???global.info.a_carregar???
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Susana Ambrósio

Nomes de citação

  • Ambrósio, Susana

Identificadores de autor

Ciência ID
E610-AFFD-1D50
ORCID iD
0000-0002-8495-7381
Researcher Id
P-1209-2019
Scopus Author Id
57188697955

Endereços de correio eletrónico

  • sambrosio@ua.pt (Profissional)
  • susanaambrosio@gmail.com (Profissional)

Moradas

  • Universidade de Aveiro - CIDTFF. Campus Universitário de Santiago, 3810-193 , Aveiro, Aveiro, Portugal (Profissional)

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B1) Utilizador proficiente (C1)
Francês Utilizador elementar (A1) Utilizador independente (B2) Utilizador elementar (A1) Utilizador elementar (A2)
Formação
Grau Classificação
2023/01/16 - 2023/08/18
Concluído
Short Course "Science Communication: Connecting People, Creating Events" (15 credit Level 7 module) (Outros)
University of the West of England Science Communication Unit, Reino Unido
2020/02/11
Concluído
Educação (Doutoramento)
Especialização em Área de especialidade: Didática e Desenvolvimento Curricular
Universidade de Aveiro, Portugal
"Os repertórios plurilingues num processo de aprendizagem ao longo da vida: o caso dos estudantes maduros da Universidade de Aveiro" (TESE/DISSERTAÇÃO)
2008
Concluído
Mestrado em Ciências da Educação (Mestrado)
Especialização em Psicologia da Educação
Universidade de Coimbra Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"O Bem Estar-Subjectivo de adultos em processo de rvcc de nível secundário" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Muito Bom
2001
Concluído
Licenciatura em Educação (Licenciatura)
Especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária
Universidade do Minho, Portugal
"Educação para a Saúde" (TESE/DISSERTAÇÃO)
14
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2020/12/01 - 2023/10/20 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2018/06/01 - 2020/11/30 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2017/04 - 2017/12 Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2013/07/01 - 2015/08/31 Investigador (Investigação) Universidade de Aveiro, Portugal

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2004 - 2008 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal
2004 - 2007 Assistente convidado (Docente Ensino Superior Politécnico) Instituto Piaget, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/12/01 - Atual Reseach Associate European Science Foundation, França
2024/12/01 - Atual Scientific Consultant and Trainer Yellow Lemon - Scientific Consulting and Training, Portugal
2024/03/01 - Atual Volunteers Coordinator Association for Science Communicators, Estados Unidos
2023/11/01 - 2024/11/30 Research Manager Fundação José Neves, Portugal
2015 - 2015 Formadora Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2009/03/01 - 2013/06/01 Bolseira de Doutoramento (FCT) Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2011 - 2011 Formadora Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2001/11 - 2009/02 Profissional de Reconhecimento e Validação de Competências NERGA -Associação Empresarial da Região da Guarda, Portugal
2006 - 2007 Técnica de Balanço de Competências NERGA -Associação Empresarial da Região da Guarda, Portugal
2002 - 2006 Formadora Novotecna Associação para o Desenvolvimento Tecnológico Centro de Empresas Tecnológicas de Coimbra, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/07/31 - 2021/10/30 Understanding scientists and science communication: who does it, what are their motivations, and how do they do it
E-COST-GRANT-CA17127-69526f8c
Investigador
European Cooperation in Science and Technology
Concluído
2009/03 - 2013/06 The plurilingual repertoires in a lifelong learning process: a case study with the mature students at the University of Aveiro
SFRH / BD / 47533 / 2008
Bolseiro de Doutoramento
Fundação para a Ciência e Tecnologia
2010/01 - 2010/01 "Where there is a will there is a Way” – Competency for Problem-Solving
CZ -2010 - 053 -003
Agência Nacional Erasmus+

Projeto

Designação Financiadores
2022/09/01 - Atual ESTABLISHING A COMMUNITY ON EMPOWERING, INCLUSIVE, AND EQUITABLE CITIZEN SCIENCE WITHIN ECIU
25.118
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
The European Consortium of Innovative Universities
Em curso
2021/12/01 - Atual Consumer Awareness for Responsibility towards Environment
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Erasmus Plus
Em curso
2020/12/01 - Atual Smart Knowledge Garden
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia
Em curso
2020 - Atual SKG_ON | Science Communication within the Smart Knowledge Garden: enhancing Outreach in Education and Networking to foster the sustainability of CIDTFFs research
UIDB/00194/2020
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2022/05/26 - 2023/05/25 SMART-ER Seed SPA2 - Research nEtwork on reSILIEnt commuNiTies
25.122
Investigador
Universidade de Aveiro, Portugal
The European Consortium of Innovative Universities
Concluído
2019 - 2023/03/10 EuroScitizen: Building on scientific literacy in evolution towards scientifically responsible Europeans
Investigador
European Cooperation in Science and Technology
Concluído
2021/03/01 - 2023/02/28 Covid, Migrants and Minorities in Teacher Education: A Fake News Observatory to promote Critical Thinking and Digital Literacy in Times of Crisis
Investigador
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Erasmus Academie
Concluído
2022/03/06 - 2023/01/08 Educação à Escuta
UIDB/00194/2020
UIDP/00194/2020
UIDB/00194/2020
Investigador responsável
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/01/01 - 2019/12/31 Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores
UID/CED/00194/2019
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2019/01/01 - 2019/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores. [Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers]
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2013/05/01 - 2015/10/31 Estudantes Não-tradicionais no ensino superior: investigar para guiar a mudança institucional
PTDC/IVC-PEC/4886/2012
Bolseiro de Investigação
Universidade do Algarve Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações, Portugal

