/03
Concluído
|
International Teacher Training "Opening Universities For Virtual Mobility". Kaunas - Lithuania. (Outros)
Vytauto Did¿iojo Universitetas Psichologijos Katedra, Lituânia
|
|
2011/05 - 2011/06
Concluído
|
Creativity and Innovation (Outros)
CEGOC - Beyound Knowledge, Portugal
|
|
2011 - 2011
Concluído
|
Course Lidership and Team Coaching. (Outros)
CEGOC - Beyound Knowledge, Portugal
|
|
2004
Concluído
|
Educational Sciences (Doutoramento)
Especialização em Educational Communication
Universidade Aberta, Portugal
"Ensino Online - Contextos e Interacções/ Onlin Education: Contexts and Interactions" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente |
1993 - 1993
Concluído
|
Educational Multimedia Communication (Mestrado)
Especialização em Educational Multimedia Communication
Universidade Aberta, Portugal
"Design and Development of a Hypertext Application: "Aspects of Jean Piaget's Construction of Number in Children"." (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Excelente |
1989 - 1989
Concluído
|
Informatics MS-DOS e SPSS (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
1988 - 1988
Concluído
|
Use of Vídeo in Teaching and Research. (Outros)
Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal
|
|
1984
Concluído
|
Psychology (Licenciatura)
Especialização em Educational Psychology
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigacao, Portugal
|
Excelente |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2007 - 2024 | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
1999 - 2006 | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
1991 - 1999 | Investigador (Investigação) | Universidade Aberta, Centro de Estudos em Ensino a Distância (CENTED), Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
1994 - 1995 | Investigador (Investigação) | Centro de Estudos em Pedagogia e Avaliação (CEPA), Portugal |
Universidade Aberta, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/08/01 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | Universidade Aberta, Portugal |
2004/01 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2013 - 2019 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
1989 - 1991 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Universitário de Ciências Psicológicas Sociais e da Vida, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Member of the CIPSH Chair in Digital Humanities in Education (https://www.cetaps.com/cipsh-dhedu/researchers-and-scholars-digital-projects-infrastructures-and-areas-of-interest/) | Universidade Aberta, Portugal |
2018/10/01 - 2023/09/30 | Director de Unidade Orgânica | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | ||
2022 - 2023 | Vice-coordinator of the Master's Degree in eLearning Pedagogy. | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2018 - 2023 | Scientific Council of Universidade Aberta. | Universidade Aberta, Portugal |
2018 - 2023 | Editorial Board of Universidade Aberta. | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2011 - 2021 | Member of Scientific Board of Doctoral Studies in Education, Speciality in Distance Educations and eLearning. Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning. | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal | ||
2020 - 2020 | President of Assessment Pannel Distance Learning Courses, A3ES. | A3ES Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education, Portugal |
2017 - 2019 | Member of Coordinating Board of Department of Education and Distance Education. | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2014 - 2016 | Member of Scientific Council of Universidade Aberta. | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2014 - 2016 | Scientific Secretary of the Research Center CEEI. | Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal |
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal | ||
2014 - 2016 | Member of Coordinating Board of Department of Education and Distance Education. | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2010 - 2013 | Member of General Council of Universidade Aberta. | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal | ||
2010 - 2011 | Secretary of Scientific Council of Universidade Aberta. | Universidade Aberta, Portugal |
Universidade Aberta, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
1995 - 2004 | Consultant of Portugese Ministery of Education. | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação/Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/01 - Atual | HOME - Higher education Online: MOOCs the European Way
Investigador
|
uropean Commission, DG EAC, under the Lifelong Learning Programme |
2022/02/13 - 2025/02/12 | Enid Teach - European network in D-flexible teaching
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2023/02 - 2025/02 | FLED - Learning Design for Flexible Education
Investigador responsável
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/12/12 - 2023/09/30 | EduTech-Technological accessibility assistance in Virtual Higher Education (https://edutech-project.org)..
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus
Em curso
|
2019/12/01 - 2021/11/30 | FAVILLE- Facilitators of Virtual Learning
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2016/07 - 2018/12 | Virtual Tutoring- the Virtual Tutor as learning mediating artifact in online university education (https://sites.uab.pt/tutoria-virtual/)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2016/07 - 2018/12 | Virtual Tutoring- the virtual tutor as learning mediating artifact in online university education
PTDC/IVC-PEC/3963/2014
|
Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior |
2016/07 - 2018/12 | Virtual Tutoring- the Virtual Tutor as learning mediating artifact in online university education (https://sites.uab.pt/tutoria-virtual/) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2015/10 - 2018/11 | MOOQ - MOOQ for the Quality of MOOCs
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus+
Concluído
|
2015 - 2018/08/30 | MOOC MAKER - Construction of Management Capacities of MOOCs in Higher Education
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2014 - 2016/10 | OpenProf - Open Professional Collaboration in Innovation
2014-1-LT01-KA202-000562
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus +
Concluído
|
2014/10 - 2016/08 | Opening Universities for Virtual Mobility (OUVM)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus+
Concluído
|
2011 - 2014 | NetCu
510771-LLP-1-2010-1-NL-ERASMUS-EVC
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Concluído
|
2002 - 2005 | @duline- Tutoring Adults Online
101102-CP-1-2002-1-FI
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal |
Concluído
|
1997 - 1999 | Projecto UNIBASE: Ensino Aberto e a Distância Multimedia e Interactivo
PRAXIS/PCSH/C/CED/144/96
Investigador
|
PRAXIS XXI |
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/10/01 - 2023/09/30 | LE@D -Laboratory of Distance Education and Elearning
UIDP/04372/2020
Investigador responsável
Universidade Aberta, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2021 - 2023 | IDEAS -Innovative Digital Education and Skills
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Erasmus Plus
Concluído
|
2019/01/01 - 2019/12/31 | Laboratório de Educação a Distãncia e E-Learning
UID/Multi/04372/2019
Universidade Aberta, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2014/02 - 2017/07 | ECO- Elearning, Communication and Open Data: Massive Mobile, Ubiquitous and Open Learning
621127, CIP-ICT-PSP-2013-7, CIP-Pilot actions
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Central Institute of Psychiatry
Concluído
|
2014/02 - 2016/07 | European Multiple MOOC Aggregator (EMMA)
Investigador
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
CIP - Competitiveness and innovation framework programme
Concluído
|
2005 - 2008 | MEDEIA - Pedagogical Models for eLearning for Higher Education
MEDEIA
Investigador responsável
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI)
Concluído
|
2005 - 2007 | INTERACT
INTERACT
Investigador
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
|
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI)
Concluído
|
1997 - 1999 | Evaluation of Technical Quality of Assessment Tests, Universidade Aberta
Avaliação da Qualidade das Provas de Exame da UAb
Investigador
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
|
Universidade Aberta
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/04/01 - Atual | #eagoraead, Comunidade Aberta e Inclusiva de Apoio à Transição Para a Educação Online.
