???global.info.a_carregar???
Helena Pinto holds a PhD in Educational Sciences (2012) and a Master's degree in Heritage and Tourism (2004) from the University of Minho, and a degree in History - Educational Area (1991) from the Faculty of Arts and Humanities of the University of Porto. She was granted a PhD scholarship (FCT). She is Integrated Researcher at CITCEM - Transdisciplinary Research Centre Culture, Space and Memory, within the "Education and Societal Challenges" Research Group. She is Invited Assistant Professor at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra (FLUC), in the Department of History, European Studies, Archaeology and Arts. Besides teaching History (PQA), she is also a certified trainer by the Scientific-Pedagogical Council for In-service Training, in the areas and domains of Specific Didactics (History) and History of Art. She has been involved as a member/researcher in various international projects, and supervising and co-supervising master's dissertations, as well as being a jury member for more than four dozens master's dissertations and PhD thesis at Portuguese, Spanish and Brazilian universities. She has published more than five dozen articles in specialised scientific journals and chapters/books. She has been researching in the field(s) of Education, with an emphasis on History and Social Sciences. The most frequent terms used to contextualize scientific production are: Heritage Education; History Education; Cultural Heritage; Local History; History Teaching and Learning. --- Helena Pinto tem Doutoramento em Ciências da Educação (2012) e Mestrado em Património e Turismo (2004) pela Universidade do Minho, e Licenciatura em História - Ramo Educacional (1991) pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi bolseira de Doutoramento da FCT. É Investigadora Integrada no CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, no Grupo de Investigação "Educação e Desafios Societais". É Professora Auxiliar Convidada da FLUC - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra / Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes. Docente de História (PQA) e Formador certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, nas áreas e domínios de Didáticas Específicas (História) e História da Arte. Tem participado como membro/investigador em vários projetos internacionais. Tem coorientado e orientado dissertações de mestrado. Tem sido membro de júris de mais de quatro dezenas de dissertações de mestrado e teses de doutoramento em universidades portuguesas, espanholas e brasileiras. Publicou mais de cinco dezenas de artigos em revistas científicas especializadas e capítulos/livros. Atua na(s) área(s) de Ciências da Educação, com ênfase em História e Ciências Sociais. Os termos mais frequentes na contextualização da produção científica são: Educação Patrimonial; Educação Histórica; Património Cultural; História Local; Ensino e Aprendizagem de História.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Maria Helena Mendes Nabais Faria Pinto

Nomes de citação

  • Pinto, Helena
  • Pinto, H.
  • Pinto, Maria Helena

Identificadores de autor

Ciência ID
DD12-7EF3-24F8
ORCID iD
0000-0002-7691-9115

Domínios de atuação

  • Humanidades - História e Arqueologia
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Francês Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Italiano Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1) Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B1)
Formação
Grau Classificação
2012/01
Concluído
Education Sciences / Ciências da Educação (Doutoramento)
Especialização em Education in History and Social Sciences / Educação em História e Ciências Sociais
Universidade do Minho, Portugal
"Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Approved (unanimously)
2004/01
Concluído
Heritage and Tourism / Património e Turismo (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"Guimarães, Centro Histórico: Património e Educação" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Very Good / Muito Bom
1991
Concluído
History / História (Licenciatura)
Especialização em Ramo Educacional
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
15
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2015 - Atual Investigador (Investigação) Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2007 - 2014 Investigador (Investigação) Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2007/10/01 - 2011/09/30 Investigador (Investigação) Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2023/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2018 - Atual Coordenadora da Estratégia de Educação para a Cidadania na Escola Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, Portugal
2017 - Atual Membro do Conselho Geral Ministério da Educação, Portugal
Agrupamento de Escolas do Vale de S. Torcato, Portugal
2006/01/02 - Atual Formadora certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, com o registo CCPFC/RFO-20121/06 nas áreas e domínios de História da Arte e de Didácticas Específicas (História). Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, Portugal
1996/09/01 - Atual Professora do Quadro de Escola / Agrupamento de Escolas Ministério da Educação, Portugal
1991 - Atual Professora de História (3º Ciclo EB e Secundário) Ministério da Educação, Portugal
2010/09/01 - 2011/08/31 Docente com Equiparação a Bolseiro concedida pelo Ministério da Educação para o ano lectivo de 2010-11. Ministério da Educação, Portugal
2001/09/01 - 2002/08/31 Licença Sabática, concedida nos termos do Despacho Normativo nº 31/98, de 17 de Abril Ministério da Educação, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2007/10/01 - 2011/09/30 Educação Histórica e Patrimonial. Conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente
SFRH/BD/36616/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2015 - Atual CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória»
Referência FCT: uID 04059
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Em curso
2022/12/02 - 2025/12/31 Conocimiento especializado en la formación del profesorado de matemáticas, ciencias experimentales y ciencias sociales (MTSK-STSK-SCTSK).
MTSK-STSK-SCTSK
Investigador
Universidad de Huelva, Espanha
Junta de Andalucía
Em curso
2021/09/01 - 2025/08/31 Patrimonios controversiales para la formación ecosocial de la ciudadanía. Una investigación de educación patrimonial en la enseñanza reglada
PID2020-116662GB-I00
Investigador
Universidad de Huelva, Espanha

Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
Em curso
2022/02/01 - 2025/01/31 (e-)Learning the invisible history of Europe through material culture (LETHE)
Representative of Erasmus+ Partner (AE Vale de S. Torcato)
Erasmus, Países Baixos

Universidad de Murcia, Espanha
Erasmus
Em curso
2021/09/01 - 2024/08/31 Enseñanza y Aprendizaje de la Historia en Educación Primaria: multiperspectiva y análisis de iconos culturales para la construcción de una ciudadanía crítica
PID2020-114434RB-I00
Investigador
Universidad de Murcia, Espanha

