Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Susana Correia
Nomes de citação
- Correia, Susana
- Correia, S.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- E515-2DD9-9EFE
- ORCID iD
- 0000-0001-7340-7184
Endereços de correio eletrónico
- susanacorreia@fcsh.unl.pt (Profissional)
Moradas
- Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Av. Berna, 26C, 1069-061, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Humanidades - Línguas e Literaturas - Linguística
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Espanhol; Castelhano | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) |
Francês | Utilizador independente (B1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador independente (B1) | Utilizador independente (B1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2010/03/24
Concluído
|
Linguistics (Doutoramento)
Especialização em Portuguese Linguistics
Universidade de Lisboa, Portugal
"The Acquisition of Primary Word Stress in European Portuguese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good Cum Laude |
2004
Concluído
|
Portuguese Linguistics (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"The Acquisition of Rhyme in European Portuguese - Diphthongs and Syllable-final Consonants" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Very Good (Unanimously) |
2001
Concluído
|
Modern Languages and Literatures (Portuguese/French) (Licenciatura)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016 - Atual | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
2013 - 2013 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal |
2011 - 2012 | Professor Adjunto Convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2004/09/01 - 2008/08/31 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
2003/09/01 - 2004/09/30 | Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2003/11/01 - 2004/03/31 | Assistente (Docente Universitário) | Instituto Superior de Saúde do Alto Ave, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020 - Atual | Board of Directors | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal | ||
2020 - Atual | Member of the Programme Committee of the Master's degree in Portuguese Teaching | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2016/09 - 2023/03/01 | Portuguese as a Foreign Language Programme Director | Universidade Nova de Lisboa, Portugal |
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal | ||
2020 - 2023 | Member of the Executive Committee in the Linguistics Department | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019 - 2020 | Member of the NOVA FCSH Strategic Discussion Forum | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2006 - 2008 | Member of the Pedagogic Committee of the University of Algarve Health School | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
2004 - 2008 | Sub-Director of the Speech and Language Pathology Degree | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
2004 - 2008 | Member of the Scientific Committee of the University of Algarve Health School | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2010/04/01 - 2016/08/31 | Post-doc research fellow - fellow grant SFRH/BPD/66529/2009 | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2014/02/01 - 2014/08/01 | Assistant Professor (Invited) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal |
2006/01/01 - 2010/03/31 | PhD Student - fellow grant SFRH/BD/21696/2005 | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2008/09/01 - 2009/01/15 | Visiting Student | Radboud Universiteit, Países Baixos |
2007/07/01 - 2007/07/31 | Visiting Student - The Linguistic Society of America Summer Institute 2007 | Stanford University School of Humanities and Science, Estados Unidos |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2023/03 - 2026/03 | iRead4Skills: Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal Skills Development
101094837-GAP-101094837
Co-Investigador Responsável (Co-IR)
|
European Commission |
2024 - 2025 | Connecting phonetic training and word learning in L2 speech
Q58550017D
Investigador
Universitat Pompeu Fabra, Espanha
Universidade Nova de Lisboa, Portugal Lancaster University, Reino Unido Vrije Universiteit Brussel, Bélgica |
Language Learning
Submetido
|
2017/10 - 2024/12 | POR Nível - Development and validation of a placement test for PFL / Construção e validação de um teste de colocação em nível
para o PLE
Ref. nº 209547
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Fundação Calouste Gulbenkian Camões Instituto da Cooperação e da Língua Em curso
|
2023/01 - 2024/06 | ProPerL2 - Production and Perception in L2 speech learning
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
University of Toronto, Canadá Lancaster University, Reino Unido Camões Instituto da Cooperação e da Língua, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2016/05 - 2019/04 | Horizon 21: Early language development in Down Syndrome | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2005/09 - 2016/12 | A Shared Database for the Study of Phonological Development | National Institute of Child Health and Human Development |
2010/04/01 - 2016/08/31 | Interaction Between Perception and Production - A Naturalistic and Experimental Approach From Babble to Words
SFRH/BPD/66529/2009
Investigador responsável
University of York, Reino Unido
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2013/06 - 2016/06 | Eyes and Brain - Early Markers of Language Development | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2010 - 2013 | DePE - Development of the Prosodic Structure and Intonation | Desenvolvimento da Estrutura Prosódica e Entoação
PTDC/CLE-LIN/108722/2008
Investigador
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2007/12 - 2011/07 | Frequency Patterns of Phonological Objects in Portuguese - Research and Applications | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2007/12 - 2011/06 | Silent Constituents in the Grammar of Portuguese | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2008/01 - 2010/12 | Acquisition in European Portuguese: resources and linguistic results | Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. |
2006/01/01 - 2009/11/30 | The Acquisition of Primary Word Stress in European Portuguese
SFRH/BD/21696/2005
Investigador responsável
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/02/01 - 2024/10/31 | Production and Perception in L2 speech learning
2022.04013.PTDC
Investigador responsável