Bolseiro de Investigação
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Em curso
|
2020 - 2023 | Moving to E@D - Digital transformation in Higher Education in times of pandemic project
PTIN/UID4372-LE@D/032020
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
Concluído
|
2010/01/01 - 2010/12/31 | Hextlearn - higher Education Exploring ICT use for Life Long Learning
Bolseiro de Cientista Convidado
|
Concluído
|
2003 - 2005 | Psychology and Pedagogy of Online Education
PPO
Investigador
Universidade Aberta, Centro de Estudos em educação e Inovação (CEEI), Portugal
|
Universidade Aberta
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Artigo em revista (magazine) |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Edição de livro |
|
Entrada de enciclopédia |
|
Livro |
|
Poster em conferência |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Tese / Dissertação |
|
Website |
|
Propriedade Intelectual
Registo de direitos de autor |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2022/06/30 | Post-Pandemic eLearning./eLearning Pós-Pandemia. | Post-Pandemic eLearning
Clouts (Lisbon, Portugal)
|
2021/11/22 | Apresentação de Livro, "Liderazgo educativo y las tecnologías digitales", / "As Lideranças da Escola e as TIC", José Rui Santos. | ATICA 2021, 12th International Congress on Application of Advanced Information and Communications Technologies, Online
LE@D, Universidade Aberta (Lisbon, Portugal)
|
2021/05/17 | Immersing e-facilitators in training: the perspective of project FAVILLE - Facilitators of virtual learning. | iLRN 2021 was the 7th annual international conference of the Immersive Learning Network.
Online Virbela.
|
2021/05/06 | Teacher training for the digital transformation: the post-pandemic opportunity./ Formação de professores para a transformação digital: a oportunidade pós-pandémica. | Challenges 2021
Universidade do Minho (Lisbon, Portugal)
|
2021/05/05 | How university students use Digital Resources in Written Production in Spanish Foreign Language Courses : A case study at a Portuguese university. | European Conference of Humanities/ Conferência Europeia de Humanidades.
Universidade Nova de Lisboa. (Lisbon, Portugal)
|
2021/02/15 | Buenas prácticas en la educación a distancia en situaciones de crisis. | JORNADAS PARA LA TRANSFERENCIA DEL CONOCIMIENTO Y EL APRENDIZAJE DIGITAL ANTE LA CRISIS POSTCOVID
UNED (Espanha)
|
2020/11/27 | Challenges in designing a Distance Learning e-mentoring model. | 3rd WCCES Symposium- Teachers, Teaching Professiona, and Comparative Education.- https://www.worldcces.org/uploads/8/4/0/8/84086982/parallel_sessions_program_25_nov._2020.pdf
Universidade Lusófona (Lisbon, Portugal)
|
2020/11/25 | Scaffolding Teachers into Distance Learning in Pandemic Times: From Emergency Remote Learning to sustained Distance Learning. | 3rd WCCES Symposium- Teachers, Teaching Professiona, and Comparative Education.- https://www.worldcces.org/uploads/8/4/0/8/84086982/parallel_sessions_program_25_nov._2020.pdf
Universidade Lusófona (Lisbon, Portugal)
|
2020/11/25 | Teaching Online: voices, roles and competencies in distance learning in pandemic times | 3rd WCCES Symposium- Teachers, Teaching Professiona, and Comparative Education.- https://www.worldcces.org/uploads/8/4/0/8/84086982/parallel_sessions_program_25_nov._2020.pdf
Universidade Lusófona (Lisbon, Portugal)
|
2019/12/09 | eMentoring Project in Distance Learning: the case of the academic community of the Department Department of Education and Distance Learning (DEED), Open University./Projeto eMentoria no Ensino a Distância: o caso da comunidade académica do Departamento de Educação e Ensino a Distância (DEED), Universidade Aberta. | eLIES19 - ncontro de Instituições e Unidades de eLearning
Universidade do Algarve (Faro, Portugal)
|
2019/11 | Virtual communities of practice in distance education: an exploratory study into their development./Comunidades virtuais de prática em educação a distância: estudo exploratório para o seu desenvolvimento. | SIIE 2019
Instituto Politécnico de Tomar. (Lisbon, Portugal)
|
2019/08/07 | Online Teacher: Identity and Profile./ Docente Online: Identidade e Perfil. | Ciência 2019
FCT (Lisbon, Portugal)
|
2019/07/08 | Online Student Challenges in Higher Education: a study of critical variables./Desafios do Estudante Online no Ensino Superior: estudo das variáveis críticas. | Ciência 2019
FCT (Lisbon, Portugal)
|
2019 | Open and Distance Education 2.0: a new ecology of support systems.7Educação Aberta e a Distância 2.0: nova ecologia dos sistemas de apoio. | Ciência 2019
FCT (Lisbon, Portugal)
|
2019 | Regulating Tutoring in Distance Higher Education : the Portuguese experience. | Online, Open, Flexible, Higher Education Conference (OOFHEC)
EADTU-UNED (Madrid, Espanha)
|
2019 | e-Mentoring in Distance Education: challenges in develloping a model. | ICERI2019 International Conference of Education, Research and Innovation
Spain (Seville, Espanha)
|
2018/12/06 | New Learning Ecologies in a digital world: openness, ubiquity and sociability./ Novas Ecologias de Aprendizagem num mundo digital: abertura, ubiquidade e sociabilidade. | Inovação e Tecnologia no Ensino de Línguas, https://eventos.uab.pt/itel/programa/.
Universidade Aberta (Lisbon, Portugal)
|
2018/10/06 | Open and Distance Tutor Training: Luso-Brazilian Models and Practices./Formação Aberta e a Distância de Tutores: Modelos e Práticas Luso-Brasileiros. | V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEduca18) -Technology Enhaced Learning.
University of Lisbon. (Lisbon, Portugal)
|
2018/10/06 | Social Interaction and Participation in an iMOOC: the role and contribution of BootCamp./ Interação Social e Participação num iMOOC: o papel e contributo do BootCamp. | V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEduca18) -Technology Enhaced Learning.
Universidade de Lisboa. (Lisbon, Portugal)
|
2018/10/06 | Microblogging's contribution to the expression of social presence in MOOCs./Contributo do Microbloguing para a expressão da presença social em MOOCs. | V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEduca18) -Technology Enhaced Learning.
Universidade de Lisboa. (Lisbon, Portugal)
|
2018/10/06 | International scientific production on Digital Teaching Skills: trends and perspectives./A produção científica internacional sobre Competências Digitais Docentes: tendências e Perspetivas. | V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEduca18) -Technology Enhaced Learning.
Universidade de Lisboa. (Lisbon, Portugal)
|
2018/09/06 | Gamification in an academic social platform: impact on Social Learning in distance education./ Gamificação numa plataforma social académica: impacto na Aprendizagem Social em educação a distância. | V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEduca18) -Technology Enhaced Learning,
Universidade de Lisboa (Lisbon, Portugal)
|
2018/04/17 | Microblogging e Presença Social no Ensino Aberto Online, https://eventos.uab.pt/moocmaker/pt/ https://eventos.uab.pt/moocmaker/pt/programa/ | MOOC Maker Global Symposium
LE@D, Universidade Aberta (Lisbon, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2013 - Atual | Aplicação de ferramentas Web 2.0 ao ensino a distância da história: estudo de caso
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/10/01 - 2023/11/01 | Student Engagement in Technology-Enriched Learning Contexts: Impact of Video Communication./ Envolvimento do Estudante em
Contextos de Aprendizagem Enriquecida pela Tecnologia: Impacto da Comunicação Vídeo.
