Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Gomes
- Género
- Feminino
Nomes de citação
- Gomes, Ana Maria Paula Marques
- Ana Gomes
- Ana Maria Gomes
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E511-341F-A6B9
- ORCID iD
- 0000-0002-2492-3112
Endereços de correio eletrónico
- ampaula@esepf.pt (Profissional)
Telefones
- Telefone
-
- (351) 225573420 (Profissional)
Moradas
- Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Centro de Investigação Paula Frassinetti. Rua Gil Vicente 138-142, 4000-255, Porto, Porto, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.esepf.pt/index.php (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Especial
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2006/09 - 2011/11
Concluído
|
Educación, Identidad y Futuro (Doutoramento)
Universidad de Jaén, Espanha
"ANÁLISIS E INCIDENCIA DE LOS FACTORES DE RESILIENCIA EN PADRES Y MADRES CON HIJOS, QUE BAJO EL CONSTRUCTO DE LA DIVERSIDAD,
SON ETIQUETADOS COMO DISCAPACITADOS: UNA PROPUESTA DE INTERVENCIÓN EN EL ÁMBITO SOCIOFAMILIAR" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Sobresaliente cun Laude por Unanimidad |
1997 - 1998
Concluído
|
Estudos Superiores Especializados em Educação Pré-escolar e Ensino Básico (Licenciatura)
Instituto Politécnico do Porto, Portugal
|
18 Valores |
1996 - 1998
Concluído
|
Màster En Logopèdia. Reabilitació Dels Transtorns Del Llenguage I de la Par (Mestrado)
Especialização em Problemáticas de Comunicação e Linguagem
Universitat Politècnica de Catalunya, Espanha
"Intervenção Precoce na Criança com Paralisia Cerebral" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Notable |
1996/06
Concluído
|
Pós-Graduação em Psicomotricidade - Núcleo de Estudos e Observação em Psicomotricidade, do Departamento de Educação Especial
e Reabilitação (Pós-Graduação)
Especialização em Psicomotricidade
Universidade de Lisboa Faculdade de Motricidade Humana, Portugal
|
|
1995 - 1996
Concluído
|
Curso de Especialização em Psicomotricidade - NEOPRAXIS (Pós-Graduação)
Universidade de Lisboa, Portugal
|
Aprovado |
1995
Concluído
|
Bacharelato em Professores do Ensino Primário (Bacharelato)
Universidade de Aveiro, Portugal
|
15 Valores |
1981 - 1985
Concluído
|
Pedagogia (Licenciatura)
Especialização em Habilitação Específica em Educação Especial
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
|
17,3 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022 - Atual | Investigador (Investigação) | Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto, Portugal |
2016 - Atual | Investigador (Investigação) | Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2002/09/01 - Atual | Professor Adjunto (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2000/09 - 2003/07 | Especialista em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem | Unidade de Apoio à Educação de Alunos Surdos – UAEAS/ECAE de Ílhavo, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2018/09 - Atual | Coordenadora do Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018 - Atual | Membro do Conselho Técnico Científico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2017/01/03 - Atual | Intervenção Especializada em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem | Mindsenses - Especialidades Médicas e Serviços Terapeuticos, Portugal |
2010 - Atual | Gestora do Plano Estratégico da ESEPF | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2002 - Atual | Membro do CIPAF - Centro de Investigação de Paula Frassinetti | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti Centro de Investigação Paula Frassinetti, Portugal |
1996/09/03 - Atual | Intervenção Especializada em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem | ORIGENS DO SER-Centro Terapêutico Educacional e Bem Estar, Portugal |
2012/09 - 2015/06 | Diretora do Mestrado área Formação de Professores – Especialidade em Educação Pré-escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e Especialidade em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2000/09 - 2003/07 | Especialista em Problemas Graves de Comunicação e Linguagem-CAE de Aveiro/DREC, Ministério da Educação | Ministério da Educação, Portugal |
Ministério da Educação e Cultura, Portugal |
Projetos
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2017/09 - 2020/08 | PROJETO OTHUKUMANA | “Juntos II” – Reforço das Capacidades da Rede de Educação Pré-escolar na Província do Niassa em Moçambique
Investigador
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
FEC- Fundação. Fé e Cooperação
Concluído
|
2018 - 2019 | The Quality Education for All Project
Outra
Instituto Superior de Educação e Comunicação, São Tomé e Príncipe
|
The World Bank
Concluído
|
2011 - 2013 | Voluntariado: missão e dádiva
Investigador
|
Fundação Fé e Cultura (FEC)
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Livro |
|
Tese / Dissertação |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2021/05/05 | Perturbação do Espectro do Autismo ou apenas mais uma criança na sala de aula? | POR UMA ESCOLA INCLUSIVA: intervenção ao nível do autismo.