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2009/12 - 2010/12 | Phonological Awareness - Tools for clinical and pedagogical intervention/Consciência Fonológica – instrumentos para intervenção
clínica e pedagógica
3-CP-IPS-12-2009
Investigador
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
|
Instituto Politécnico de Setúbal
Concluído
|
2003 - 2004 | Understanding Phonology: Phonological constituents in European Portuguese
FCT/FEDER, POCTI 33277/LIN/2000
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Concluído
|
2003 - 2004 | Linguistic Diversity in Portuguese Schools
NO Reference
Investigador
Instituto de Linguística Teórica e Computacional, Portugal
|
Fundação Calouste Gulbenkian
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2020/11 - Atual | EXPRIMI - Preliminary corpus exploitation for inclusive task-based host language teaching
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística
Em curso
|
2018/09 - 2020 | ALPROF - Automatic Assessment of Written Language Proficiency for Migrant Integration
Internal Funding
Outra
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Documento de trabalho |
|
Poster em conferência |
|
Pré-impressão |
|
Recurso online |
|
Relatório |
|
Resumo em conferência |
|
Propriedade Intelectual
Registo de direitos de autor |
|
Outros
Conjunto de dados |
|
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/10/17 | Phonetic training meets statistical (word) learning. | L&C Research Colloquium
Duolingo (Estados Unidos)
|
2024/10 | Assessing cross-linguistic perception of L2 Portuguese vowels | 40th Annual Meeting of the Portuguese Linguistics Association
University of Azores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/10 | Word stress perception of European Portuguese: a study with Hungarian listeners | 40th Annual Meeting of the Portuguese Linguistics Association
University of Azores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/10 | Statistical learning of L2 Portuguese words in younger and older adults | 40th Annual Meeting of the Portuguese Linguistics Association
University of Azores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/10 | The effect of training modality and instruction type on non-native speech learning | 40th Annual Meeting of the Portuguese Linguistics Association
University of Azores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/10 | Processamento de masculinos genéricos em Português Europeu: tarefa de leitura autocontrolada | 40th Annual Meeting of the Portuguese Linguistics Association
University of Azores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/10 | Descritores de complexidade textual para adultos de baixa literacia: uma ferramenta de aferição de complexidade do projeto iRead4Skills | 40th Annual Meeting of the Portuguese Linguistics Association
University of Azores (Ponta Delgada, Portugal)
|
2024/07/03 | Phonetic training meets statistical learning. | EuroSLA33
Université Paul Valéry (Montpellier, França)
|
2023/12/15 | The perception-production link in L2 speech learning: Insights from study 1 of the ProPerL2 project | NOVA-Lancaster Winter Retreat 2023
CLUNL
|
2023/12/15 | The effects of native phonology and production practice on cross-situational word learning. | NOVA-Lancaster Winter Retreat 2023
CLUNL
|
2023/12/15 | Analysis of the production of phonemic contrasts in Portuguese by native speakers of English in different tasks. | NOVA-Lancaster Winter Retreat 2023
CLUNL
|
2023/12/15 | L2 speech learning and individual differences: Mandarin tones‚ lexical and sub-lexical perception and production. | NOVA-Lancaster Winter Retreat 2023 |
2023/12/15 | The perception of South Standard Dutch monophthongs by L1 speakers of European Portuguese: Categorization, rated dissimilarity and discrimination tasks. | NOVA-Lancaster Winter Retreat 2023
CLUNL
|
2023/12/15 | Nasal vowels and primary word stress production by adult L1 Ukrainian speakers of Portuguese as an L2. | NOVA-Lancaster Winter Retreat 2023
CLUNL
|
2023/12/14 | Cross-situational learning of L2 Portuguese: The effect of phonology, perception training, language background and age. | NOVA-Lancaster Winter Retreat 2023
CLUNL
|
2023/11 | Perception and Production of Non-native Speech - Evidence from Portuguese | Vienna Workshop on Portuguese Linguistics
Universität Wien (Vienna, Áustria)
|
2023/10 | Perception of European Portuguese [¿] and [¿] by Hungarian native speakers | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2023/10 | Effects of perceptual training and cognitive aptitude on L2 perception and production | XXXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade da Beira Interior (Covilhã, Portugal)
|
2023/09/28 | Aquisição Fonológica Não-Nativa - Evidência da perceção e produção do Português | Leitorado Camões I.P. da Universidade Jean Monnet (Saint-Étienne)
Universidade Jean Monnet (Saint-Étienne) (Saint-Étienne, França)
|
2023/08/30 | A meta-analysis on the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language | EuroSLA 32
University of Birmingham (Birmingham, Reino Unido)
|
2023/08 | Nasal vowels, primary word stress production and their role in foreign-accented speech of L1 Ukrainian speakers of Portuguese as an L2. | EuroSLA 32
University of Birmingham (Reino Unido)
|
2023/07/13 | Segmental or suprasegmental, which comes first in L2 acquisition? Evidence from L2 European Portuguese | L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2023/07/13 | Does perception training facilitate word learning? Evidence from L2 Portuguese | L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2023/07/13 | Effects of perceptual training and cognitive aptitudes in the development of non-native speech perception abilities: Evidence from L2 Portuguese | L2 Portuguese@Lancaster 2023
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2023/07/13 | A meta-analysis on the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language | L2 Portuguese @ Lancaster (L2P@L 2023)
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2023/07 | Generic masculine bias in European Portuguese nouns: evidence from a sentence evaluation paradigm | Linguistic Intersections of Language and Gender
Heinrich-Heine-Universität Düsseldorf (Düsseldorf, Alemanha)
|
2023/02/03 | ProPerL2 - Production and Perception in L2 speech learning | NLT L2 Phonology Research Forum
NOVA University Lisbon, Lancaster University, University of Toronto
|