Orientador de Elisa Figueiredo
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2022/10/01 - 2023/09/22 | Active and inclusive ageing in the digital network society: the eAgeing+ project./Envelhecimento ativo e inclusivo na sociedade
digital em rede: o projeto eAgeing+.
Coorientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021/10/01 - 2023/06/23 | Educational design of content in distance learning in the professional field: evaluation of a model./ Design educacional de
conteúdos em EAD no âmbito profissional: avaliação de um modelo.
Coorientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/10/01 - 2022/10/24 | Distance vocational training: the case of a pedagogical intervention in a training company./ Formação profissional a distância:
o caso de uma intervenção pedagógica em empresa de formação.
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/10/01 - 2022/04/29 | Emerging trends in the certification of digital learning and skills: a study of good practices./ Tendências emergentes na
certificação da aprendizagem e das competências digitais: estudo de boas práticas.
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/10/01 - 2022/04/05 | Tutors' and students' perceptions of the challenges of teaching and learning during Covid-19: the case of the Tete Institute
of Distance Education/ Perceções de tutores e estudantes sobre os desafios do ensino-aprendizagem durante o Covid-19: o caso
do Instituto de Educação a Distância de Tete.
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2020/10/01 - 2022/03/31 | Training pregnant women on Syphilis in pregnancy through mobile learning: a contribution to the development of an application
for mobile devices./ Formação de grávidas sobre Sífilis na gestação através do mobile learning: contributo para o desenvolvimento
de uma aplicação para dispositivos móveis.
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2021 - 2022 | Projeto-concretizar-Atuar A Contribuição do Design Educacional para a Pesquisa – Formação de Educadores (2021-2022).
Orientador
|
Pós-DOC (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2019 - 2021 | «Mentora»: a tool for learning with the support of a mentor./ «Mentora»: uma ferramenta para aprender com o apoio de um mentor.
Orientador
|
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 - 2021 | Mediação pedagógica em ensino a distância: o processo de feedback durante as aulas online no Centro de Educação Aberta e a
Distância da Universidade Pedagógica de Maputo-Moçambique
Coorientador
|
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 - 2021 | Modelos e práticas do uso da plataforma de eLearning na Universidade Católica de Moçambique: o caso do instituto de educação
a distância
Coorientador
|
Pedagogia do eLearning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2019 - 2021 | Research Study on Distance Learning Masters in Portugal ./Estudo sobre os Mestrados a Distância em Portugal .
Orientador
|
Pós-Doc (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2018 - 2021 | A “agenda” do Estudante a Distância.
Orientador
|
Education, speciality Distance Education and eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017 - 2021 | A agenda do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas
Orientador
|
Educação, especialidade EDEL (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2020 | Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e Portugal.
Orientador
|
Pós-Doc (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2020 | A «agenda» do estudante online: contributo para o estudo das suas variáveis críticas
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016 - 2020 | Seniores Online: estudo da apropriação dos dispositivos móveis em diferentes cenários de aprendizagem
Orientador
|
Educação, Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018 - 2019 | Ambientes Pessoais de Aprendizagem (PLE): estudo de um ecossistema pedagógico para a aprendizagem ao longo da vida
Orientador de António Manuel Galinho Pires de Almeida
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Projeto Academia Aberta: desenvolvimento de um modelo de participação na rede
Orientador de Ana Margarida Correia
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Modelos e Práticas de eLearning em instituições de ensino superior da Região Administrativa de Macau
Orientador de Ana Sofia Nogueira
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Processos de Tutoria nos cursos técnicos a distância do estado de Pernambuco
Coorientador de Andrea César
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | eLearning na formação técnica do profissional de vinhos (sommelier/escanção): estudo de caso
Coorientador de Lucas
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Formação docente em eLearning sobre ambientes digitais: contributo para a adopção de práticas pedagógicas inovadoras
Orientador de António Jorge Marques
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Processos pedagógicos em cursos online: estudo das práticas docentes no Centro de Ensino a Distância
Orientador de Teresa Navalha
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018 - 2019 | Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e Portugal
Orientador de Maria Angélica Costa
|
Pós-Doc em Educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2018 - 2019 | Desenvolvimento de Competências Digitais em Professores do Ensino superior
Orientador de Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé
|
Pós-Doc em Educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2017 - 2019 | Modelos de Educação a Distância em Moçambique: estudo multi-caso de modelos pedagógicos institucionais e práticas emergentes
Orientador de Sónia Pelé
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2019 | Docência nos Sistemas de Educação a Distância: estudo da identidade e perfil do docente online
Orientador de Dércio Miguel dos Santos Martins
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2019 | Emoções Online: estudo da dinâmica emocional em diferentes cenários de aprendizagem em rede, no ensino superior a distância
em Portugal.
Orientador de Maria Teresa Duarte Severino de Oliveira
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017 - 2019 | Práticas de curadoria de conteúdo em comunidades académicas online
Orientador de Maria Paula Barbosa da Silva
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2018/01/01 - 2018/12/31 | Modelos e Práticas de Inovação Pedagógica na Formação Aberta e a Distância de Docentes: os casos do Brasil e de Portugal.
Orientador de Maria Angélica Costa
|
Pós -Doc (Outra) |
2018 - 2018 | Troféus + Rankings + Desafios: Estratégias de Gamificação na Aprendizagem da Resolução de Problemas no 2º ciclo do Ensino
Básico”.
Orientador
|
Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2018 | A tutoria nos modelo de ensino a distância em África: estudo de caso sobre o Instituto superior Monito
Orientador de Amélia Rabeca Mungói
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2018 | Microbloguing e presença social no ensino aberto online: estudo de cas
Orientador de Maria João Ramalheiro
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2018 | Educação Aberta e a Distância na capacitação de professores em Cabo Verde: conceção de um projeto
Orientador de Ivanilda Nascimento Delgado Ramos
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2018 | Desenvolvimento de Competências Digitais em Professores do Ensino superior.
Orientador
|
Pós-DOC (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2015 - 2018 | Itinerários de @prendizagem colaborativa-cooperativa em contexto online.
Coorientador
|
Education (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2014 - 2018 | Gamificação numa rede social duma universidade virtual : o caso da Rede SOL
Orientador
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2018 | Redes Pessoais de Aprendizagem (PLN) em ambientes emergentes : criação e gestão da PLN de uma comunidade de investigadores
juniores
Orientador
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2017 - 2017 | Teste e avaliação do Modelo sMOOC como suporte ao desenvolvimento de sMOOCs pelo professor em educação superior no Brasil.