Projeto EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA. Sob o alto patrocínio da Primeira-Dama de Angola, em parceria com a Faculdade de Serviço
Social da Universidade de Luanda e a Escola Superior de Educação de paula Frassinetti (Luanda, Angola)
|
2019/06/28 | Tecnologia Assistiva: um Olhar Pedagógico para o Ensino de Ciências Acessível ao Estudante com Paralisia Cerebral. | I Simpósio Internacional em Tecnologias Assistivas.
Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (Niterói/Rio de Janeiro, Brasil)
|
2019/03/21 | Promoção de uma cidadania Inclusiva | Encontro Internacional sobre Educação e Cidadania
ESEPF (Porto, Portugal)
|
2019/02/27 | Educação Inclusiva | Seminário sobre Educação Inclusiva
Instituto Superior de Educação e Tecnologia (São Tomé, São Tomé e Príncipe)
|
2019/01/31 | Aquisição da Linguagem Oral/Escrita pela Criança com Paralisia Cerebral: Comunicação Alternativa na Perspectiva da Neuroeducação. | XXVI Colóquio da AFIRSE Portugal. Tempos, Espaços e Artefactos em Educação. 31/janeiro, 1 e 2/fevereiro.Lisboa, 2019.
Instituto de educação-Universidade de Lisboa. (Lisboa, Portugal)
|
2018/11/09 | Oportunidades e Desafios na Perspetiva da Parceria Escola – Família | Seminário Passo a Passo – Refletir sobre a Deficiência
VALORIZA – Associação de Desenvolvimento Local, Amares (Amares, Portugal)
|
2015 | O Atendimento Educacional Especializado em Portugal | Videoconferência "O Atendimento Especializado em Portugal"
Centro Universitário La Salle (Canoas - RS - Brasil, Brasil)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/07/27 - Atual | Os centros de apoio à aprendizagem e a sua operacionalização.
Orientador
|
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2014 - Atual | As respostas sociais para o estudante do ensino superior com paralisia cerebral. | |
2012 - Atual | Relatório de Estágio – Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2019/09/05 - 2020/07/19 | Potenciar a Intervenção Precoce na Infância através do trabalho colaborativo do Educador de Infância
Orientador
|
MESTRADO EM CIÊNCIAS DE EDUCAÇÃO ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2020/05/15 - 2020/05/15 | O apoio educativo por parte do educador de infância junto das crianças prematuras numa unidade de neonatologia.
Orientador de Borges, Maria Gabriela Lemos Mota
|
Mestrado em Educação Especial (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2018/09/04 - 2019/02/28 | O Ensino de Ciências e a Deficiência Físico-Motora: Discutindo a Formação Docente com Enfoque na Tecnologia Assistiva
Coorientador
|
Programa Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE-CAPES-FIOCRUZ) na Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti - Porto/Portugal (Doutoramento)
FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Brasil
|
2018/09 - 2019/02 | O Ensino de Ciências e a deficiência físico-motora: discutindo a Formação de professores e propondo atividades com enfoque
na Tecnologia Assistiva
Coorientador
|
Doutoramento Stricto Sensu em Ensino de Biociências e Saúde (Doutoramento)
FIOCRUZ/INSTITUTO OSWALDO CRUZ, Brasil
|
2014 - 2014 | O Início da Docência – Consciencialização e Afirmação da Profissionalidade
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo do Ensino Básico: duas valências, um só futuro
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A Prática Profissionalizante em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A Promoção da Aprendizagem Ativa em Contextos Educativos
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O Profissional Reflexivo como Fator de Excelência no Ensino Pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O Professor Generalista e a Prática Refletida
Orientador
|
|
2014 - 2014 | O Docente Generalista: a importância da continuidade pedagógica para o sucesso da aprendizagem
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A profissionalização em Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A construção da Profissionalidade docente nos contextos do 1º e 2º CEB enquanto gestor da indisciplina e da diversidade
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A importância da prática na construção da profissionalização.