2021/10/20 | Phonological categorization of L2 Portuguese by Hungarian native speakers. | Second Language Learning and Teaching (SLLAT)
Lancaster University
|
2021/09/06 | Categorization of European Portuguese oral vowels by Hungarian native speakers: a perceptual study | ISAPh2021: 3rd International Symposium on Applied Phonetics
Universitat Rovira i Virgili, Campus Catalunya
|
2021/09/04 | Interpretation of Masculine Generics in European Portuguese | Architectures and Mechanisms for Language Processing (AMLaP)
(Paris, France)
|
2021/06/19 | Finding and Using Authentic Materials. | 2nd International Conference on Language Teaching and Learning
Education University of Hong Kong
|
2021/06/15 | Can a Natural Language Be Sexist? | Poderá uma Língua Natural ser Sexista? | Encontro sobre Igualdade de Género e Diversidade no Ensino Superior
NOVA FCSH
|
2021/04/23 | Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels: a perceptual study with Hungarian native speakers | Third Experimental Portuguese Linguistics Workshop
University of Toronto, Canada
|
2021/04/20 | Teaching Portuguese to the Macau Public Administration. | 4th International Congress on Education, Innovation and Learning Technologies
Universidad de Extremadura, Spain
|
2021/04/19 | Phonological acquisition of European Portuguese oral vowels by Hungarian native speakers: a perceptual study | MANYE 28 - 28th Congress of Hungarian Applied Linguistics
Association of Hungarian Applied Linguists and Language Teachers and Faculty of Modern Philology and Social Sciences, University
of Pannonia
|
2020/11 | Gender Stereotypes in Nouns from Social Categories in European Portuguese | Estereótipos de género em nomes de categorias sociais do português europeu | Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
|
2020/11 | Profile of Children with Phonological Deficits: Contribution for the Diagnosis in Speech and Language Therapy | Perfil de crianças com alterações fonológicas: contributos para o diagnóstico em Terapia da Fala | Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Associação Portuguesa de Linguística
|
2020 | Authentic materials for A1 Specific Purposes Language Courses - Materiais autênticos em cursos para fins específicos do nível A1". |
(China)
|
2019 | Developing Language Testing Materials: POR Nível - A Placement Test for Portuguese as a Foreign Language | Desenvolvimento de instrumentos de avaliação: POR Nível - um teste de colocação para PLE | Encontro da Rede de Ensino Português no Estrangeiro: A avaliação no contexto do Ensino Português no Estrangeiro
Camões, I.P. (Lisboa, Portugal)
|
2019 | Automatisation in Language Proficiency Diagnosis: Annotation and Resources Diversity | Automatização no diagnóstico de nível de língua: anotação e versatilidade dos recursos | XXXV Encontro Nacional da APL
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2018/11 | Effects of non-native spelling in the production accuracy of Portuguese medicine brand names | CENTERIS 2018 – Conference on Enterprise Information Systems : ProjMAN 2018 – International Conference on Project MANagement
/ HCist 2018 – International Conference on Health and Social Care Information Systems and Technologies
(Lisbon, Portugal)
|
2018/10/15 | Instrumentos de Avaliação do Português Língua Estrangeira: presente e futuro | Jornada Luso-brasileira : Linguística e Perspetivas de Cooperação Científica
Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (Lisboa, Portugal)
|
2018/10 | POR Nível - Developing and Validating a Placement Test for Portuguese as a Foreign Language | POR Nível - Construção e validação de um teste de colocação para o Português Língua Estrangeira | XXXIV Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade Aberta (Lisbon, Portugal)
|
2018/09 | A validated placement test for Portuguese as a Foreign Language | British Association for Applied Linguistics 2018
University of St. John (York, Reino Unido)
|
2018/06/25 | Evaluation of oral production accuracy of Portuguese brand names of medicines | 1st International Conference on Pharmacy Practice Research
(Lisbon, Portugal)
|
2018/06/25 | Are Portuguese brand names of medicines readable? | 1st International Conference on Pharmacy Practice Research
(Lisbon, Portugal)
|
2018/05 | Developing and validating a placement test for PFL. | Language Testing Research Group
Lancaster University (Lancaster, Reino Unido)
|
2018/01 | Mostra CoLAB NOVA FCSH - CLUNL | Mostra CoLAB
NOVA University of Lisbon, Faculty of Social Sciences and Humanities (Lisbon, Portugal)
|
2017/12/18 | Second language learning/acquisition: Challenges and implications for language teaching | Workshop of the Heritage Language Consortium
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
|
2017 | Word Stress in European Portuguese - Data from Adult and Child Language | O acento em Português Europeu - dados da produção infantil e da perceção em adultos | XII Forum for Linguistic Sharing
Faculty of Social Sciences and Humanities, NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2017 | Self-organisation in phonological development: Templates in Brazilian and European Portuguese | International Symposium on Monolingual and Bilingual Speech 2017
Chania University (Chania, Grécia)
|
2017 | ConF.IRA: Phonological Awareness - A Tool for Screening and Assessment, Validation Data | ConF.IRA: Consciência Fonológica - Instrumento de Rastreio e Avaliação, dados da sua aferição | II Encontro Temático APL/ESE
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto (Porto, Portugal)
|
2017 | A portuguese tool for phonological awareness assessment: correlations, validity and psychometry aspects. | COHEHRE Conference 2017: Educational implications of Globalization and Global Citizenship. |
2016 | A stress "deafness" effect in European Portuguese. | G4 CLUNL Research Group
Faculty of Social Sciences and Humanities, NOVA University of Lisbon (LIbson, Portugal)
|
2016 | Consonantal Sandhi Emergence in European Portuguese: A Prosodic Approach | Emergência de sândi consonântico em Português Europeu: uma abordagem prosódica | XXXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
Universidade de Aveiro (Aveiro, Portugal)
|
2016 | Brain response to intonational phrase structure is purely prosody-driven. | Tone and Intonation in Europe (TIE) 2016
(Canterbury, Reino Unido)
|
2016 | Prosody drives the CPS, not Syntax. | 22nd Architectures and mechanisms for language processing (AMLAP2016). 2016.