Orientador de Flavio de Souza Lemos
|
Pós-Doc em educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2016 - 2017 | Desenvolvimento duma comunidade virtual de aprendizagem baseada numa Web Rádio Social: estudo dum caso numa universidade virtual
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2017 | Análise do modelo pedagógico do ECoMooc: estudo de caso sobre o design instrucional do Boot Camp
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2016 - 2017 | Teste e avaliação do Modelo sMOOC como suporte ao desenvolvimento de sMOOCs pelo professor em educação superior no Brasil,
Orientador
|
Pós-Doc (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2015 - 2017 | Ambientes híbridos em Educação a Distância: cenários para a criação de envolvimento do estudante na rede |
Orientador de Inês Messias
|
Doutoramento em Educaçao, especialidade em Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2017 | Recursos Educacionais Abertos (REA) e acesso aberto no ensino superior em Portugal
Orientador
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2017 | Práticas educacionais abertas no ensino superior público em Portugal : da teoria à prática : recursos educacionais abertos
e acesso aberto
Orientador
|
Doutoramento em Educação, Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2012 - 2017 | Ambientes híbridos em educação a distância : cenários para a criação de envolvimento do estudante na rede
Orientador
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (EDEL) (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2016 | Acessibilidade 2.0 : conceção de um curso online
Orientador de Luis Miguel de Castro Lima
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2016 | O Poder dos Pechas-Kucha na aprendizagem online: o caso do MPeL,
Orientador de Lauriza do Nascimento Dias
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2016 | Redes Pessoais de Aprendizagem (PLN) em ambientes emergentes: criação e gestão da PLN de uma comunidade de investigadores
juniores
Orientador de Nuno Ricardo Oliveira
|
Doutoramento em Educação, especialidade em Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2016 | Realidade Aumentada num Simulador Virtual de Tomada de Decisão Clínica
Orientador
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2011 - 2016 | Gamificação numa Rede Social de uma Universidade Virtual: o caso da Rede SOL
Orientador de Fernando Bacelar
|
Doutoramento em Educação, especialidade Educação a Distância e E-learning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2011 - 2016 | Realidade aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínica
Orientador
|
Educação, especialidade Educação a Distância e eLearning (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2015 - 2015 | Docência Online: um Estudo na Universidade de Brasília
Orientador de Rosana Amaro
|
Estágio Doutoramento Sandwich (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2015 - 2015 | Docência Online: Um Estudo na Universidade Brasília, Universidade Brasília, Brasil.
Coorientador
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade de Brasília, Brasil |
2014 - 2015 | Web 2.0 no ensino da história e no ensino básico: estudo dum caso
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2015 | Desenvolvimento e gestão de recursos digitais para comunicação de investigação em elearning
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2014 - 2015 | Serviço de Apoio à Inclusão em eLearning (SAIeL) : educação para todos : contributo para a inclusão de cidadãos com necessidades
educativas especiais no ensino superior a distância em regime de elearning
Coorientador de Cristina Maria Tavares Rodrigues Neto
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | O polo de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil UAB/Consórcio CEDERJ, do Município de Resende (Rio de Janeiro)
: espaço de contribuição para formação inicial e continuada de professores
Orientador de Alice Batista de Souza Brandão
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Digital storytelling no eLearning : estudo de caso da sua aplicação a um módulo no ensino superior
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Curadoria de conteúdo : contributo para o estudo do processo de curadoria de conteúdo e do seu potencial para a gestão pessoal
do conhecimento
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Micro-atividades no Mobile Learning: estudo de caso num módulo mobile learning no ensino pós-graduado a distância com ferramentas
web 2.0 móvel
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Ser estudante online : uma aproximação à experiência subjectiva do estudante online,
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Os catequistas da diocese de Braga aprendem na rede: estudos das práticas
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | Dinâmica de uma comunidade de prática mundial numa rede social: o caso dum grupo no LinkedIn
Coorientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2013 - 2014 | A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores
Orientador
|
Pós-Doc em Educação a Distância e eLearning (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
|
2013 - 2014 | A cibercultura na era das redes sociais e da mobilidade: novas potencialidades para a formação de professores.
Orientador
|
Pòs-Doc (Outra)
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2012 - 2013 | Radiografia dum curso online: estudo das práticas docentes sobre desenho das atividades online
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2013 | Modelos de Massive Online Open Courses: estudo dum caso luso-brasileiro
Orientador de Rita de Cássia da Silva Pedroso de Albuquerque
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2013 | O Twitter em contexto académico e profissional: estudo de caso
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2012 - 2013 | Conferências 2.0 . como elemento potenciador da aprendizagem formal e informal
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2011 | Aprendizagem Colaborativa nos Fóruns Online: Estudo de Caso no Ensino Superior
Orientador de Maria Teresa Duarte Severino Oliveira
|
Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2010 - 2011 | Uma estratégia de Instructional Design para um Recurso Educacional Aberto: Conceção e Desenvolvimento do Recurso Educacional
Aberto (REA): Como utilizar o computador, de forma ergonómica. Mestrado em Comunicação Educacional Multimedia.
Orientador de Isabel Maria Alves Bernardo
|
Comunicação Educacional Multimedia (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2011 | As interações em Tutoria: um estudo de caso. Mestrado em Supervisão Pedagógica.
Orientador
|
Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2011 | Da Comunicação Mediada por computador: análise do debate virtual num fórum de discussão. Mestrado em Pedagogia do eLearning.
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2011 | A presença social e a Socialização online: estudo de caso no Second Life e Moodle
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 - 2011 | Itinerários de Aprendizagem Colaborativa-Cooperativa em Contexto Online, Doutoramento em Ciências da Educação Universidade
Aberta.
Coorientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2010 - 2010 | Um PLE inclusivo: design dum caso na deficiência visual
Coorientador
|
Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio (Mestrado)
Universidade Lusófona Associação para a Investigação e Desenvolvimento em Cognição e Computação Centrado nas Pessoas, Portugal
|
2009 - 2010 | A Comunidade de Aprendizagem Janela do Saber como elo de ligação entre a Escola e a Família. Mestrado em Informática Educacional,
Universidade Católica Portuguesa.
Orientador
|
Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2008 - 2010 | A Universidade Aberta do Brasil: uma análise do projeto piloto. Doutoramento em Ciências da Educação, Universidade Aberta.