Universidad de Valladolid, Espanha
Em curso
2022/01 - 2023/12 El patrimonio como recurso educativo para la construcción identitaria y la formación ciudadana en la etapa de Educación Primaria. Aplicaciones didácticas para la formación del futuro profesorado
CIGE/2021/178
Investigador
Universitat d'Alacant, Espanha
Concluído
2016 - 2020/12/31 Educación Patrimonial para la Inteligencia Territorial y Emocional de la Ciudadanía. Análisis de buenas prácticas, diseño e intervención en la enseñanza obligatoria
EDU2015-67953-P
Investigador
Universidad de Huelva, Espanha
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória (CITCEM)
UID/HIS/04059/2019
Investigador
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2016 - 2018/12/31 Evaluación de programas y evaluación de aprendizajes en los ámbitos no formal e informal de la Educación Patrimonial
EDU2015-65716-C2-2-R
Investigador
Universidad del País Vasco, Espanha
Concluído
2015 - 2018/12/29 POCI-01-0145-FEDER-007460
POCI-01-0145-FEDER-007460
Investigador
Universidade do Porto / CITCEM, Portugal
Concluído
2011/01/01 - 2013/12/31 Projecto Estratégico - UI 1661 - 2011-2012
PEst-OE/CED/UI1661/2011
Investigador
Universidade do Minho, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2007 - 2011 Consciência Histórica - Teoria e Práticas (II)
PTDC/CED/72623/2006, FCOMP-01-0124-FEDER-007109
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Ponsoda López de Atalaya, S.; Ponce Gea, A. I.; Pinto, H.. "El desarrollo del pensamiento histórico a través del patrimonio cultural inmaterial en la formación inicial docente". Clio. History and History Teaching 49 (2023): 38-56. https://papiro.unizar.es/ojs/index.php/clio/article/view/9564/8437.
    Acesso aberto • Publicado
  2. Jorge Ortuño Molina; Sebastián Molina Puche; Helena Pinto; Pilar Rivero. "History, Heritage and Identity: conceptions of Ibero-American history teachers about heritage and identities". Revista Tempo e Argumento (2023): https://doi.org/10.5965/2175180315392023e0202.
    Acesso aberto • 10.5965/2175180315392023e0202
  3. Ponsoda López de Atalaya, Santiago; Pinto, Helena; Moreno Vera, Juan Ramon; Ponce-Gea, Ana Isabel. "El patrimonio cultural inmaterial en la formación inicial del profesorado de Educación Primaria". Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales 44 (2023): 31-50. http://dx.doi.org/10.7203/dces.44.26373.
    Acesso aberto • Publicado • 10.7203/dces.44.26373
  4. Arias, Laura ; Egea, A.; Henderson, G.; Levstik, L. ; Mathis, C.; Pinto, Helena; Stottman, J.. "Why Does Archaeology Matter? Archaeology Across Different Countries and Teaching Approaches". The Heritage Education Journal 1 1 (2023): https://theheritageeducationnetwork.org/wp-content/uploads/2023/03/8.-Why-Does-Archaeology-Matter.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  5. Pinto, Maria Helena. "Pergunta ao tempo. Cinco anos de um projeto de educação patrimonial da Casa da Memória de Guimarães". Veduta 16 (2022): https://veduta.aoficina.pt/16/.
    Acesso aberto • Publicado
  6. Pinto, Helena; Lagarto, Mariana. "Mudanças, continuidades e as vicissitudes do ensino de História em Portugal no século XXI". Práxis Educacional 18 49 (2022): e10875. http://dx.doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10875.
    Acesso aberto • Publicado • 10.22481/praxisedu.v18i49.10875
  7. Ponce Gea, Ana Isabel; Pinto, Helena. "La construcción del conocimiento histórico sobre el patrimonio local: comparación entre las teorías epistemológicas y las competencias del alumnado". Panta Rei. 16 (2022): 267-289. http://dx.doi.org/10.6018/pantarei.512811.
    Publicado • 10.6018/pantarei.512811
  8. Pinto, Helena. "A Educação Patrimonial num mundo em mudança". Educação & Sociedade 43 (2022): http://dx.doi.org/10.1590/es.255379.
    Publicado • 10.1590/es.255379
  9. Pinto, Helena; Ponce Gea, Ana Isabel. "Dar sentido al patrimonio local: ideas de los estudiantes portugueses y españoles sobre historia". Clío 46 (2020): 148-162. http://dx.doi.org/10.26754/ojs_clio/clio.2020465328.
    Publicado • 10.26754/ojs_clio/clio.2020465328
  10. Pinto, Helena. "História e Património: a sua relação educativa no contexto português". Didattica della storia 1 S 2 (2020): 31-51. https://dsrivista.unibo.it/article/view/10759/10672.
    Acesso aberto • Publicado
  11. Pinto, Maria Helena. "O Patrimônio Cultural no Ensino de História: entre teoria e prática". Fronteiras 21 38 (2019): 10-28. http://dx.doi.org/10.30612/frh.v21i38.11478.
    Acesso aberto • Publicado • 10.30612/frh.v21i38.11478
  12. Pinto, Helena. "Educação Patrimonial e Ensino de História: leituras do passado através do património cultural local". OPSIS 19 1 (2019): 1-21. http://dx.doi.org/10.5216/o.v19i1.53435.
    Acesso aberto • Publicado • 10.5216/o.v19i1.53435
  13. Alves, Luis Alberto; Pinto, Helena. "Educación histórica con el patrimonio: desafiando la formación de profesorado". Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado 22 1 (2019): 71-81. http://dx.doi.org/10.6018/reifop.22.1.356381.
    Acesso aberto • Publicado • 10.6018/reifop.22.1.356381
  14. Pinto, Helena; Ibáñez-Etxeberria, Alex. "Constructing historical thinking and inclusive identities: Analysis of heritage education activities". History Education Research Journal 15 2 (2018): 167-179. http://dx.doi.org/10.18546/herj.15.2.13.
    Acesso aberto • Publicado • 10.18546/herj.15.2.13
  15. Pinto, Helena. "A interculturalidade em Educação Patrimonial: desafios e contributos para o ensino de História". Educar em Revista 63 (2017): 205-220. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.48650.
    Acesso aberto • Publicado • 10.1590/0104-4060.48650
  16. Pinto, Helena; Zarbato, Jaqueline. "Construyendo un aprendizaje significativo a través del patrimonio local: prácticas de Educación patrimonial en Portugal y Brasil". Estudios pedagógicos (Valdivia) 43 4 (2017): 203-227. http://dx.doi.org/10.4067/s0718-07052017000400011.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4067/s0718-07052017000400011
  17. Pinto, Helena; Squinelo, Ana Paula. "O uso do património cultural no ensino de história: perspectivas da formação docente em Portugal e Brasil.". Pulso. Revista de Educación. 40 (2017): 35-52. http://revistas.cardenalcisneros.es/index.php/PULSO/article/view/253/206.
    Acesso aberto • Publicado
  18. Pinto, Helena. "Os Centros Históricos como laboratórios de Educação Histórica e Patrimonial". Revista História Hoje 5 9 (2016): 49-75. http://dx.doi.org/10.20949/rhhj.v5i9.233.
    Acesso aberto • Publicado • 10.20949/rhhj.v5i9.233
  19. Pinto, Helena; Molina Puche, Sebastián. "La educación patrimonial en los currículos de ciencias sociales en España y Portugal". Educatio Siglo XXI 33 1 (2015): 103-128. http://dx.doi.org/10.6018/j/222521.
    Acesso aberto • 10.6018/j/222521
  20. Pinto, Helena. "Educação patrimonial e educação histórica: contributos para um diálogo interidentitário na construção de significado sobre o passado". Diálogos 19 1 (2015): 199-220. http://dx.doi.org/10.4025/dialogos.v19i1.1049.
    Acesso aberto • Publicado • 10.4025/dialogos.v19i1.1049
  21. Pinto, Maria Helena. "Educação Histórica: cultura escolar e patrimônio. Contributos da educação patrimonial para a aprendizagem". Educação Histórica: debates contemporâneos. Anais Eletrónicos do XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica 15 2 (2015): 159-181. https://www.anais.ueg.br/index.php/cijeh/article/view/3287.
    Acesso aberto • Publicado
  22. Pinto, Helena. "Desafios da educação patrimonial: ensino e aprendizagem de história em sítios patrimoniais.". CLIO. History and History teaching. 40 (2014): http://clio.rediris.es/n40/articulos/mono/MonPinto2014.pdf.
    Acesso aberto • Publicado
  23. Pinto, Helena. "Challenging students' ideas on historical evidence by using heritage remains in field activities.". International Journal of Historical Teaching, Learning and Research 12 1 (2013): 121-136. http://www.history.org.uk/resources/secondary_resource_7132.html.
    Acesso aberto • Publicado
  24. Pinto, Helena; Helena Pinto. "Ensino e aprendizagem de História recorrendo ao património: a construção da evidência histórica pelos alunos.". Enseñanza de las Ciencias Sociales 12 (2013): 101-109. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324134669009.
    Acesso aberto • Publicado
  25. Pinto, Helena. "Interpretação de fontes patrimoniais em Educação Histórica". História & Ensino 18 1 (2012): 187-218. http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2012v18n1p187.
    Publicado • 10.5433/2238-3018.2012v18n1p187
  26. Pinto, Helena. "Quando os caminhos do Património e da Educação se cruzam". Veduta 5 (2011): 12-17.
    Publicado
  27. Pinto, Helena. "Entre o passado e o futuro: os museus como mediadores de educação patrimonial". Revista da Guimarães 119 (2010): 101-121.
    Publicado