BCBL (San Sebastian, Espanha)
|
2015 | European Portuguese-learning infants - early perception of lexical stress | Child Language Symposium
University of Warwick (Warwick, Reino Unido)
|
2015 | Early perception of lexical stress by European Portuguese-learning infants | Workshop on Early Language
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2015 | Assessing early prosodic development in European Portuguese: the ProsoQuest parental report | Workshop on Early Language
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2015 | Infant communicative development assessed with the European Portuguese MacArthur-Bates Communicative Development Inventories Short-forms | Workshop on Early Language
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2015 | Stress Discrimination by Native Speakers of European Portuguese - An ERP Study. | 1st Meeting of PhD Students of the Mind and Brain College
(Lisbon, Portugal)
|
2014 | From babbling to words. A perception and production experiment using eye-tracking. | Workshop of Developmental Studies Group
Department of Linguistics, University of York (York, Reino Unido)
|
2014 | Phonological Awareness: An Assessment Tool | Consciência fonológica: um instrumento de avaliação | III Encontro de Terapia da Fala e Educação
Instituto Politécnico de Setúbal (Setúbal, Portugal)
|
2014 | Phon/Phonbank: o Português Europeu | Fórum CHILDES Brasil
Federal University of Santa Catarina (Florianópolis, Brasil)
|
2013 | Infants' perception of intonation categories | Workshop on Infant Language Development
Basque Center on Cognition, Brain and Language (Donostia, San Sebastian, Espanha)
|
2013 | Avaliação da consciência fonológica - resultados de um estudo-piloto | VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas de Fala
Portuguese Catholic University (Lisbon, Portugal)
|
2013 | Early prosodic development in European Portuguese: Proso-Quest, a parental report of infant prosodic skills | 2nd Workshop on the Development of Prosody and Intonation
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2013 | A stress deafness effect in European Portuguese | Phonetics and Phonology in Iberia (PaPI) 2013
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2013 | Adaptação dos questionários MacArthur-Bates (CDI) ao Português Europeu: formas reduzidas para o Nível I (8-18 meses) e Nível II (16-30 meses). | XXIX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística |
2012 | Word stress perception in nuclear and post-nuclear position in Portuguese | Fifth European Conference on Tone and Intonation (TIE5)
University of Oxford (Oxford, Reino Unido)
|
2012 | A perceção do acento em posição nuclear e pós-nuclear em Português Europeu | XXVIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Algarve (Faro, Portugal)
|
2011 | Early interpretation of stress and pitch contrasts in word learning in European Portuguese | 12th International Congress for the Study of Child Language
(Montreal, Canadá)
|
2011 | Interpretation of stress and pitch contrasts in early Word learning in European Portuguese | International Child Phonology Conference
University of York (York, Reino Unido)
|
2011 | Stress and pitch contrasts in early word learning in European Portuguese | XXVII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2011 | Pitch first, stress next? Prosodic effects on word learning in an intonation language | 36th Boston University Conference on Language Development (BUCLD)
Boston University (Boston, Estados Unidos)
|
2010 | A Aquisição do Acento Primário de Palavra em Português Europeu | XXVI Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Porto (Porto, Portugal)
|
2010 | Preliminary results: Early prosodic development en European Portuguese (production and perception) | 1st Workshop on the Development of Prosody and Intonation
Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (Lisbon, Portugal)
|
2009 | Word shape acquisition in EP | Language Acquisition Group Meeting
Radboud Universiteit (Nijmegen, Países Baixos)
|
2009 | The initial prosodic template: Brazilian and European Portuguese - the influence of the methodology | Generative Approaches to Language Acquisition
NOVA University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2009 | Consciência Fonológica ¿ dados sobre consciência fonémica, intrassilábica e silábica". | XXV Encontro da Associação Portuguesa de Linguística, Porto, 2009. |
2008 | Word shape acquisition in EP | Phonological Acquisition Workshop
Universiteit Leiden (Leiden, Países Baixos)
|
2007 | Acoustic correlates of stress in the early disyllabic productions of 2 Portuguese children | Phonetics and Phonology in Iberia
University of Minho (Braga, Portugal)
|
2007 | Acoustic correlates of stress in the early disyllabic productions of 2 Portuguese children | Generative Approaches to Language Acquisition
(Barcelona, Espanha)
|
2006 | O Pé no PE | XXII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Coimbra (Coimbra, Portugal)
|
2005 | Nasality and branchingness in the acquisition of European Portuguese | X International Congress for the Study of Child Language
(Berlin, Alemanha)
|
2004 | The asymmetrical status of [r] in the acquisition of European Portuguese | 2nd Lisbon Meeting on Language Acquisition, with special reference to Romance languages
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2004 | A aquisição da Rima em Português Europeu - ditongos e consoantes em final de sílaba | XX Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
2004 | The acquisition of Rhyme in European Portuguese | 2nd Lisbon Meeting on Language Acquisition, with special reference to Romance languages
University of Lisbon (Lisbon, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/02 - 2026/07 | L2 Speech Learning and Individual Differences: Mandarin Tones Lexical and Sub-lexical Perception and Production
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/09/01 - 2026 | Investigating the impact of implicit and explicit instruction on phonological acquisition in a second language.