Orientador
|
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade Aberta, Portugal
|
2008 - 2009 | Contextos de Aprendizagem 2.0. A utilização de Ferramentas WEB para uma Aprendizagem em Contexto
Orientador
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2007 - 2008/07/24 | O Perfil do Professor/Tutor em Contexto de ensino online, Mestrado em Pedagogia do eLearning
Orientador de Ana Margarida Henriques Gonçalves
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2007 - 2008 | Vamos tomar um café online: A expressão da presença social numa comunidade de ensino aprendizagem online
Coorientador de Maria Raquel Tavares Pereira Crato
|
Psicologia Educacional (Mestrado)
Instituto Superior de Psicologia Aplicada Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2007 - 2008 | O Jogo digit@l: Um Estudo de Caso com clãs do Funchal e do Faial, Mestrado em Pedagogia do eLearning
Orientador de Susana Cristina Gramilho
|
Pedagogia do E-Learning (Mestrado)
Universidade Aberta, Portugal
|
2006 - 2007 | Ambientes Virtuais de Aprendizagem- O uso da plataforma “Moodle” como auxiliar da prática docente no ensino secundário
Orientador de Valdemar Dias Pires
|
Comunicação Educacional Multimedia (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2005 - 2006 | Distribuição de Conteúdos de Aprendizagem em ambientes de elearning: estudo comparativo sobre a eficácia de conteúdos distribuídos
em modo de comunicação síncrona e em modo de comunicação assíncrona
Orientador de Joaquim Jorge Guerra Mata
|
Informática Educacional (Mestrado)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/02 - Atual | 1st DEED/LE@D micro-conference Rethinking Quality in the University./ 1ª microConferência DEED/LE@D Repensar a Qualidade na
Universidade. (2019/04/23 - 2019/04/23)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2018/05 - Atual | myMPeL - Conferência anual do Mestrado em Pedagogia do eLearning (2018/05 - 2018/05)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2023/11/12 - 2023/12/12 | Online International Workshop Learning Design for Flexible Education - Training Higher Education teachers , FLED Project. (2023/12/12 - 2023/12/12)
Seminário (Coorganizador)
|
|
2022/11/24 - 2022/11/24 | Commemorating the 15th anniversary of the founding of the RU
15-year anniversary of ODL and eLearning research - 15 Anos do LE@D, Universidade Aberta, - https://eventos.uab.pt/lead15anos/ (2022/11/24 - 2022/11/24)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/01/01 - 2022/03 | 1st Meeting of LE@D Researchers, Innovation and Science/ 1ª Encontro de Investigadores do LE@D, Inovação e Ciência -https://eventos.uab.pt/meetup22. (2022/03/18 - 2022/03/19)
Congresso (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021/09/01 - 2022/02/18 | The Impact of Video Games on Culture and Education, Online - https://videogamesimpact.wordpress.com/) (2022/02/17 - 2022/02/18)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2021/07/01 - 2021/11/26 | 12th International Congress on Application of Advanced Information and Communications Technologies (https://atica.web.uah.es/Atica2021/index.html) (2021/11/24 - 2021/11/26)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021/04/16 - 2021/04/17 | V ENJIE, 5º Encontro de Jovens Investigadores em Educação, Conselho de Centros de Investigação em Educação, Online, dia 16-17
abril de 2021. (2021/04/16)
Congresso (Coorganizador)
|
|
2021/03/05 - 2021/03/05 | Workshop Ferramentas de Apoio à Investigação, Universidade Aberta, 5 de março de 2021 (2021/03/05)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2020/04/21 - 2020/05/28 | Cycle of LE@DTalks, in Time of Pandemic./ Ciclo de LE@DTalks, em Tempo de Pandemia. (2020 - 2020)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2019 - 2020 | 11º EDEN Research Workshop, Enhancing the Human Experience of Learning with Technology: New Challenges for Research in Digital,
Open, Distance & Networked Education (2020-lisbon.eden-online.org) (2020/10/21 - 2020/10/23)
Conferência (Coorganizador)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2018/11/01 - 2019/02/27 | NextED, International Research Conference on Open, Distance and Networked Education. (https://eventos.uab.pt/nexted2019/). (2019/02/27 - 2019/02/27)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2011 - 2019 | myMPeL Pecha-Kucha - master´s students presentation of scientific knowledge in the field of eLearning Pedagogy inthe context
of annual myMPeL conference. (2011 - 2019)
Conferência (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Aberta, Portugal |
2015 - 2015 | Vº Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior,eLIES2015 organizado entre Instituto Politécnico de
Leiria, Unidade de Ensino a Distância, Universidade de Coimbra, Projeto de Educação a Distância, Universidade Aberta , Laboratório
de Educação a Distância e eLearning, LE@D. Site: https://sites.ipleiria.pt/elies/#sobre (2015/12/11 - 2015/12/11)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2014 - 2014 | IV Encontro de Instituições e Unidades de eLearning - eLIES, 2014, organizado por Universidade do Porto, Unidade de Novas
Tecnologias na Educação, Universidade Aberta, Laboratório de Educação a Distância e eLearning , LE@D e Instituto Politécnico
do Porto, e-IPP. Site: http://elies2014.up.pt/ (2014/11/26 - 2014/11/26)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2013 - 2013 | III Encontro das Instituições e Unidades de eLearning no Ensino Superior, eLIES 2013 , Organização Laboratório de E-learning
da FCT da Universidade Nova de Lisboa, o Instituto Politécnico de Santarém, e o Laboratório de Educação a Distância e eLearning
da Universidade Aberta (LE@D-UAb). Site: https://www.facebook.com/elies2013/ (2013/12/17 - 2013/12/17)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2012 - 2012 | II Encontro de Instituições e Unidades de eLearning no Ensino Superior, eLIES,2012 organizado por . Unidade de Ensino a Distância
do Instituto Politécnico de Leiria, o E-Learning LAB da Universidade de Lisboa, e o Laboratório de Educação a Distância e
eLearning da Universidade Aberta (LE@D-UAb). (2012/10/08 - 2012/10/08)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
|
2011 - 2011 | eL@IES 2011 – I Encontro de Instituições e Unidades de eLearning no Ensino Superior. Portugal, organizado por E-Learning
LAB da Universidade de Lisboa e o Laboratório de Educação a Distância e eLearning da Universidade Aberta (LE@D-UAb). (2011/12/19 - 2011/12/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02/09 | The app MILAGE APRENDER+, one experience of gamification in learning Mathematics in Basic Schools./ A App Milage Aprender
+. uma experiência de aprendizagem da Matemática no Ensino Básico.
Arguente
|
Anabela da Mota Neves (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2023/03/24 | Teacher engagement and institutional choreography: a study of higher education courses offered using a web curriculum and
hybrid education./Engajamento docente e coreografias institucionais: um estudo sobre cursos superiores ofertados a partir
de um web currículo e da educação híbrida.
Arguente principal
|
Ernandes Rodrigues do Nascimento. (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2022/07/26 | Teaching in Distance Education Systems: a study of the identity and profiles of online teachers./Docência nos Sistemas de
Educação a Distância: estudo da identidade e perfis do docente online.
Orientador
|
Dércio Miguel dos Santos Martins (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2022 | The Expansion of Higher Education in Brazil through Distance Learning in Brazil: a study of graduates in the Municipality
of Aporá- Brazil.
A Expansão do Ensino Superior no Brasil através do Ensino Superior através do Ensino a Distância no Brasil : um estudo dos
diplomados no Município de Aporá- Brasil.
Arguente principal
|
Dalmo Dantas Gouveia (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2022 | Para um Estudo do Mundo Transmediático Neovitoriano: as Guerras Anglo-Zulu e Anglo-Bóere através da Literatura e dos Jogos
Digitais.
Arguente
|
Teresa Raquel Nunes Pereira (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
2021/03/05 | Recursos Educacionais Abertos para Smartphone: Desenho de uma Framework para aprendizagem móvel
Vogal
|
Ana Graça Preciosa Ramos Silva Filipe (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2021/01/15 | Avaliação do impacto da integração dum Tutor Humano Virtual em cursos a distância.