  28. Pinto, Helena. "Património e Educação Histórica: contributos para a prática da cidadania numa sociedade aberta". Revista da Guimarães 116 (2006):
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Alves, Luis Alberto; Marques, Gonçalo ; Pinto, Helena. "O glocal no ensino da história: desafios e reflexões". In Educación, historia y memoria: espacios y agentes educativos (siglos XX-XXI), editado por M. L. Rico Gomez; A. I. Ponce Gea; Y. Gomez Zapata, 85-102. Espanha: Octaedro, 2023.
    Publicado
  2. Pinto, Helena. "A relação entre escola, comunidade e o papel da Educação Patrimonial". In Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios, editado por Semedo, Alice ; Pinto, Helena, 275-301. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio, 2022.
    Publicado
  3. Pinto, Helena. "Educação Histórica e Patrimonial: percursos de investigação". In Vinte Anos das Jornadas Internacionais de Educação Histórica, 209-222. Porto, Portugal: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», 2021.
    Publicado
  4. Pinto, Helena. "Educação patrimonial em sítios históricos: um estudo em Guimarães (Portugal)". In Imágenes de un mismo mundo. La educación patrimonial en Iberoamérica, editado por M. G. León-Matamoros; J. Moncayo-Ramírez, 129-144. Puebla, México: D.R. H. Ayuntamiento de Puebla, 2021.
    Publicado
  5. Semedo, Alice; Pinto, Helena; Teixeira, Clotildes Avelar. "Olhares sobre a educação Patrimonial: interrelações entre museus, escolas e territórios". In Investigación y buenas prácticas en educación patrimonial entre la escuela y el museo: territorio, emociones y ciudadanía, 195-202. Gijon, Espanha: Trea, 2021.
    Publicado
  6. Pinto, Helena. "Archaeological Heritage and Education: An International Perspective on History Education.". In Archaeological Heritage and Education: An International Perspective on History Education, editado por Danijela Trskan & Spela Bezjak (eds.), 133-150. Ljubljana, Eslovénia: Slovenian National Commission for UNESCO, 2020.
    Publicado
  7. Pinto, Helena. "O património no currículo de História: Entre a teoria e a prática, os livros escolares portugueses.". In Livro didático e paradidático de história em tempos de crise e enfrentamento: sujeitos, imagens e leituras., editado por Ana Squinelo (Org.), 223-244. Campo Grande, Brasil: Life Editora, 2020.
    Publicado
  8. Pinto, Maria Helena. "Leituras do passado na cidade do presente". In II Congresso Histórico Internacional. As Cidades na História. Sociedade. (Atas), 195-221. Guimarães, Portugal: Câmara Municipal de Guimarães., 2019.
    Publicado
  9. Pinto, Helena. "El uso de objetos arqueológicos en las aulas de Historia en Portugal: una experiencia de aula para alumnos de doce-trece años". In Y la arqueología llegó al aula: La cultura material y el método arqueológico para la enseñanza de la historia y del patrimonio, editado por Egea Vivancos, A.; Arias Ferrer, L.; Santacana i Mestre, J. (Eds.), 159-180. Gijón, Espanha: Trea, 2018.
    Publicado
  10. Pinto, Helena. "Aprendizagem através da interpretação de objetos: um estudo com alunos portugueses". In Buscando formas de enseñar: Investigar para innovar en didáctica de las ciencias sociales, 1017-1027. Valladolid, Espanha: Ediciones Universidad de Valladolid, 2018.
    Publicado
  11. Pinto, Helena. "Educação através do património: um percurso em Guimarães". In Ludantia. I Bienal de Educación en Arquitectura para a Infancia e a Mocidade. Relatorios I: Experiências Educativas no Espazo Público, editado por Muñoz, L.; Pedrós, O., 126-133. Pontevedra, Espanha: Colexio Oficial de Arquitectos de Galicia, ProxectoTerra., 2018.
    Publicado
  12. Pinto, Helena. "Construcción de identidades y conciencia patrimonial: el papel de la educación patrimonial en Portugal.". In Identidad, ciudadanía y patrimonio. Educación histórica para el siglo XXI., editado por Molina, S.; Llonch, N.; Martinez, T. (eds.), 17-38. Gijón, Espanha: Trea, 2017.
    Publicado
  13. Aguiar, Liliana ; Pinto, Helena. "El uso de kits arqueológicos de educación patrimonial en el museo.". In III Congreso Internacional de Educación Patrimonial. (Actas), 8-22. Madrid, Espanha: Comunidad de Madrid y Observatorio de Educación Patrimonial en España, 2017.
  14. Pinto, Helena. "Educar pelo património: os ‘tanques de curtumes’ de Guimarães e sua interpretação com vista ao desenvolvimento de uma consciência histórica e patrimonial nos jovens". In Atas do II Congresso Internacional sobre Património Industrial: Património, museus e turismo cultural: uma oportunidade para o século XXI, editado por Vieira, E. & Cordeiro, J. M. L., 786-796. Porto, Portugal: Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa; Associação Portuguesa para o Património Industrial (APPI), 2017.
    Publicado
  15. Pinto, Helena. "Educação Histórica e Patrimonial.". In Educação Histórica: perspetivas de Investigação Nacional e Internacional., editado por Barca, I & Alves, L. A. M. (eds.), 26-33. Porto, Portugal: CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória», 2016.
  16. Pinto, Helena. "A melhor forma de conhecer a história de Guimarães é ir explorar: compreensão histórica de alunos portugueses sobre evidência patrimonial.". In Educação Histórica: Teoria e Pesquisa., editado por M. A. Schmidt & M. Cainelli (Org.), 167-192. Ijuí, Brasil: Unijuí, 2011.
  17. Pinto, Helena. "O triângulo Património-Museu-Escola: que relação com a Educação Histórica?". In Aprender História: Perspectivas da Educação Histórica, editado por M. A. Schmidt & I. Barca (Org.), 271-302. Ijuí, Brasil: Unijuí, 2009.
    Publicado
  18. Pinto, Helena. "Visita cultural ao Castelo de Lanhoso e ao Museu do Ouro de Travassos". In Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África. Actas das Sétimas Jornadas Internacionais de Educação Histórica, editado por Barca, I., 291-299. Braga, Portugal: Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho., 2008.
    Publicado
  19. Pinto, Helena. "À descoberta do Centro Histórico de Guimarães: uma experiência com crianças e adolescentes.". In Perspectivas de Investigação em Educação Histórica. Atas das VI Jornadas Internacionais de Educação Histórica., editado por M. A. Schmidt, & T. B. Garcia (Orgs.), 76-92. Curitiba, Brasil: Universidade Federal do Paraná, 2007.
    Publicado
Livro
  1. Semedo, Alice ; Pinto, Helena. Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios.. Lisboa, Portugal: Caleidoscópio. 2022.
    Publicado • Editor
  2. Ribeiro, C. P ; Vieira, H.; Barca, I.; Alves, L. A. ; Pinto, H.; Gago, M.. Epistemologias e Ensino da História. Porto, Portugal: CITCEM. 2017.
    Publicado • Editor
  3. Pinto, Helena. Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente. Porto, Portugal: CITCEM. 2016.
    Publicado
  4. Pinto, Maria Helena. A vida quotidiana na época de D. Afonso Henriques. Guimaraes, Portugal: Associação de Amigos do Paço dos Duques de Bragança e Castelo de Guimarães. 2016.
    Publicado
  5. Amaral, Cláudia ; Jesus, Elisabete; Alves, Eliseu; Pinto, Maria Helena. Missão: História 7. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Publicado
  6. Amaral, Cláudia ; Jesus, Elisabete; Alves, Eliseu; Pinto, Maria Helena. Missão: História 7. Caderno de Atividades. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Publicado
  7. Amaral, Cláudia ; Jesus, Elisabete; Alves, Eliseu; Pinto, Maria Helena. Missão: História 7. Recursos do Professor. Porto, Portugal: Porto Editora. 2011.
    Publicado
Tese / Dissertação
  1. Pinto, Helena. "Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente". Doutoramento, Universidade do Minho Instituto de Educação, 2012. http://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/19745.
  2. Pinto, Helena. "Guimarães, Centro Histórico: Património e Educação.". Mestrado, Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, 2004.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/11/03 Pergunta ao Tempo, Casa da Memória de Guimarães: O património cultural imaterial na relação museu-escola-comunidade Congresso Internacional A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/11/03 Contributos da Educação Patrimonial para a coesão social: Valorização do património cultural imaterial em Espanha (Andaluzia), Portugal e Cabo Verde Congresso Internacional A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas
Universidade de Évora (Évora, Portugal)
2023/10/25 Compreender o global a partir do local: contributos para o desenvolvimento da consciência patrimonial dos jovens. II Congresso Internacional As Cidades.na História – Ecomomia
CITCEM (Guimarães, Portugal)
2023/10/05 Conectando patrimonios y personas: aprender a través del patrimonio (in)material en las aulas de secundaria II Jornades d'Educació i Patrimoni. Tallers i experiències per al treball competencia
Universidad de Alicante - Facultat d’Educació (Alicante, Espanha)
2023/09/02 He intends to show what he has lived through: Developing students empathetic understanding in context 19.º Congresso International HEIRNET Conference: History Education in times of uncertainty