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Vrije Universiteit Brussel, Bélgica
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2022 - 2026 | Foreign Accent, Linguistic Stereotyping and Their Connection with Social Integration. [FCT PhD research grant]
Orientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2022 - 2025 | Evolução fonológica de topónimos bantu integrados no léxico do português de Angola: para conceção de um modelo de dicionário
digital de topónimos
Coorientador
|
Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2021/09/01 - 2025 | Mapping Semantic Specifications of Masculine Generics in European Portuguese | Mapeamento de especificações semânticas nos
masculinos genéricos do PE [FCT/CLUNL PhD Grant]
Orientador
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Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2021 - 2025 | Beyond the Suprasegmental: Pedagogic Interventions to Aid Native-like Pronunciation in Advanced Speakers of English as a Foreign
Language.
Coorientador
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Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/04/01 - 2024/09/01 | Bolsa de Investigação para Mestrando no âmbito do projeto I&D Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and Transversal
Skills Development (iRead4Skills) - 101094837 EU - HORIZONTE EUROPA
Orientador
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Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2024/02 - 2024/09 | The influence of different seating strategies in students' participation when teaching Portuguese and English | A influência
da disposição da sala de aula na participação dos alunos no Ensino de Português e Inglês
Orientador
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Portuguese and English Teaching (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2024/02 - 2024/09 | Timing in speaking and writing activities in the classroom. | O fator tempo na produção oral e na produção escrita.
Orientador
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Portuguese and English Teaching (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2023/03/01 - 2024/07/31 | Bolsa de Investigação para Doutorando no âmbito do projeto ProPerL2 - Perception and Production in L2 Speech Learning (2022.04013.PTDC).
Orientador de Yuxin Ge
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Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2023/09/01 - 2024/07/18 | Contribution for the development of the ConF:IRA phonological awareness assessment tool
Orientador
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Linguistics (Outra)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2023/09/01 - 2024/07/11 | Text complexity in low literacy adults: analysis of complexity levels and their features.
Orientador
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Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2023/09/01 - 2024/04/30 | Analysis of the production of phonemic contrasts in Portuguese by native speakers of English in different tasks
Orientador
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Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2023/03/01 - 2024/03/01 | Bolsa de Investigação para Doutorando no âmbito do projeto I&D Intelligent Reading Improvement System for Fundamental and
Transversal Skills Development (iRead4Skills) - 101094837, HORIZON EUROPE
Orientador
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Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2023 - 2024/02 | O Contributo da análise do erro no ensino-aprendizagem da escrita dos alunos. | The contribution of error analysis in teaching
writing abilities to young students.
Coorientador
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Portuguese Teaching Master Programme (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2020/12 - 2024 | CLIL Methodology in Teaching Portuguese for Specific Purposes | Metodologia CLIL no Ensino de Português Língua Estrangeira
para Fins Específicos
Orientador
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Language teaching/Didactics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2020/12 - 2024 | Stuttering as a Language Disorder: Prosodic Analysis of Stuttered Words by Children Speaking Brazilian and European Portuguese
| A gaguez como um distúrbio de linguagem: análise prosódica das palavras gaguejadas por crianças falantes de português europeu
e português brasileiro
Orientador
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Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2022/09/15 - 2023/12/01 | Participatory Methods in the Portuguese classroom. | As metodologias participativas na aula de Português.
Orientador
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Portuguese Teaching and Learning (Didactics) (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2019/11 - 2023/11 | Word stress and reduced vowel perception in Portuguese L2 by Hungarian Speakers | Perceção de acento e redução vocálica na
aquisição fonológica em PL2. Implicações para a prática pedagógica com aprendentes húngaros [FCT PhD research grant]
Orientador de Gabriela Tavares Sándor
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Linguistics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2022/09/01 - 2023/08/31 | Bolsas de Investigação Para Mestrando no âmbito do projeto/instituição Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa,
UIDB/03213/2020
Orientador
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Mestrado (Iniciação científica)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
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2018/12 - 2022/11 | Using Authentic Materials for A1 Learners of Portuguese for Specific Purposes | O uso de materiais autênticos com estudantes
A1 no ensino de português língua não materna para fins específicos.
Orientador
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Linguistics, Didactics (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2019 - 2021 | Differentiating Teaching Strategies in an Inclusive School: A Reflexion on Common Practices | Strategies Diferenciar o ensino
numa escola inclusiva: reflexão sobre práticas e estratégias.