Vogal
|
Aníbal Martins Guerreiro (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2019 | Modeling languages to describe teaching and learning processes and dynamics in e-learning in higher education./ Linguagens
de modelação para descrever processos e dinâmicas de ensino e de aprendizagem em e-learning no ensino superior.
Arguente principal
|
Ana Margarida Silva Maia (Doutoramento)
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
|
2019 | Contributions of CoTiques Community Analysis to Online Research Supervision: a case study./ Contributos da Análise da Comunidade
CoTiques para a Supervisão de Investigação em Contexto Online: um estudo de caso.
Arguente
|
Sérgio Helder Fernandes Pinho (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2019 | A dropout definition for continuance intention and effective re-enrolment models in online distance learning.
Arguente
|
Josep Grau-Vallosera (Doutoramento)
Universidad Abierta de Cataluña, Espanha
|
2019 | Extensive Massive Open Online Courses (xMOOCs): alternatives for teacher training./ Cursos Abertos Massivos Extensivos Online
(xMOOCs): alternativas para a formação docente.
Arguente principal
|
Josiane Lemos Machiavelli, (Doutoramento)
Universidade de Pernambuco, Brasil
|
2018/02/23 | PLN numa comunidade de investigadores júniores.
Orientador
|
Nuno Ricardo Oliveira (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018/02/23 | Rede Social duma Universidade Virtual: o caso da Rede SOL.
Orientador
|
Fernando José Guedes Bacelar Saraiva (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2018/01/25 | Gestão de EaD no contexto dos Polos de Apoio Presencial: Proximidades e diferenças entre a Universidade Aberta do Brasil e
as instituições universitárias privadas.
Vogal
|
Márcia de Freitas Vieira (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2017/01/19 | Planeamento e Gestão de Cursos em Ensino a Distância: Um estudo de caso no Brasil.
Arguente principal
|
Paulo Eduardo Santos Morais (Doutoramento)
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal
|
2017 | Práticas Educacionais Abertas em Portugal: Recursos Educacionais Abertos e Acesso Aberto.
Orientador
|
Paula Alexandre Cardoso (Doutoramento)
Universidade Aberta, Centro de Estudos em Ensino a Distância (CENTED), Portugal
|
2016/11/09 | Realidade Aumentada num simulador virtual de tomada de decisão clínica.
Orientador
|
Nélson Ribeiro Jorge (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2016 | Autonomia e Colaboração: um estudo sobre a virtualização da aula através do uso das plataformas LMS no Ensino Superior.
Arguente principal
|
Wannise de Santana Lima (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto da Educação, Portugal
|
2016 | Modelos de Tutoria e a Profissionalização do Tutor na Formação Inicial de Professores em Cursos de Pedagogia a Distância:
um estudo a partir da Universidade Aberta do Brasil.
Arguente
|
Francisnaine Priscila Martins de Oliveira (Doutoramento) |
2015 | Teaching in a virtual learning community: the emergence of a distributed teaching presence in the development of a research
community.
Ensinar em Comunidade virtual de aprendizagem: a emergência da presença de ensino distribuída no desenvolvimento de uma comunidade
de investigação.
Vogal
|
João Carlos Sacadura de Sousa Paz (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2015 | Mundos Virtuais no Ensino Superior.
https://ria.ua.pt/bitstream/10773/14391/1/Mundos%20Virtuais%20no%20Ensino%20Superior.pdf
Arguente principal
|
Sérgio Paulo Heleno da Cruz (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2015 | Docência Online: Um Estudo na Universidade Brasília.
Arguente
|
Rosana Amaro (Doutoramento)
Universidade de Brasília, Brasil
|
2015 | Parameterized image description for accessible and inclusive eLearning.
A descrição parametrizada da imagem para um eLearning acessível e inclusivo.
Vogal
|
Maria Manuela Amado da Silva Francisco (Doutoramento)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2013/07/22 | Building knowledge in Virtual Environments - the influence of interpersonal relationships.
Construção do conhecimento em Ambientes Virtuais - influência das relações interpessoais.
Arguente principal
|
Ana Cristina de Castro Loureiro (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2013 | O Quadro Interactivo no ensino do português: dos recursos aos discursos.
Arguente principal
|
Jaime Manuel da Costa Fernandes (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal
|
2012 | Learning Networks and Moodle Use in Online Courses: A Social Network Analysis.
Arguente principal
|
Patrícia Seferlis Pereira Fidalgo (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências e Tecnologia, Portugal
|
2012 | Apropriação do Telemóvel como Ferramenta de Mediação em Mobile Learning: Estudos de Caso em Contexto Educativo.
Arguente
|
Adelina Moura (Doutoramento)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2005 | Das competências legais às práticas organizacionais do director de turma: um estudo de caso
Vogal
|
João Manuel Ferreira Martins (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
2004 | Jornais Escolares Online: Contributos para o estudo de uma arquitectura multimédia
Arguente principal
|
Jorge Edgar Gregório Brites (Mestrado)
Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2024 - Atual | XXXI JUTE- Educational Technology University Conference./ Jornadas Universitarias de Tecnología Educativa.- https://www.jute24.net | University of Extremadura, Spain |
2024/05/24 - 2024/05/25 | 6th International Meeting on Games and Mobile Learning, EJML2024./ 6.º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, EJML2024. | University of Coimbra |
2024/05/09 - 2024/05/10 | XIII International Conference on Information and Communication Technologies in Education - May 9 and 10, 2024 | University of Minho, Portugal |
2023 - 2024/05 | 6th International Meeting on Games and Mobile Learning, EJML2024./ 6.º Encontro Internacional sobre Jogos e Mobile Learning, EJML2024. | Universidade de Coimbra |
2023 - 2024 | XIII International Conference on Information and Communication Technologies in Education ./XIII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação . | Universidade do Minho, Portugal. |
2023 - 2024 | Good Education at School/ Boa Educação na Escola | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - https://boaeducacaonaescola.eventqualia.net/pt/2023/inicio/ |
2023/11/06 - 2023/11/07 | iTEL 2023- 3º Congresso Internacional Inovação e Tecnologia no Ensino das Línguas - Avaliação digital no Ensino das Línguas/ 3rd International Congress on Innovation and Technology in Language Teaching - Digital assessment in language teaching. | Universidade Aberta |
2023/10/26 - 2023/10/27 | ECEL2023 -22nd European Conference on e- Learning. | University of South Africa, South Africa |
2022/11/28 - 2022/12/01 | CIEDUC, XI Congreso Iberoamericano de Educación Científica (https://www.cieduc.org/cieduc2022/) | Cátedra UNESCO de Educación Científica para América Latina y el Caribe (EDUCALYC) de la Universidad de Alcalá, Spain |
2022/10/27 - 2022/10/28 | ECEL 2022, 21st European Conference on e-Learning | University of Brighton |
2022/10/12 - 2022/10/13 | ICEM Conference of the International Council for Education Media, Moving on towards ‘new normal’ in education. | ESE Santarém |