Orientador
|
|
2014 - 2014 | A Música na socialização de crianças com Perturbação do Espectro do Autismo: perspetivas de Educadores e Professores
Orientador
|
|
2014 - 2014 | Transição da Escola para um Centro de Reabilitação na Trissomia 21 – Estudo de Caso
Orientador
|
|
2014 - 2014 | APPACDM & Seus Contributos
Orientador
|
|
2013 - 2013 | A importância da Supervisão Colaborativa no desenvolvimento profissional do docente de Educação Especial
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | O profissional generalista: um percurso, um desafio, uma possibilidade de estabelecer "pontes"
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A intervenção pedagógica do docente generalista
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Iniciação da profissionalidade do docente generalista em contexto de Educação Pré-Escolar e Ensino no 1ºCiclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A TRISSOMIA 21 E O IMPACTO NA FAMÍLIA
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A DOCÊNCIA ENQUANTO PAIXÃO: CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE NO 1º E NO 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | ENSINAR, EDUCAR E APRENDER COMO DOCENTE DE DUPLA HABILITAÇÃO – EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE: A PONTE ENTRE O 1.º E O 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | PROFESSOR COMPETENTE - DA TEORIA À PRÁTICA
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | CONSTRUÇÃO DA PROFISSINALIDADE, UM ENSAIO INTERDISCIPLINAR E REFLEXIVO, RUMO À ESTREIA COMO DOCENTE GENERALISTA.
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE: INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS EM CONTEXTOS DE 1º E 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | PRÁTICAS E INTECIONALIDADE EDUCATIVAS NO ENSINO DO 1º E 2º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Práticas e intencionalidades educativas no ensino do 1º e 2º ciclo do ensino básico
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 - 2013 | Professor em busca da excelência na sua prática
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A utilização do livro adaptado no desenvolvimento da linguagem da criança com trissomia 21: perceções dos educadores de infância:
estudo de caso
Orientador
|
|
2012 - 2012 | De criança a aluno: a intervenção educativa no panorama do profissional generalista
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A matemática na educação, a busca pela mudança e o profissional com dupla habilitação
Orientador
|
Mestrado em Ciências da Educação - Supervisão Pedagógica (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Intervenção do profissional generalista na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Problematizar para Educar - O Papel da Reflexão na Construção da Profissionalização
Orientador
|
Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | "Diz-me e eu esquecerei, ensina-me e eu lembrar-me-ei, envolve-me e eu aprenderei"
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A Importância da Articulação Curricular entre o Pré-escolar e o !º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Articulação Curricular entre o Pré-Escolar e o 1º CEB - O papel do profissional generalista
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Professor generalista – que caminho percorrer?
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A criança e a importância da intervenção pedagógica
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Aprendendo com as práticas vivenciadas nos estágios pedagógicos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | O percurso na realidade – Pré-Escolar e 1º Ciclo – o Início
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Um olhar sobre o professor generalista
Orientador
|
Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | O Recurso à Musicoterapia como Apoio na Comunicação da Pessoa com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Um Olhar sobre a educação Inclusiva dos Alunos com Trissomia 21
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Inclusão de crianças com Trissomia 21 no Ensino Regular
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Ferramenta da web 2.0, como potencializadora dos níveis de atenção/concentração, em crianças com Trissomia 21
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | A Colaboração Pedagógica e a Inclusão da Criança com Deficiência Intelectual e Desenvolvimental;
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Intervenção na Trissomia 21 e identidade social no grupo escolar – Estudo de Caso
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 - 2012 | Em que medida a relação família/escola, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem de uma criança com Trissomia 18, no
1º Ciclo do Ensino Básico?