Karlstad University - Globala Gymnasiet (Estocolmo, Suécia)
2023/05/31 Una salida patrimonial: organización y análisis del cuaderno de campo XXII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
2023/05/18 Educación Patrimonial para la paz, justicia e instituciones sólidas (ponencia) Educación Patrimonial y Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS): la enseñanza de los patrimonios controversiales para la formación ecociudadana
Universidad de Huelva, Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte (Huelva, Espanha)
2023/03/28 El patrimonio controversial como medio para la formación de una ciudadanía crítica. Del debate al aprendizaje XXXIII Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales: Las culturas democráticas desde la Didáctica de las Ciencias Sociales
Universidad Complutense de Madrid (Madrid, Espanha)
2022/11/18 Educación y Patrimonio: la importância de lo local para entender lo global (conferência) I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial
Universidad de Alicante - Faculdad de Educación (Alicante, Espanha)
2022/10/19 Concepciones y competencias históricas en el marco de la educación patrimonial: un estudio en torno a una salida escolar V Congreso Internacional de Educación Patrimonial
Comunidad de Madrid, U. Valladolid e U. País Vasco, (Complejo Cultural El Águila) (Madrid, Espanha)
2022/09/02 Rooting History Education in Portuguese Curriculum 18.º congresso internacional HEIRNET: Connecting the past to the present and the future
Amsterdam University of Applied Sciences (Amsterdam, Países Baixos)
2021/01/28 Mirada local y Escuela (mesa-redonda) I Seminario Iberoamericano Educación, Historia y Memoria: espacios y agentes educativos (s. XX-XXI)
Universidad de Alicante (Espanha) (Alicante, Espanha)
2020/10/23 EPITEC: Investigação num território (mesa-redonda) Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios
Faculdade de Letras da Universidade do Porto (Porto, Portugal)
2020/10/23 Que lugar para a Educação Patrimonial no Ensino de História? (conferência) 2.º Seminário Integrador de Pesquisa: Linguagens, patrimônios e Africanidades
Grupo de Pesquisa - Historiografia e Ensino de História: diálogos em trânsito, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil (Brasil)
2020/09/18 A interpretação de fontes materiais pelos alunos do 3.º ciclo (sessão) Oficinas de Investigação CITCEM 20/21: Entre palavras, imagens, objetos, … Aprender (outra) História na sala de aula
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
2019/12/03 Educação Patrimonial: contributos e desafios para a aprendizagem de História (palestra) À conversa com…
Escola Superior de Educação de Coimbra (Coimbra, Portugal)
2019/11/07 Narrare la storia (mesa-redonda) Convegno Orizzonti della Didattica della Storia
Centro -Internazionale di Didattica della Storia e del Patrimonio – DiPaSt; Dipartimento di Scienze dell’Educazione Giovanni Maria Bertin, Università di Bologna (Bolonha, Itália)
2019/11/06 La didattica della storia in Italia e in Europa: Sguardi europei (Portogallo) (mesa-redonda) Convegno Orizzonti della Didattica della Storia
Centro -Internazionale di Didattica della Storia e del Patrimonio – DiPaSt; Dipartimento di Scienze dell’Educazione Giovanni Maria Bertin, Università di Bologna (Bolonha, Itália)
2019/10/30 Educação Patrimonial y participación ciudadana (mesa-redonda) III Congreso Internacional Práticas e Reflexiones en Educación Patrimonial
Facultad de Educación, Psicología y Ciencias del Deporte, na Universidade de Huelva (Huelva, Espanha)
2019/07/12 Experiências Investigativas em Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global (mesa-redonda) I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais. Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global
ESE/IPVC e CITCEM (Viana do Castelo, Portugal)
2019/05/10 Educação Patrimonial: outras experiências (mesa-redonda) Educação Patrimonial - A Voz das Escolas
ME/IGEC e Cátedra Unesco-ULHT (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias) (Lisboa, Portugal)
2019/04/26 Investigação em Educação Histórica acerca de ideias de alunos e professores V Seminário de Educação Histórica. A Educação Histórica, resposta(s) aos desafios atuais – o Perfil do Aluno e as Aprendizagens Essenciais
Universidade do Minho, Instituto de Educação (Braga, Portugal)
2018/12/06 Formação de professores: ensino e pesquisa no tempo presente (mesa-redonda) XI Seminário de Estágio em História: Formação de professores - Interculturalidade e pós-colonialidade
Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
2018/11/17 Aprendizagens Essenciais em História (mesa-redonda) As aprendizagens essenciais e a educação histórica. Abordagens e contextos. III Encontro de Ensino de História
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2018/11/09 A educação em contexto patrimonial no âmbito formal Oficinas de Investigação CITCEM 18/19: Públicos, Mediação e Educação em contexto patrimonial e museológico
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
2018/10/20 Patrimónios Criativogenéticos: Educação Patrimonial, (re)leituras do património (mesa-redonda) Conferência Internacional Educação Patrimonial, Turismo e Comunidades: (Trans)formações e (re)criações
Museu Nacional Grão Vasco (Viseu, Portugal)
2018/09/06 Perspectivas de investigações em ensino de temas controversos da História”, no XVIII (mesa-redonda) XVIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica: Conciencia histórica y controversia: la labor social de la historia
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
2018/05/25 Educar através do património cultural: pontes para o futuro (conferência) Fórum da Educação: Educação e Património
Câmara Municipal de Esposende (Esposende, Portugal)
2017/03/31 Estado atual: linhas, abordagens e perspetivas de pesquisa em Educação Patrimonial (mesa-redonda) Seminário Internacional de Investigação em Educação Patrimonial
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
2016/09/13 Apresentação do livro: Educação histórica e patrimonial: conceções de alunos e professores sobre o passado em espaços do presente XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Epistemologias e Ensino de História
Faculdade de Letras da Universidade do Porto - CITCEM (Porto, Portugal)
2016/04/26 Currículos, manuales y actividad docente del profesorado: ¿Qué patrimonio y qué tipo de identidades? (mesa-redonda) I Congreso Internacional Creando ciudadanos, construyendo identidades
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
2015/07/22 Interculturalidade e Ensino de História XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Consciência Histórica e Interculturalidade
Universidade Federal de Mato Grosso (Cuiabá, Brasil)
2014/10/28 Investigaciones en la Enseñanza Formal: Desafíos de la educación patrimonial; la enseñanza y el aprendizaje de la historia en sitios históricos (mesa redonda) II Congreso Internacional de Educación Patrimonial: Reflexionar desde las experiencias. Una visión complementaria entre España, Francia y Brasil
OEPE (Observatorio de Educación Patrimonial de España); Museo del Traje (Madrid, Espanha)
2014/08/13 Educação Histórica: Cultura Escolar e Património (mesa-redonda) XIV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica – Educação Histórica: debates contemporâneos
Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás (Goiânia, Brasil)
2014/03/20 Identidad y patrimonio en el proceso enseñanza aprendizaje de la historia (conferência) I Encuentro Científico Internacional sobre Didáctica de la Histo
Universidad de Murcia, Faculdad de Educación (Murcia, Espanha)
2013/05/29 El património como herramienta identitaria: identidades que unen, identidades que separan (mesa-redonda) V Simposio Internacional de Didática de las Ciencias Sociales, Historia e identidades culturales / XIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica
Universitat de Barcelona, Facultat de Educació (Barcelona, Espanha)
2012/10/05 Consciência histórica de jovens vimaranenses: contributos da educação histórica e patrimonial para a construção de identidades Congresso: Nação, nacionalismos e identidades nacionais
Associação de Professores de História (Guimarães, Portugal)
2009/10/04 Educação Histórica e Património Congresso: História, que futuro?
Associação de Professores de História (Lisboa, Portugal)
2006/03/30 A Escola Francisco de Holanda no contexto da industrialização de Guimarães (conferência) XXV Semana Aberta da Escola Secundária Francisco de Holanda
Centro de Formação de Francisco de Holanda (Guimarães, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2021/09 - 2023/06/27 Dos olhares dos outros à empatia histórica: Compreensão contextualizada de alunos de 9.º e 12.º ano
Orientador de Ana Isabel da Silva Fernandes