2022/10/11 - 2022/10/12 | III Humanitas, I Luso-Brazilian Congress of Education, Open and Distance Education Axis/ III Humanitas, I Congresso Luso Brasileiro de Educação, Eixo Educação a Aberta e a Distância, https://eventum.pucpr.br/icongressolusobrasileiro/sobre | Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil |
2022 - 2022 | X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior. | LE@D, Universidade Aberta |
2021/11/29 - 2021/12/03 | iTEL 2021 - 2nd International Congress on Innovation and Technology in Language Teaching. | Universidade Aberta - DH and LE@D |
2021/11/24 - 2021/11/26 | XII Congreso Internacional sobre Aplicación de Tecnologías de la Información y Comunicacion, https://atica.web.uah.es/Atica2021/index.htmles Avanzadas (ATICA 2021) | LE@D, Universidade Aberta |
2021/11/24 - 2021/11/26 | 8th International Conference on Application of Information and Communications Technologies to improve Accessibility (ATICAcces 2021) https://atica.web.uah.es/Atica2021/aticacces.html | LE@D, Universidade Aberta |
2019 - 2020 | Vº Encontro Jogos e Mobile Learning (labteuc.wixsite.com/ejml2020) | Universidade de Coimbra |
2018/12/06 - 2018/12/07 | Innovation and Technology in Language Teaching/Inovação e Tecnologia no Ensino das Línguas. | EL@N do Departamento de Humanidades da Universidade Aberta |
2018/10/29 - 2018/10/31 | IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação a Distância e eLearning, Curitiba-Brasil | Pontifícia Universidade Católica do Paraná |
2018/10/24 - 2018/10/26 | 3rd International Conference on Design, Learning and Innovation, Braga Portugal. | Universidade do Minho (Braga) EAI – European Alliance for Innovation |
2018/09/06 - 2018/09/08 | V Congresso Internacional TIC e Educação (ticEduca18) -Technology Enhaced Learning | Institut of Education, University of Lisbon |
2018/06/21 - 2018/06/22 | ) European Conference on Social Media (ECSM18), | Limerik Institute of Technology |
2017 - 2018 | 4º Encontro sobre Jogos e Mobile Learning | Universidade de Coimbra |
2014 - 2014 | IIº Encontro sobre Jogos e Mobile Learning. | Universidade Coimbra, Portugal. |
2012 - 2012 | Iº Encontro de Jogos e Mobile Learning. | Universidade Coimbra |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2018/01/01 - Atual | Revista Interações (1646-2335) | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2018 - Atual | RE@D - Revista Educação a Distância e Elearning (2182-4967) | LE@D, Universidade Aberta |
2018 - Atual | EAD em foco Revista Científica em Educação a Distância. (2177-8310) | Fundação Cecierj e Consórcio Cederj, Brasil. |
2015 - Atual | Revista Educação a Distância e Práticas Educativas Comunicacionais e Interculturais (EDaPECI) (2176-171X) | Universidades Federais de Sergipe (UFS) e de Alagoas (UFAL) |
2012/10 - Atual | Revista de Educación a Distancia (RED) (1578-7680) | Universidad de Murcia (Spain) |
2009 - Atual | Revista Educa Online | LATEC/UFRJ – Brasil |
2007 - Atual | RIED- Revista IberoAmericana de Educacion a Distancia (1138-2783) | UNED, Universidad Católica de Loja, AIESAD, |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2014/01/01 - 2024/01/01 | Jury of MEDEA Award for Best Educational Media, European Award.
Avaliador
|
Media & Learning Association (MLA)., Bélgica | |
2014 - 2023 | Member of International Jury of Medea Awards - The Media & Learning Association (MLA)
Avaliador
|
The Media & Learning Association (MLA) , Países Baixos | |
2022 - 2022 | Member of the Jury of Best Research Paper Award (BPRA) 12 th Research Workshop de EDEN, Dubrovnick.
Avaliador
|
Educación y Tecnología para el Cambio Socia Universidad Oberta de Catalunha (UOC), Espanha |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2017/01/01 - Atual | EMPOWER, Support Systems for Students, EADTU . | Universidade Aberta, Portugal |
2010 - Atual | Consulting for eLearning Implementation. | Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação de Santarém, Portugal |
2022 - 2023 | Consultor of Project «eCapacitar - Higher Education Teachers Training», Instituto Politécnico de Santarém, Portugal. | Instituto Politécnico de Santarém, Portugal |
2013/01/01 - 2015 | Avaliação da Qualidade do eLearning, Sub-Comissão CT 187 Aprendizagem, formal, não-formal e informal. | Instituto Português da Qualidade., Portugal |
1998 - 2006 | Consultadoria sobre Qualidade Técnica das Provas de Avaliação Nacionais, Gabinete de Avaliação Educacional (GAVE), Ministério da Educação, | Ministério da Educação/Gabinete de Avaliação Educacional, Portugal |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/05/25 - Atual | LLL Course TeachersTraining - Cyberbullyng: da consciencialização à Prevenção. (https://portal.uab.pt/alv/cursos_alv/cyberbullying-da-consciencializacao-a-prevencao-2/). | ALV - Long Life Learning (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2018 - Atual | Master degree course - Seminário de Orientação em Pedagogia do eLearning (SOPeL). Seminar on eLearning Pedagogy (SOPeL). | Pedagogia do eLearning (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2018 - Atual | UC de Licenciatura Design da Aprendizagem e Recursos Online. Graduation course in Learning Design and Online Resources. | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2017/04 - Atual | LLL Open Course - Educar para Transformar: Missão possível? in Aula Aberta ( https://aulaberta.uab.pt/blocks/catalog/detail.php?id=19) | (Outros) | Universidade Aberta, Portugal |
2016 - Atual | PhD Seminar - Seminário de Sociedade de Informação e Conhecimento - Módulo Web e Ensino-Aprendizagem. Information and Knowledge Society Seminar - Web and Teaching-Learning Module. | Doutoramento em Ciência e Tecnologia Web (Doutoramento) | Universidade Aberta Departamento de Ciências e Tecnologia, Portugal |
2010 - Atual | UC de Licenciatura Educação Aberta e a Distância. | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010 - Atual | UC de Licenciatura Psicologia do Desenvolvimento I . | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2010 - Atual | UC de licenciatura Psicologia do Desenvolvimento II. | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2009 - Atual | UC de Mestrado - Processos Pedagógicos em eLearning (PPeL). | Pedagogia do eLearning (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2006 - Atual | UC de Mestrado Modelos e Educação a Distância. Models and Distance Education. | Pedagogia do eLearning (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2000 - Atual | UC de Curso de Formação de Professores em Serviço - Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem. | Formação de Professores em Serviço (Diploma de especialização) | Universidade Aberta, Centro de Estudos em Ensino a Distância (CENTED), Portugal |
2023/12/07 - 2023/12/07 | International University Teachers Training Course - Learning Design for Flexible Learning( https://fledproject.eu/). 7 december 2023 | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | |
2023/11 - 2023/12 | MOOC - Designing Flexible Learning E-Programs | Universidade Nacional de Educacion a Distancia, Espanha | |
2023/06 - 2023/07 | MOOC Active Learning and Gamification. | Universidade Nacional de Educacion a Distancia, Espanha | |