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Evolução da linguagem na criança com trissomia 21
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | Iniciação à aprendizagem da leitura e da escrita em crianças com trissomia 21: um estudo de caso
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2011 - 2011 | O contributo do método de Troncoso e del Cerro para a aprendizagem da leitura em crianças com dificuldades intelectuais e
desenvolvimentais
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | A criança com Trissomia 21 e a linguagem : estudo de caso
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2010 - 2010 | A Sexualidade na Deficiência Mental.
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2009 - 2009 | A Escrita e a Leitura na Trissomia 21 : um estudo de caso
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2007 - 2007 | A Música e a Criança com Distúrbios de Comunicação e Linguagem
Orientador
|
Pós-Graduação em Educação Especial (Curso de aperfeiçoamento / especialização)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2019/03/21 - Atual | O Encontro Internacional sobre Educação e Cidadania “O papel da Educação na Promoção da Cidadania” promoveu a reflexão sobre
o papel dos professores como educadores num sentido mais lato bem como a partilha de projetos pedagógicos concretos num arco
iris de multiculturalidade (do Brasil ate à Turquia) que enriqueceu a nossa visão das escolas como transformadoras da realidade. (2019/03/21)
Encontro (Coorganizador)
|
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2019/07/01 - 2019/07/01 | Co-dinamizou o workshop “Pupils with SEN in mainstream schools – Portuguese practice and Special Education in Portugal”, no
dia 1 de julho de 2019, entre as 9h30 e as 12h30, no âmbito do curso Erasmus+ KA1 "Inclusive Schools for 21st Century”, organizado
pela 21Knowledge. (2019/07/01 - 2019/07/01)
Oficina (workshop) (Coorganizador)
|
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/02/22 - Atual | II Jornadas de Educação em Creche Dia 22 de fevereiro 2022 | 16:00 às 19:00 (GMT+1) | Mesa 2 (das 17:30 às 19:00) Moderador: Brigite Silva Tema | Orador: A atenção ao desenvolvimento da criança na creche | Ana Paula Gomes – Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti |
2013 - 2013 | INVESTIGAÇÃO DA RESILIÊNCIA EM CONTEXTOS FAMILIARES QUE APRESENTAM FILHOS COM DEFICIÊNCIA
Conferência
|
III Congresso Internacional "Educação Inclusiva e Equidade"
PIN - Associação Nacional de Docentes de Educação Especial, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2020/06/09 | Atitudes Educacionais face à inclusão de alunos com Perturbação do Espetro do Autismo.
Arguente
|
Maria Teresa Vieira Lopes (Doutoramento)
Universidade Lusófona do Porto, Portugal
|
2020/01/23 | A Inclusão de alunos com Perturbações do Espetro do Autismo: O papel das Unidades de Ensino Estruturado
Arguente
|
Sandra Daniela Ferreira Barbosa (Doutoramento) |
2019/06/24 | DIGITAL SOCK: estudo e desenvolvimento de instrumentos musicais digitais com ênfase em Interface Gestual, Análise do Movimento
e Interatividade
Arguente
|
Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Portugal
|
2019/02/05 | Professores em Serviço e em Formação na Região Norte de Portugal: Perspectivas sobre a Dislexia.