Orientador
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Portuguese Teaching (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2019/09 - 2020/12 | Profile of Children with Phonological Deficits: Contributions for the Diagnosis in Speech and Language Therapy | Perfil de
crianças com alterações fonológicas: contributos para o diagnóstico em Terapia da Fala
Orientador
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Language Sciences (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2019/09 - 2020/08 | Can a Natural Language Be Sexist? Evaluating the Impact of Grammatical Information from Social Stereotypes in the Interpretation
of Sentences with Masculine Generics in European Portuguese | Poderá uma Língua Natural ser Sexista? Avaliação do Impacto
de Informação Gramatical e de Estereótipos Sociais na Compreensão de Enunciados com Sujeitos Masculinos Genéricos em Português
Europeu
Orientador de João de Matos
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Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2017 - 2019 | Branching Onsets in Bilingual Children Speaking Portuguese and English | Aquisição de Ataques Ramificados por Crianças Bilingues
Português Europeu - Inglês
Coorientador de Margarida Emídio Santos
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Linguistics (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2007 - 2008 | Consciência fonémica em alunos do 2o ano de escolaridade em duas escolas do concelho de Olhão.
Orientador
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Speech and Language Pathology (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal
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2007 - 2008 | Avaliação da consciência fonémica em crianças do 3o ano de escolaridade numa escola da freguesia de Quarteira.
Orientador
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Speech and Language Pathology (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal
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2007 - 2008 | Avaliação da consciência fonémica em crianças do 1o ciclo – 1o ano de uma escola de Faro.
Orientador
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Speech and Language Pathology (Licenciatura/Bacharelato)
Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal
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Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2022/09 - Atual | NOVA-Lancaster-Toronto (NLT) L2 Phonology Research Forum (2022/09)
Seminário (Coorganizador)
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Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal Lancaster University, Reino Unido University of Toronto, Canadá |
2023/12/15 - 2023/12/15 | ProPerL2 Progress Meeting 2 (2023/12/15 - 2023/12/15)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
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Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2023/12/13 - 2023/12/15 | 2023 Lisbon Winter Retreat (2023/12/13 - 2023/12/15)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2023/07/11 - 2023/07/11 | ProPerL2 Progress Meeting 1 (2023/07/11 - 2023/07/11)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2023/07 - 2023/07 | Lisbon Summer School in Linguistics (2023/07/03 - 2023/07/08)
Outro (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2022/12/06 - 2022/12/06 | ProPerL2 Kick-off Meeting (2022/12/06 - 2022/12/06)
Encontro (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2022/07 - 2022/07 | Lisbon Summer School in Linguistics (2022/07 - 2022/07)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2020 - 2022 | Online Summer Course on Portuguese Language and Culture (2020 - 2022) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2022 | Online Summer Course on Portuguese Language and Culture (Camões Institute and Universities Consortium) (2020 - 2022) | |
2017 - 2022 | Summer Course on Portuguese Language and Culture (2017 - 2022) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021/07 - 2021/07 | Lisbon Summer School in Linguistics (2021/07 - 2021/07)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2017/12 - 2017/12 | Wokshop CLUNL for Young Researchers Picking brains, crossing ideas|Sondar cabeças, cruzar ideias (2017/12 - 2017/12)
Conferência (Coorganizador)
|
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2016/09 - 2016/09 | stem II - Summer Training on Experimental Methods (2016/09 - 2016/09)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Laboratório de Fonética e Lisbon Baby Lab, Portugal |
2016/03 - 2016/03 | stem - Spring Training on Experimental Methods (2016/03 - 2016/03)
Oficina (workshop)
|
Laboratório de Fonética e Lisbon Baby Lab, Portugal |
2015/07 - 2015/07 | Workshop on Early Language in Lisbon (WELL) (2015/07 - 2015/07)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2013/06 - 2013/06 | Phonetics and Phonology in Iberia (PaPI) (2013/06 - 2013/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
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---|---|---|
2018/04/20 - Atual | Dia Aberto: Expressar a linguagem - O que é, de que é feita, e como funciona a linguagem?
Exposição
|
Dia Aberto
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
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2024/06/18 - 2024/06/19 | iRead4Skills Project Meeting
Encontro
|
iRead4Skills Project Meeting
Université catholique de Louvain, Bélgica
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2024/02/06 - 2024/02/06 | iRead4Skill Progress Meeting
Encontro
|
iRead4Skills Progress Meeting
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2023/11/28 - 2023/11/29 | Inclusion4Schools International Conference 2023
Conferência
|
Inclusion4Schools International Conference 2023 |
2023/03/16 - 2023/03/17 | iRead4Skill Project Kick-off Meeting
Encontro
|
iRead4Skill Project Kick-off Meeting
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019 - 2019 | Integração pela Língua: Avaliar para intervir
Conferência
|
International Conference NOVAsaúde Migration and Health
Universidade Nova de Lisboa, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
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---|---|---|
2024/07/10 | Complexidade textual em adultos de baixa literacia: análise dos níveis de complexidade e as suas características
Orientador
|
Ricardo Monteiro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/07/10 | Text mining para a deteção de traços linguísticos de inclusividade: análise de textos usados no acolhimento e integração de
pessoas migrantes
Presidente do júri
|
Alice Vieira (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/02/23 | L2 Speech Learning and Individual Differences: Mandarin Tones Lexical and Sub-lexical Perception and Production
Orientador
|
Yumo Ci (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/01/10 | Extração e descrição do vocabulário fundamental para o ensino do Português Europeu como língua de acolhimento
Arguente
|
Cláudia Castro (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2024/01/08 | Word stress and reduced vowels perception and acquisition in L2 Portuguese. Pedagogical implications.