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2020 - 2021/09/14 As potencialidades da História Local e do Património no Ensino da História e da História da Cultura e das Artes
Coorientador de Ana Rita Teixeira Vieira
Ensino de História no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/11/18 - 2022/11/18 Membro da Comissão Organizadora da I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial, coordenada por Santiago Ponsoda-López de Atalaya, na Facultat d’Educació, Universidade de Alicante, realizada no dia 18 de novembro de 2022. (2022/11/18 - 2022/11/18)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universitat d'Alacant Facultat d'Educació, Espanha
2021 - 2021 Membro da Comissão Organizadora do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Pensamento Histórico e Humanismo, realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM, de 26 a 28 de julho de 2021 (2021/07/26 - 2021/07/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2020 - 2020 Membro da Comissão Organizadora e Executiva da Conferência Internacional Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios, organizada pelo CITCEM e realizada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (online) nos dias 22 e 23 de outubro de 2020. (2020/09/22 - 2020/09/23)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2016/10/26 - 2016/10/28 Membro do Comité Organizador do III Congreso Internacional de Educación Patrimonial (2016/10/26 - 2016/10/28)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
OEPE, Espanha
2016/09/11 - 2016/09/13 Membro da Comissão Organizadora do XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: "Epistemologias e Ensino de História". (2016/09/11 - 2016/09/13)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2015 - 2015 Membro da Comissão Coordenadora da Organização do XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Consciência Histórica e Interculturalidade, realizadas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, de 10 a 12 de julho de 2015. (2015/07/10 - 2015/07/12)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2011 Membro da Comissão Organizadora Local da HEIRNET 8th International Conference, organizada pela History Educators International Research Network, e realizada no Instituto de Educação da Universidade do Minho e no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa, em Braga, nos dias 18 a 20 de julho de 2011. (2011/07/18 - 2011/07/20)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2011 - 2011 Membro da Comissão Organizadora das XI Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Consciência Histórica na Era da Globalização, realizadas no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, nos dias 15 a 18 de julho de 2011. (2011/07/15 - 2011/07/18)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2009 - 2009 Membro da Comissão Organizadora das IX Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Investigação em Educação Histórica e em Educação Geográfica, realizadas no Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho, em Braga, nos dias 5, 7 e 8 de setembro de 2009. (2009/09/05 - 2009/09/08)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2007 - 2007 Coordenadora do Secretariado das VII Jornadas Internacionais de Educação Histórica, Estudos de Consciência Histórica na Europa, América, Ásia e África, organizadas no âmbito dos Projetos Cognição e Aprendizagem em História e Ciências Sociais e Consciência Histórica – Teoria e Práticas, Instituto de Educação e Psicologia - Universidade do Minho, em Braga, de 5 a 7 de julho de 2007. (2007/07/05 - 2007/07/07)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2023/12/06 Sentir a História: O papel da empatia histórica na aprendizagem com estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente principal
Ana Margarida Silva Gata (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2023/11/21 Património, Museus e o Ensino de História.
Arguente principal
Susana Maria Mota de Sousa Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2023/10/19 As Potencialidades da Educação Patrimonial através do uso dos recursos digitais: Um estudo de caso com alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico.
Arguente principal
Ana Luísa Catanho Vítor (Mestrado)
Universidade de Coimbra / Faculdade de Letras , Portugal
2023/05/19 Hacia un patrimonio inclusivo: análisis de buenas prácticas de educación patrimonial y emocional para el desarrollo de las personas con capacidades diferentes / Towards an inclusive heritage: analysis of good practices of heritage and emotional education for the development of people with different abilities
Arguente principal
Inmaculada Carmen Gómez Hurtado (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
2023/03/24 (h)istórias da História Local: À Descoberta do Património Local com crianças em idade Pré escolar
Arguente principal
Francisca Pereira Ribeiro (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2023/01/05 Promover a articulação entre o património local e o conhecimento histórico
Arguente principal
Manuel Tiago de Bourbon Lima Fonseca Folhadela (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022/12/15 Livros didáticos regionais: o patrimônio imaterial como evidência histórica
Arguente principal
Maria Luiza Queiroz Freire (Mestrado)
Universidade Estadual de Londrina, Brasil
2022/11/29 A Utilidade da Visita de Estudo no Ensino da História: Diferentes Estratégias
Arguente principal
João Vítor Mendes Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2022/06/22 Patrimonio, Educación y Ciudadanía
Arguente principal
Andrés Domínguez Almansa (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2022/03/23 Desenvolvimento de competências em História: planear, implementar e avaliar tarefas no Ensino Secundário
Arguente principal
António Cadillon Leite de Castro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
2022 El patrimonio cultural en la educación primaria: representaciones y prácticas de profesores y estudiantes en los centros de Santiago de Compostela
Arguente
Jorge Conde Miguélez (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
2021/11/15 Aprender Guimarães. A Visita de Estudo na Didática da História e como estratégia promotora da Cidade Educadora
Arguente principal
Paula Alexandra Marques Ferreira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/11/08 O papel da História, Geografia e Cultura dos Açores na construção da identidade insular
Arguente principal
Dina Sofia Marques Neto (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/11/05 O nível de conhecimento dos alunos sobre os diversos níveis de poder (do internacional ao local).
Arguente principal
António Guilherme Lemos Gambier Machado (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/10/25 "Vi(m)ver a História". A Didática do Objeto na aula de História: motivação ou distração?
Arguente principal
Sandra Cristina de Matos Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2021/10/22 A aprendizagem através da empatia histórica no 3º ciclo do ensino básico
Arguente principal
Tiago Vaz Cipriano Moura (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2021/06/17 A materia de Paisaxe e Sustentabilidade en aulas de secundaria: observación e reflexión crítica desde un modelo alternativo
Arguente principal
Tania Riveiro Rodríguez (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela, Espanha
2021 Aprender a través del arte. Un análisis de la aplicación de las Visual Thinking Strategies en el Museo Picasso de Barcelona desde la perspectiva de todos los agentes participantes
Arguente
Myriam González Sanz (Doutoramento)
Universitat de Barcelona Facultat d'Educació, Espanha
2020/12/15 A História Local e o Património Histórico-Cultural no Ensino da História
Arguente principal
Sérgio Costa Couto (Mestrado)
Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2020/11/13 Trago o mar imenso no meu peito... Por isso é que eu sou das Ilhas de Bruma. A importância da História Local no ensino da História
Arguente principal
Érica Rafaela Rodrigues Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2020/07/21 La educación patrimonial como vínculo entre escuela y museo: Un estudio de caso para la formación de la ciudadanía en Ciencias Sociales de ESO
Arguente principal
Mónica Trabajo Rite (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
2020/07/16 Experimentación y análisis del uso de los videojuegos para la educación patrimonial. Estudio de caso en 1º de ESO
Arguente principal
Rocío Jiménez Palacios (Doutoramento)
Universidad de Huelva, Espanha
2019/12/13 Empatía y desarrollo del pensamiento histórico: un estudio con profesores en formación
Arguente principal
Maria Teresa Carril Merino (Doutoramento)
Universidad de Valladolid Facultad de Educación y Trabajo Social, Espanha
2019/11/29 Teorías epistemológicas y conocimiento histórico del alumnado: diseño y validación de una prueba
Arguente principal
Ana Isabel Ponce Gea (Doutoramento)
Universidad de Murcia Facultad de Educación, Espanha

Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/10/16 @Fator_História. Uma perspetiva sobre o uso das redes sociais no Ensino
Arguente principal
José Emanuel Pinheiro Mendonça da Costa (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/07/23 A Visita de Estudo na Didática da História
Arguente principal
Filipe Alberto Vieira do Vale (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2019/04/11 La enseñanza de las ciencias sociales en Colombia: prácticas pedagógicas, concepciones y discursos de los estudiantes
Arguente principal
Nancy Palacios Mena (Doutoramento)
Universitat de València, Espanha
2018/11/02 A Empatia como estratégia para o Ensino-Aprendizagem em História
Arguente principal
Mariana Ventura de Matos Silva (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018/11/02 Lembrar Guimarães. A História Local e o seu Património Imaterial no Ensino da História.
Arguente principal
Juliana Marlene Nogueira Freitas (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2018 Evaluación de programas en educación patrimonial. Indicadores de calidad a través del método SAEPEP-OEPE y su instrumento basado en estándares EBEB-OEPE
Arguente
Silvia García Ceballos (Doutoramento)
Universidad de Valladolid, Espanha
2018 La historia de Portugal en las aulas del 2º ciclo de la Educación Básica: educación histórica entre representaciones sociales y prácticas educativas
Arguente
Ana Isabel Dias Moreira (Doutoramento)
Universidade de Santiago de Compostela Facultade de Ciencias da Educación, Espanha
2017/12/14 Visita de Estudo Virtual versus Visita de Estudo in Loco: contributos para aprendizagem de História no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico.
Arguente principal
João Daniel Ferreira Pinheiro (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2017/11/16 "Só se ama o que se conhece...". Contributos da História local no Ensino da História
Arguente principal
Sílvia Isabel Brochado Araújo (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2017/01/31 Construir conhecimento histórico em contexto angolano: um estudo em torno de uma experiência de "aula oficina"
Arguente principal
Angelina Lopes Luiz Aguiares Ngungui (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
2016/10/24 As materialidades como recurso promissor de aprendizagem em História e Geografia
Arguente principal
Mónica Flávia Ferreira Merêncio (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2016/10/21 Pensar históricamente. La evaluación en la PAU de Historia de España
Arguente principal
Carlos Fuster García (Doutoramento)
Universitat de València, Espanha
2016 Educación Patrimonial, Museos y Ferrocarril. Un estúdio de caso sobre el Museo del Ferrocarril de Madrid
Arguente
Ramón Méndez Andrés (Doutoramento)
Universidad Autónoma de Madrid Facultad de Formación de Profesorado y Educación, Espanha
2015/10/31 Asas ou Gaiolas? Da reflexão teórica à prática escolar no ensino da História e da Geografia.
Arguente principal
Luciana Maria Cardoso Pereira (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2015/02/02 Consciência patrimonial de um grupo de crianças do concelho de Viana do Castelo: estudo de caso.
Arguente principal
Isaura Maria Tinoco Barbosa (Mestrado)
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2013/11/08 Viagens na minha terra... Contributos para uma valorização do Património Industrial
Arguente principal
Paula Cristina Oliveira Brandão (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2013/11/08 O trabalho de grupo cooperativo nas disciplinas de História e de Geografia
Arguente principal
Carla Patrícia Freixo Ribeiro (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Letras, Portugal
2012/12/04 Os objetos museológicos e a construção da memória local: um estudo com alunos da 8ª classe secundária de Nampula, Moçambique
Arguente principal
Mingas Eduardo Kok (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Didattica della storia: Journal of Research and Didactics of History (2704-8217) Dipartimento di Scienze Dell’Educazione «Giovanni Maria Bertin» – Alma Mater Studiorum, Università di Bologna
2017 - Atual History Education Research Journal (HERJ) UCL-IOE Press
2014 - Atual CLIO: History and History teaching (1139-6237) Universidad de Zaragoza
2023 - 2023 História (0871-164XD.L.:19791/) Faculdade de Letras da Universidade do Porto
2023 - 2023 Frontiers in Education Frontiers Media S.A.
2020 - 2023 Humanities and Social Sciences Communications Nature
2017 - 2023 MIDAS: Museus e Estudos Interdisciplinares (2182-9543)
2020 - 2020 Tempo e Argumento Programa de Pós-Graduação em História, Universidade do Estado de Santa Catarina
2020 - 2020 Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales Universidad de Valencia
2017 - 2020 Educar em Revista Universidade Federal do Paraná
2018 - 2018 Educatio Siglo XXI (1989-466X) Facultad de Educación de la Universidad de Murcia
2016 - 2018 Her&Mus. Heritage & Museography (2462-6457 )
2017 - 2017 História & Ensino (2238-3018)
2017 - 2017 Pulso. Revista de Educación (1577-0338)