Arguente
|
Sandra do Sameiro da Silva Nobre (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019/02/05 | A relação entre a fluência e a compreensão na leitura em alunos do 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico em risco de dislexia
Arguente
|
Paulo Eduardo Almeida Marinho (Mestrado)
Universidade do Minho, Portugal
|
2019 | DIGITAL SOCK
ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS DIGITAIS COM ÊNFASE EM INTERFACE GESTUAL, ANÁLISE DO MOVIMENTO E INTERATIVIDADE
Vogal
|
Slavisa Rupar Lamounier van Lammeren (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa Católica Porto Business School, Portugal
|
2014 | A importância da Expressão Plástica para alunos com NEE: um olhar dos professores do 1º Ciclo | Susana Maria Brandão da Rocha (Outro) |
2014 | -(Pre)Ocupação com o Processo de Aprendizagem;2.Ana Rita Lopes Lourenço-Transformar Aprendizagens Ativas em Rotinas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Ana Patrícia Teixeira de Carvalho (Mestrado) |
2014 | Educar, Pesquisar e Entusiasmar: em busca de soluções personalizadas | Ângela Catarina Silva Alexandre (Mestrado) |
2014 | Construir Processos Educativos centrados no Interesse pela Aprendizagem | Filipa Rodrigues Freitas Machado (Mestrado) |
2014 | Criatividade e Crítica: Elementos Essenciais na Construção da Profissionalidade | Inês Ferreira Carvalho (Mestrado) |
2014 | A Interrogação como Fator Promotor de Sucesso na Aprendizagem | Joana Catarina de Carvalho Pires (Mestrado) |
2014 | Promover as Interações Sociais num Aluno com Perturbações do Espectro do Autismo | Isabel Maria Fernandes Simões Santos Marcelino (Mestrado) |
2013 | A Construção de um Profissional de Dupla Habilitação em Educação | Ana Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Profissional Generalista: Educação Pré-Escolar e 1.º CEB: Quais o s maiores desafios? | Joana Maria Costa Vieira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Continuidade educativa – estabelecer pontes entre a Educação Pré-escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico | Mónica Alexandra Martins Cunha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Uma abordagem reflexiva sobre a Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico: vários caminhos a percorrer | Cindy Oliveira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Apoio do Professor de Educação Especial na Síndrome de Asperger | Ana Maria Soares Gonçalves (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | O Autismo e o Atraso Global de Desenvolvimento | António Miguel Correia (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A Construção do Professor Generalista Enquanto Afirmação Plena da Profissionalidade Docente | Hugo André Ribeiro Boaventura e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Docente Generalista: complementaridades, diferenças e desafios de dois níveis educativos | Ana Rita da Silva Soares (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A Intervenção Pedagógica do Docente Generalista | Márcia Ferreira Mendes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A simbiose d educação - Aprender a ensinar, aprender a aprender em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | Diana Filipa Silva Moreira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | O docente generalista - Construção da profissionalização - Teorias e práticas | Ana Sofia Pinheiro Gonçalves (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Crescer a Par em Educação: os desafios da dupla profissionalização. | Marisa Augusta Moreira Teixeira (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Aprender numa relação dialógica sustentada pela ação | Lúcia de Jesus Vieira Monteiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Construção da Profissionalização - A teoria e a prática na educação | Daniela Laura Vasconcelos Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A Construção de um Profissional em Educação | Ana Raquel da Silva Carneiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Profissional em Educação com Dupla Habilitação: A Educação como uma linha contínua! | Inês Fernandes da Ponte Moreira Paes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Prática Educativa em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico | Laura Sofia Sousa e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Aprender a Refletir e a Avaliar para Aprender a Ensinar | Susana Gonçalves Ribeiro (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Educar para a Cooperação | Diana Luísa Costa Pimenta (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Um olhar sobre crianças institucionalizadas num jardim de infância | Inês Ribeiro Vasques (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Professor de Dupla Habilitação: (Des)continuidades entre o 1º e o 2º Ciclos do Ensino Básico | Rita Patrícia Gomes Pinho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A importância do brincar no jardim de infãncia | Joana Patrícia Carneiro Sousa (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | A importância do Envolvimento Parental nos Projetos Lúdicos | Filipa Emanuel Coimbra Branco de Carvalho (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | O desenho e a competência comunicativa na criança com Síndrome de Asperger | Ana Rita Cordeiro Jesus (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2013 | Envolvimento familiar e autonomia na criança com síndrome de Asperger | Maria do Carmo Costa Gomes (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Ensinar, Aprender e Refletir - O caminho da Profissionalização | Tânia Margarida Fonseca Pinto (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O Educador de Infância e o Professor do 1º Ciclo do Ensino Básico: um olhar crítico sobre as especificidades, transversalidades e continuidade nestes contextos | Diana Patrícia Teixeira da Cunha (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A Intervanção Educativa em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico no panorama do perfil docente generalista | Diana Sofia da Silva Faria (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Reptos à (re)construção da Identidade Profissional: Intervenção Educativa e Bem Comum | Joana Alexandre Ribeiro de Oliveira e Silva (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O PROFESSOR DE PERFIL MISTO - A CONSTRUÇÃO DE UMA PRÁTICA DIFERENTE | Mafalda Alves Calisto Gomes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A BRINCAR TAMBÉM SE APRENDE | Cátia Sofia Carvalho Correia (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O impacto da creche no desenvolvimento da criança - Um estudo de caso | Ana Sofia da Cruz Vilaça (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Educando hoje com valores, para homens e mulheres de amanhã | Melissa Fontes Dias (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Aprendendo os valores e Explorando a natureza | Mélanie Sandra Fernandes (Mestrado)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A Numerofonia, uma estratégia de inclusão da criança autista | Ângela Maria dos Santos Silva Macedo (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | O contributo da Intervenção Precoce nas crianças com Espetro do Autismo | Ângela Maria Torres Coelho (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Contributo da aplicação precoce dos modelos de intervenção na promoção da aprendizagem de uma criança com PHDA no 2º ciclo | Angélica Paula de Sousa Baldaia (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Aplicação do Aventuras 2 numa criança com síndrome de X-Frágil | Cristiana Alexandra Sousa de Oliveira (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Perceções dos professores de educação Física frente à Inclusão de Alunos com Deficiências Motoras | Isabel Pires (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | A Variabilidade do comportamento da criança com PHDA em contexto escolar -estudo de caso | Joana Barbosa da Fonseca Fernandes (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
2012 | Qual o impacto da sobredotação em irmãos gémeos? | Ana Isabel Leitão (Outro)
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal
|
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2017 - Atual | Saber & Educar (1647-2144) | Escola Superior de Educacao de Paula Frassinetti |
2017 - Atual | Revista Sensos-e (ISSN 2183-1432) | InED – Centro de Investigação e Inovação em Educação, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2019/03/13 - 2019/03/13 | Escola Inclusiva | Ação de Curta Duração (Outros) | Centro de Formação Júlio Resende, Portugal |
2019/01/19 - 2019/03/09 | Ação de Formação: Escola Inclusiva, Pedagogia Diferenciada | Departamento de Fromação em Educação Especial e Psicologia (Outros) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2018/04/27 - 2018/05/26 | Curso Modalidade Oficina de Formação " Metodologias da Escrita e da Leitura", | Oficina de Formação (Outros) | Agrupamento de Escola Nº1 de Loures, Portugal |
2014 - 2014 | Educação Especial: A Intervenção na Família e na Criança com NEE/Sobredotação | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2014 - 2014 | Metodologia da Leitura e da Escrita | Extensão e divulgação científica (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2014 - 2014 | O Atendimento a Crianças com Necessidades Educativas Especiais - Conhecer para Intervir | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | CFAECIVOB, Portugal |
2013 - 2013 | Ação de Formação Metodologia da Escrita e da Leitura | Extensão e divulgação científica (Especialização pós-licenciatura) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2012 - 2012 | A Intervenção na Família e na Criança com Necessidades Educativas Especiais | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
2012 - 2012 | Conhecer para Intervir na Perturbações da Comunicação e Linguagem | Extensão e divulgação científica (Curso médio) | Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, Portugal |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2000 - Atual | DISLEX _ Associação Portuguesa de Dislexia | |
1999 - Atual | Col.legi de Logopedas de Catalunya | |
2017/09/04 - 2021/07/30 | ORSIES – Observatório de Responsabilidade Social e Instituições de Ensino Superior | Membro Representante da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti nas Audições de trabalho. |