Orientador
|
Gabriela Tavares (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2023/12/18 | The effects and the effectiveness of different types of instruction on the acquisition of L2 phonology: a meta-analysis and
an empirical study
Orientador
|
Francisco Valada (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Vrije Universiteit Brussel, Bélgica |
2023/09/01 | Influência da Leiturabilidade na Fluência em leitura oral de textos narrativos e informativos: avaliando o
desempenho, compreensão e hábitos de leitura de alunos do 6° e 9° ano do ensino fundamental
Arguente principal
|
MIchell Gadelha Moutinho (Outro)
Universidade Federal do Pará, Brasil
|
2023/06/01 | Phonologic Disorders: Qualitative Characterization of Phonological Processes | Alterações fonológicas: caracterização qualitativa
dos processos fonológicos
Orientador
|
Ana Santana (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal
|
2023 | O Contributo da análise do erro no ensino-aprendizagem da escrita dos alunos. | The contribution of error analysis in teaching
writing skills to young students.
Orientador
|
Ana Verdelho (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/12/05 | Foreign accent, linguistic stereotyping and their connection with social integration.
Orientador
|
Yolanda Xavier (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/11/22 | Evolução fonológica de topónimos bantu integrados no léxico do português de Angola: para conceção de um modelo de dicionário
digital de topónimos
Presidente do júri
|
Helder Pande (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/02 | Mapping Subspecifications of Masculine Generics in European Portuguese | Mapeamento de Subespecificações Semânticas nos Masculinos
Genéricos do Português Europeu
Orientador
|
João de Matos (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2022/01/21 | Using Authentic Materials for A1 Learners of Portuguese for Specific Purposes
Orientador
|
Pedro Caeiro (Doutoramento)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2021/06/01 | Phonological Acquisition in Portuguese L2 - Plan of an Empirical Study | Aquisição fonológica em PL2. Plano de um estudo empírico.
Orientador
|
Gabriela Tavares (Outro)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
Universidade Aberta, Portugal |
2020/09 | Profile of Children with Phonological Deficits: Contributions for the Diagnosis in Speech and Language Therapy | Perfil de
crianças com alterações fonológicas: contributos para o diagnóstico em Terapia da Fala
Orientador
|
Ana Santana (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2019/10/24 | Branching Onsets in Bilingual Children Speaking Portuguese and English | Aquisição de Ataques Ramificados por Crianças Bilingues
Português Europeu - Inglês
Orientador
|
Margarida Santos (Mestrado)
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal
|
2013 | Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças em idade escolar – contributo para a validação de um instrumento
de avaliação.
Arguente principal
|
Gina Leitão (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
|
2013 | Caracterização do nível de consciência fonológica em crianças em idade pré- escolar – contributo para a validação de um instrumento
de avaliação.
Arguente principal
|
Célia Antunes (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
|
2013 | Intervenção em Consciência Fonológica em Crianças com Dificuldades de Leitura e Escrita.
Arguente principal
|
Karla Cysne (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
|
2011/12/12 | Prosodic Boundaries and Disambiguation in European Portuguese
Arguente
|
Cátia Severino (Mestrado)
Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal
|
2011/11/22 | Phonetic and Phonological Acquisition of European Portuguese-Speaking Children, from 18-36 months. | Aquisição fonética-fonologica
do português europeu dos 18 aos 36 meses
Arguente principal
|
Catarina Charrua (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2011/07/04 | Consciência de Palavra em Crianças de Idade Pré-Escolar e Escolar
Arguente principal
|
Sónia Cardoso (Mestrado)
Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal
Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023 - Atual | EuroSLA | European Association for Second Language Acquisition |
2016 - Atual | Linguistic Sharing Forum | Fórum da Partilha Linguística | Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa |
2011 - Atual | Annual Meeting of the Portuguese Association of Linguistics | Portuguese Association of Linguistics |
2023 - 2023 | L2 Portuguese@Lancaster 2023 | Lancaster Uiversity |
2022 - 2022 | LSP 2022 - 23rd International Conference on Languages for Specific Purposes |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2012 - Atual | Revista da Associação Portuguesa de Linguística (2183-9077) | APL |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2018 - Atual | Language Acquisition and Language Disorders | Language Sciences (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2018 - Atual | Psycholinguistics Specialty Seminar | Linguistics (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - Atual | Phonology | Language Sciences (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - Atual | Methods for L2 Teaching and Learning | Portuguese Teaching and Learning (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2017 - Atual | Research Methods in Language Acquisition | Language Sciences (Mestrado) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2023/10/19 - 2023/10/19 | What is so specific about teaching an L2? Learning goals, programmes and materials | O que há de específico no ensino de língua não materna? Objetivos de aprendizagem, programas e materiais | Education training/Lifelong learning course (Especialização pós-bacharelato) | |