Consultoria / Parecer

Descrição da atividade Instituição / Organização
2019/06 - 2019/07 Membro da equipa que elaborou a proposta de documento de Aprendizagens Essenciais para a nova disciplina de opção do 12.º ano de escolaridade - História, Culturas e Democracia - em colaboração com CITCEM e Associação de Professores de História. Disponível em: https://aph.pt/nova-disciplina-anual-historia-culturas-e-democracia-hcd/ Universidade do Porto / CITCEM, Portugal

Associação de Professores de História, Portugal

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2023/09 - Atual UC: Património Cultural, História Local e Ensino Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade de Coimbra Faculdade de Letras, Portugal
2022/10/18 - 2022/11/26 Módulo de formação de 4 horas na Ação de Formação: Estratégia Nacional para a Integração das Comunidades Ciganas e Educação Patrimonial: Educação e cultura em espaço escolar, no âmbito do projeto ALG-07-5267-FSE-000012, coordenado pela DGE, em regime b-learning. (Outros) Ministério da Educação, Portugal
2021/01/26 - 2021/01/26 Sessão: Uma nova opção: História, Culturas e Democracia, em seminário destinado a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), com a duração de 2h30m. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2020/11/26 - 2020/11/26 Ação de Formação de curta duração (ACD): Cultura e Cidadania, para docentes do Ensino Básico e do Ensino Secundários, com a duração de 3 horas. (Outros) Centro de Formação Martins Sarmento, Portugal
2019/01/30 - 2019/05/15 Ação de Formação: A (Re)Construção da História III, na modalidade de curso de formação, destinada a pessoal docente (professores dos grupos 200 e 400), com a duração de 25 horas presenciais. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2014/01/08 - 2014/05/03 Ação de Formação: A (Re)Construção da História II, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário), com a duração de 25 horas. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2013/04/02 - 2013/04/02 Sessão: Património no ensino e aprendizagem de História: a utilização do património na construção da História, no âmbito do seminário - A (Re)Construção da História, destinado a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2009/10/28 - 2009/12/09 Ação de Formação / Oficina: Desenvolver competências em História: construção de materiais para exploração educativa do património, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo E. B. e Ensino Secundário), em Guimarães, com a duração de 25 horas. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2009/10/20 - 2009/11/28 Ação de Formação / Oficina: Desenvolver competências em História: construção de materiais para exploração educativa do património, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo E. B. e Ensino Secundário), em Braga, com a duração de 25 horas. (Outros) Centro de Formação Sá de Miranda, Portugal
2009/09/05 - 2009/09/05 Sessão: Princípios de Educação Histórica em sala de aula (Outros) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2009/05/27 - 2009/07/22 Ação de Formação / Oficina: A Escola e o Meio: Abordagens da História Local, destinada a pessoal docente do Grupo 200 (2º ciclo E. B.), com a duração de 25 horas. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal
2009/05/26 - 2009/07/07 Ação de Formação / Oficina: Educação Patrimonial: a História e o Património locais como recursos educativos, destinada a pessoal docente do Grupo 400 (História - 3º ciclo E. B. e Ensino Secundário), com a duração de 25 horas. (Outros) Centro de Formação da Associação de Escolas Sousa Nascente, Portugal
2008/11/24 - 2008/11/24 Sessão: Quando Património e Educação se cruzam no Museu (Licenciatura) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2007/05/22 - 2007/05/22 Sessão: O Museu como espaço educativo Curso de Pós-Graduação em Museus e Educação (Pós-Graduação) Universidade de Évora, Portugal
2006/02/07 - 2006/04/27 Ação de Formação / Oficina: A Escola, a História Local e o Património, com a duração de 50 horas. (Outros) Centro de Formação Francisco de Holanda, Portugal

Entrevista (jornal / revista)

Descrição da atividade Jornal / Forum
2020/08/05 Palestrante (online) sobre o tema: Educação Histórica e Patrimonial: olhares sobre o patrimônio em tempos de pandemia, para a Lives História Revista, do Programa de Pós-Graduação em História, da Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás, Brasil, a 5 de agosto de 2020. Lives História Revista, do Programa de Pós-Graduação em História, da Faculdade de História, Universidade Federal de Goiás