2022 - 2023 | PhD Seminar - Universos do Estudante em EDEL. | Doutoramento em Educação a Distância e eLearning (Doutoramento) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2022/05/03 - 2022/06/03 | LLL Course TeachersTraining - Dilemas do Ensino a Distância para Crianças, curso ALV. https://portal.uab.pt/alv/cursos_alv/dilemas-do-ensino-a-distancia-para-criancas-como-fazer/ | ALV (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/01/20 - 2022/03/03 | LLL Course TeachersTraining - Metodologias Criativas do Design da Aprendizagem Online (MCDA). https://portal.uab.pt/alv/cursos_alv/metodologias-criativas-do-design-da-aprendizagem-online-mcda/ | ALV- Formação de Professores (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022/01/24 - 2022/02/28 | LLL Course TeachersTraining -Design da Aprendizagem para Contextos Online e Híbridos (DACOH) (https://portal.uab.pt/alv/cursos_alv/english-design-da-aprendizagem-para-contextos-online-e-hibridos-dacoh/) Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-111212/21. | ALV (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2021 - 2021 | International University Teachers Training Course -Facilitating Virtual Learning. | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal | |
2015 - 2018 | UC de Licenciatura Psicologia do Desenvolvimento Humano. | Licenciatura em ciências Sociais (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2017 - 2017 | LLL Training Course- e-Mentoria no Ensino Superior, eMentoring in higher Education. GT Transferência de Conhecimento e Inovação. | LLL | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2016 - 2017 | PhD Seminar - Seminario de Doctorado Práticas Educacionais Abertas Inclusivas: Quando a educação é para todos e por todos / Prácticas Educativas Abiertas Inclusivas: Cuando la educación es para todos y por todos, Universidade Aberta e Universidad Nacional de Educación a Distancia (Spain) | Educação (Doctor) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal Universidad Nacional de Educación a Distancia Facultad de Educación, Espanha |
2014 - 2017 | MOOC TeachersTraining -MOOC Competências Digitais para Professores. | LLL (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2011 - 2017 | PhD Seminar - Ambientes e Pedagogias Emergentes. | Education (Doutoramento) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2011 - 2017 | PhD Seminar - Seminário de Investigação Doutoral. | Education (Doutoramento) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2015 - 2016 | Master Course - Processes in eLearning. | Master | Universidad de Oviedo, Espanha Università degli Studi di Pavia, Itália |
2015 - 2016 | Tutoria em Educação a Distância: Modelos e Práticas Curso Acreditado na Formação Contínua de Professores, FPPFC/AFP -71114 /13, Código 71208, dirigido aos Professores destacados no Ministério de Educação dirigido a professores – Coordenadores de Projeto | LLL | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2015/03 - 2015/05 | LLL Teachers Training Course - Curso Modelos Pedagógicos e Facilitação de MOOCs | ||
2015 - 2015 | International University Teachers Training Course- Digital Storytelling for Training, Universidade Vytautas Magnus (UVM), Lituania. | LLL | |
2014/04 - 2014/05 | Laboratório de Aprendizagem Online: Estratégias de Aprendizagens para Professores, Curso Acreditado Formação Contínua de Professores, FPPFC/AFP -74444 /13, Código 77714. | LLL (Outros) | Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2007 - 2010 | UC Licenciatura - Psicologia do Desenvolvimento. | Licenciatura em Educação (Licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2006 - 2009 | UC de Mestrado -Tutoria Online. Master's degree Course - Online Tutoring. | Pedagogia do eLearning (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2006 - 2009 | UC de Mestrado - Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Master's degree Course - Virtual Learning Environments. | Pedagogia do eLearning. (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2004 - 2007 | UC de Mestrado - Avaliação de Produtos Educacionais. Master degree course Evaluation of Educational Products. | Mestradp em Comunicação Educacional Multimedia (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2004 - 2007 | UC de Mestrado Mediação de Conflitos na Escola. | Mestrado em Supervisão Educacional (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2004 - 2006 | UC de Mestrado - Avaliação das Aprendizagens em Educação | Mestrado em Supervisão Educacional (Mestrado) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
2003 - 2004 | International Course Tutoring Adults Online, Aduline Project, Turku University Finland. | LLL | |
1991 - 2003 | UC de Curso de Formação de Professores em Serviço - Métodos e Técnicas na Educação. | Curso de Formação de Professores em Serviço (Diploma de especialização) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
1997 - 2001 | Gestão de Conflitos na Escola. | (Especialização pós-licenciatura) | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
1998 - 2000 | Countinuous Teachers Training - Conceção de Itens para Avaliação, financed by FOCO. | Countinuos | Universidade Aberta Departamento de Educação e Ensino a Distância, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2024/04/27 - Atual | Radio Program Canal UNED (Spain) - European Network in D-flexible teaching (ENID-Teach): una propuesta para la formación del profesorado en pedagogías flexibles innovadoras. | European Network in D-flexible teaching (ENID-Teach): una propuesta para la formación del profesorado en pedagogías flexibles innovadoras |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2022/01/01 - Atual | Playful Learning Association | |
2021 - Atual | The ENID-Teach Net: ReCoIn-TaD | Member |
2019 - Atual | Secção de Educação a Distância, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. | Member |
2018/03/08 - Atual | RedDOLAC - Red de Docentes de América Latina y del Caribe. | |
2014 - Atual | Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação- SPCE (http://www.spce.org.pt/). | Member |
2020/08/05 - 2024/12/31 | Associação Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa | Member |
2007 - 2024 | EDEN Network of Academics and Professionals (NAP) | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2023 | XI Conference of Higher Education eLearning Institutions and Units/ XI Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do
Ensino Superior (eL@IES 2023) - https://elies.pt/2023/.
Membro
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
2022 - 2022 | X Encontro de Instituições e Unidades de eLearning do Ensino Superior (eLIES) https://elies.pt/2022/.
Presidente / Vice-presidente
|
Universidade Aberta Laboratório de Educação a Distância e E-learning, Portugal |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2023/01/01 - 2023/02/28 | Digital Competencies for teachers - IDEAS Project. | Dércio Martins |
Distinções
Prémio
2023 | EDEN Fellow professional recognition in the field of Online, Open and Distance Education in Europe
EDEN DIGITAL LEARNING EUROPE, Estónia
|
2020 | Best Research in Progress Award. |
2013 | Award CALED, Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia, Ecuador |
2013 | Award of Acessibility in Virtual Training - Fundación Universia Spain
Fundación Universia de Espanha , Espanha
|
2009 | Leading Innovative Practice Award.
EDEN Open Classroom Initiative, Hungria
|
Outra distinção
2019 | Information Resources Management Association (IRMA) selecionou o artigo Research 2.0: The Contribution of Content Curation and Academic |
2018 | Best Paper Award Internacional Innovative and Creative Education and Teaching
Universidade da Extremadura, Portugal
|
2015 | Nomination to Best Paper -EDEN Annual Conference, |
2014 | Nomination for Best Paper- ECER2014 |
2013 | Honnored Nominarion- Menção Honrosa
Universidade Aberta, Portugal
|