2016 - 2023 | Psycholinguistics | Language Sciences (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2021 - 2022 | Models and Methods in Language Sciences | (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2020 - 2021/07 | PhD Research Seminar in Linguistics / Seminário de Investigação em Linguística (Doutoramento) | PhD (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2017 - 2020 | Portuguese Grammar | Language Scienced (Licenciatura) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal |
2019/07/01 - 2019/07/05 | Linguistic interfaces: first and second language acquisition - CLUNL Summer School on Linguistics | (Graduado) | Universidade Nova de Lisboa Centro de Linguística, Portugal |
2017 - 2019 | Foreign/Second Language Didactics | Language Didactics (Doutoramento) | Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Portugal Universidade Aberta, Portugal |
2014 - 2016 | Experimental Approaches to Child Language | Linguistics (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2014 - 2016 | Experimental Research Methods | Linguistics (Licenciatura) | Universidade de Lisboa Faculdade de Letras, Portugal |
2013 - 2014 | Speech and Language Sciences I | Speech and Language Pathology (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal |
2013 - 2014 | Speech and Language Sciences II | Speech and Language Pathology (Licenciatura) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal |
2011 - 2012 | General Linguistics | Speech and Language Pathology (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2011 - 2012 | Phonology | Speech and Language Pathology (Licenciatura) | Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal |
2005 - 2008 | Language Acquisition and Development | Speech and Language Pathology (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
2004 - 2008 | Phonetics | Speech and Language Pathology (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
2004 - 2008 | Phonology | Speech and Language Pathology (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
2004 - 2008 | Syntax and Semantics | Speech and Language Pathology (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
2004 - 2008 | Morphology and Lexicon | Speech and Language Pathology (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
2004 - 2008 | Introduction to Linguistics | Speech and Language Pathology (Licenciatura) | Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2021/10 - Atual | Interpretation of Masculine Generics in European Portuguese: Results from an Experimental Study | Interpretação de Masculinos Genéricos em PE: Resultados de um Estudo Experimental. |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2003 - Atual | Portuguese Linguistics Association | Member |
Membro de comissão
Descrição da atividade Tipo de participação |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2021 - 2024 | Doctoral Advisory Board Committee of Sophie Bennet 's PhD project
Membro
|
Lancaster University, Reino Unido |
2018/09 - 2022/09 | Doctoral Advisory Board Committee of Francisco Valada's PhD project
Membro
|
Vrije Universiteit Brussel, Bélgica |
2018/03 - 2018/10 | Member of the Evaluation Committee of the Portuguese Association of Linguistics Award | |
2011 - 2015 | Exams evaluator of applicants to the Masters in Education
Membro
|
Universidade de Lisboa, Portugal |
2004 - 2005 | Discussion group for the transition to Bologna in Speech and Language Pathology degrees
Membro
|
Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Portugal Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Saúde, Portugal Instituto Politécnico do Porto Escola Superior de Saúde, Portugal Universidade do Algarve Escola Superior de Saúde, Portugal |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2008 - Atual | Revista da Associação Portuguesa de Linguística (2183-9077) | Associação Portuguesa de Linguística |
2024 - 2024 | Linha d'Água (2236-4242) | Universidade de São Paulo |
2023 - 2023 | IJHAC: A Journal of Digital Humanities (1755-1706) | Edinburgh University Press |
2023 - 2023 | Linguística. Revista de Estudos Linguísticos da UP | Universidade do Porto |
2022 - 2022 | Diacrítica (2183-9174) | Universidade do Minho Editora |
2022 - 2022 | Journal of the International Phonetic Association (1475-3502) | International Phonetic Association |
2018 - 2019 | Language and Speech (1756-6053) | Sage Journals |
2015 - 2016 | Phonology (1469-8188) | Cambridge University Press |
2013 - 2013 | Language and Speech (1756-6053) | Sage Journals |
2012 - 2012 | Journal of Communication Disorders (1873-7994) | Science Direct |
Tutoria
Tópico | Nome do aluno | |
---|---|---|
2022/10 - 2023/12 | L2 Speech Learning and Individual Differences: Mandarin Tones’ Lexical and Sub-lexical Perception and Production | Yumo Ci |
2022/09 - 2023/12 | The effects and the effectiveness of different types of instruction on the acquisition of L2 phonology: a meta-analysis and an empirical study | Francisco Valada |
2021 - 2022 | Mapping Semantic Specifications of Generic Masculins in European Portuguese | Mapeamento de especificações semânticas nos masculinos genéricos do PE [FCT/CLUNL PhD Grant] | João de Matos |
2021 - 2022 | Foreign Accent, Linguistic Stereotyping and Their Connection with Social Integration. | Yolanda Xavier |
2021 - 2022 | Phonologic Disorders: Qualitative Characterization of Phonological Processes | Alterações fonológicas: caracterização qualitativa dos processos fonológicos | Ana Santana |
2020 - 2021 | Phonological Acquisition in Portuguese L2 - Plan of an Empirical Study | Aquisição fonológica em PL2. Plano de um estudo empírico. | Gabriela Tavares |
2019/09 - 2020/07 | Teaching Portuguese as a Foreign Language in East Africa. A Curriculum Design Proposal | O ensino do Português Língua Estrangeira na África Austral. Proposta de desenho curricular | Raquel Gonçalves |
2016 - 2016 | A preferência na perceção de bebés falantes de Português Europeu. Palavras funcionais/clíticas vs. palavras lexicais/prosódicas e acento enfático. | Carolina Gramacho |