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2013 - Atual MURALHA - Associação de Guimarães para a Defesa do Património Membro do Conselho Diretivo da MURALHA - Associação de Guimarães para a Defesa do Património. [http://www.muralha.org/index.html]
2008 - Atual GAMDDS - Grupo de Amigos do Museu D. Diogo de Sousa Membro da Direção (Vice-Presidente)
2005 - Atual HEIRNET - History Educators International Research Network Member of HEIRNET - History Educators International Research Network (and joined the Advisory Committee since 2011 - https://heirnetonline.com/about-us/)

Membro de comissão

Descrição da atividade
Tipo de participação
Instituição / Organização
2020 - Atual Membro do Conselho Consultivo (Consejo Asesor) da equipa Editorial da revista Panta Rei. Revista digital de ciencia y didáctica de la Historia. ISSN: 2386-8864 (electrónico) / 1136-2464 (impreso). Indexada em Scopus e em Emerging Sources Citation Index, entre outros. [https://revistas.um.es/pantarei/about/editorialTeam]
Membro
Panta Rei. Revista digital de ciencia y didáctica de la Historia, Espanha
2019 - Atual Membro do Comité Científico da revista Didattica della storia: Journal of Didactics of History [ISSN 2704-8217]. Dipartimento di Scienze Dell¿Educazione «Giovanni Maria Bertin» Alma Mater Studiorum, Università di Bologna. Disponível em https://dsrivista.unibo.it/about/displayMembership/255
Membro
Didattica della storia – Journal of Didactics of History, Itália
2016 - Atual Membro do Comité Científico da revista "Clío. History and history teaching". (ISSN 1139-6237). Disponível em: https://papiro.unizar.es/ojs/index.php/clio/about/editorialTeam
Membro
Clío. History and history teaching, Espanha
2011 - Atual Member of the Advisory Committee of HEIRNET - History Educators International Research Network
Consultor
HEIRNET, Reino Unido
2023 - 2023 Membro da Comissão Científica do I Congresso de História Pública em Portugal, organizado pela Universidade Nova de Lisboa, nos dias 1 e 2 de junho de 2023.
Membro
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
2023 - 2023 Membro do Comité Científico das II Jornades d'Educació i Patrimoni. Tallers i experiències per al treball competencial, coordenadas por Santiago Ponsoda-López de Atalaya, da Facultat dEducació, Universidade de Alicante e realizadas no Museu da Universidade de Alicante, entre os dias 3 e 5 de outubro de 2023.
Membro
Universitat d'Alacant, Espanha
2022/11/18 - 2022/11/18 Membro do Comité Científico da I Jornada Educació i Patrimoni: La formació inicial del professorat en Educació Patrimonial, coordenada por Santiago Ponsoda-López de Atalaya, na Facultat d?Educació, Universidade de Alicante, realizada no dia 18 de novembro de 2022.
Membro
Universitat d'Alacant Facultat d'Educació, Espanha
2021/07/26 - 2021/07/28 Membro da Comissão Científica do XX Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Pensamento Histórico e Humanismo
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2020/10/22 - 2020/10/23 Membro da Comissão Científica da Conferência Internacional "Educação Patrimonial em Ação: Tecendo relações entre museus, escolas e territórios"
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2019/07/12 - 2019/07/13 Membro do Comité Científico do I Encontro Internacional de Educação e Desafios Societais do CITCEM, "Educação Histórica e Patrimonial: do Local ao Global".
Membro
Instituto Politécnico de Viana do Castelo Escola Superior de Educaçao, Portugal
2018/09/06 - 2018/09/08 Membro do Comité Científico do XXVII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica: "Conciencia histórica y controversia: la labor social de la historia; Homenaje a la professora Dolinha Schmidt".
Membro
Universidad de Murcia Facultad de Educación, Espanha
2017/11/08 - 2017/11/10 Membro do Comité Científico do I Congreso Internacional Educación Histórica y adquisición de competencias clave.
Membro
Universidad de Murcia Facultad de Educación, Espanha
2017/05/17 - 2017/05/19 Membro do Comité Científico do I Congreso Internacional de Educación: Patrimonio y Creatividad, organizado pela Universidade de Valladolid, Campus Duques de Soria, de 17 a 19 de maio de 2017, na Facultad de Educación, Soria.
Membro
Universidad de Valladolid - Campus Duques de Soria, Espanha
2016/09/11 - 2016/09/13 Membro da Comissão Científica do XVI Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica: Epistemologias e Ensino de História, organizado pelo CITCEM e realizado na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, de 11 a 13 de setembro de 2016.
Membro
Universidade do Porto Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura Espaço e Memória, Portugal
2016/04/26 - 2016/04/29 Membro do Comité Científico Internacional do I Congreso Internacional Creando ciudadanos, construyendo identidades, organizado pelo Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales, Facultad de Educación, Universidad de Murcia, de 26 a 29 abril de 2016.
Membro
Universidad de Murcia Facultad de Educación, Espanha
2014/10/28 - 2014/10/31 Membro do Comité Científico do II Congreso Internacional de Educación Patrimonial: Reflexionar desde las experiencias. Una visión complementaria entre España, Francia y Brasil, organizado por OEPE (Observatorio de Educación Patrimonial de España) e realizado no Museu do Traje, em Madrid, de 28 a 31 de outubro de 2014.
Membro
Observatorio de Educación Patrimonial de España, Espanha
2013/05/29 - 2013/06/01 Membro da Comissão Científica do V Simposio Internacional de Didáctica de las Ciencias Sociales, Historia e identidades culturales, e XIII Congresso Internacional Jornadas de Educação Histórica, organizado pelo Departamento de Didáctica de las Ciencias Sociales e realizado na Faculdad de Formación del Professorado da Universidad de Barcelona, de 29 de maio a 1 de junho de 2013.
Membro
Universitat de Barcelona Facultat d'Educació, Espanha

Outro júri / avaliação

Descrição da atividade Instituição / Organização
2021 - 2021 Colaboração com a Escuela de Doctorado da Universidad de Zaragoza, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Borja Aso Morán, intitulada: Educación Patrimonial en tiempos digitales Estudio de la educomunicación en redes sociales del Museo Diocesano de Jaca. Universidad de Zaragoza, Espanha
2019/09 - 2019/09 Colaboração com o Programa de Doctorado, Investigación Transdisciplinar en Educación, da Universidad de Valladolid, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Inmaculada Sánchez Macías, intitulada: La Educación Patrimonial en Castillha e León: Evaluación de programas y evaluación de aprendizajes en Secundario e Bachillerato. Universidad de Valladolid, Espanha
2019/07 - 2019/07 Colaboração com o Programa de Doctorado, Investigación Transdisciplinar en Educación, da Universidad de Valladolid, na qualidade de especialista, como avaliadora externa da tese de doutoramento de Marta Martínez Rodríguez, intitulada: La educación patrimonial inmaterial: análisis del currículo y evaluación de programas. Universidad de Valladolid, Espanha