Universidade do Algarve, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 CIDTFF - Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (Projecto Estratégico 2011-2012) | Research Centre on Didactics and Technology in the Education of Trainers (Strategic Project 2011-2012)
Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2011/01/01 - 2012/12/31 Projecto Estratégico - UI 194 - 2011-2012
PEst-C/CED/UI0194/2011
Universidade de Aveiro, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Piacentini, Valentina; Marques, Margarida M.; Porto, Suliane; Laranjeiro, Dionísia; Ambrósio, Susana; Mendes, Alcina; Ana Varela; et al. "Ambiente integrado de investigação e educação - o caso do Smart Knowledge Garden - para a reconceitualização de espaços e dinâmicas". Trabalho apresentado em IX Seminário Iberoamericano CTS / XIII Seminário Ibérico CTS 2024, Aveiro, 2024.
    No prelo
  2. Raquel Branquinho; Inês Duarte; Cândida Sarabando; Susana Ambrósio; Pedro Cruz; Cláudia Damião; Joaquim Duarte; Xana Sá Pinto. "UNLOCKING SCIENCE FOR ALL: FOSTERING COMMUNITY EMPOWERMENT THROUGH EUROPEAN RESEARCHERS' NIGHT IN RURAL TERRITORIES OF PORTUGAL". 2024.
    10.21125/inted.2024.0325
  3. Ambrósio, Susana; Santos, Sara; Torres, Ricardo. Autor correspondente: Ambrósio, Susana. "Science Communication in Education: a first overview on training evaluation". Trabalho apresentado em 17th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, 2023.
    Publicado • 10.21125/inted.2023.1975
  4. Ambrósio, Susana; Dufour, Héloïse; Bilak, Fanny; Varga, Máté; Martinelli, Lucia; Ponce, Rita; Branquinho, Raquel; Ferreira, Miguel. "Enhancing scientists' public outreach activities: the SCICOMM4ALL project". Trabalho apresentado em 17th International Technology, Education and Development Conference, 2023.
    10.21125/inted.2023.2021
  5. Raquel Branquinho; Cândida Sarabando; Susana Ambrósio; Cláudia Damião; Joaquim Duarte. "GOMA: AN ACTIVE PROGRAM THAT AIMS TO EMPOWER STUDENTS IN RURAL AREAS THROUGH EDUCATION AND SCIENCE". 2023.
    10.21125/inted.2023.1993
  6. Ambrósio, Susana; Torres, Ricardo; Santos, Sara. Autor correspondente: Ambrósio, Susana. "EDUCATION AND SCIENCE COMMUNICATION TRAINING: A STUDY WITHIN A RESEARCH FELLOWS NUCLEUS". Trabalho apresentado em 15th annual International Conference of Education, Research and Innovation, Sevilha, 2022.
    Publicado • 10.21125/iceri.2022.1099
  7. Caçador, Helena; Galupa, Rafael; Santos, Olga; Da Silva Lopes, Betina; Alves, Mariana Rama Pedro; Simões, Ana Raquel; Ambrósio, Susana. "Connecting scientists and students in Africa Portuguese-speaking countries via letter exchanges: the case of "Cartas com Ciência"". Trabalho apresentado em SAARMSTE - Southern African Association for reacherch in Mathematics, Science and Thecnologics Education, 2022.
    Aceite para publicação
  8. Ponce, Rita; Vala, Filipa; Costa, Gil; Hyldgård, Peter; Sá, Sara; Pinto, Renata; Ferreira, Miguel; et al. "Science-media online training challenges and opportunities". 2022.
    10.5281/zenodo.7105035
  9. Ambrósio, Susana; Branquinho, Raquel; Ponce, Rita; Dufour, Héloïse; Bilak, Fanny; Varga, Máté; Martinelli, Lucia; Ferreira, Miguel. "SciComm 4all project: a self-learning program that supports scientists in bringing science beyond". 2022.
  10. Caçador, Helena; Alves, Mariana Rama Pedro; Ambrósio, Susana; Galupa, Rafael; Da Silva Lopes, Betina; Ana Raquel Simões. "Avaliar para aprender com a Cartas com Ciência: um exemplo de parceria institucional em prol da transformação social em comunidades de Língua Portuguesa". Trabalho apresentado em 11.ª conferência Forges, 2021.
    Aceite para publicação
  11. Ambrósio, Susana; Araújo e Sá, M. H.; Simões, A. R.. "“Can learning a language change your life?” Exploring the dynamics between mobilities and the development of plurilingual repertoires". 2016.
  12. Ambrósio, Susana. "Multicultural universities: working towards the integration of students from Portuguese-speaking African countries". Trabalho apresentado em “Multiculturalism” today: aspirations, realities and crisis debates. The 3rd conference of the ESREA Migration, Ethnicity, Racism and Xenophobia Network, Wroclaw, 2015.
    Publicado
  13. Ambrósio, Susana. "University of Aveiro’s practices towards inclusion: perceptions of students with disabilities. In Book of Proceedings of (pp. 1485-1494). Spain: Seville.". Trabalho apresentado em 8th International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI, Sevilha, 2015.
    Publicado
  14. Ambrósio, Susana; Araújo e Sá, M. H.; Simões, A. R.. "Non-traditional adult students in Higher Education: the development of Plurilingual Repertoires". Trabalho apresentado em 7th European Research Conference Changing Configurations of Adult Education in Transitional Times, 2014.
    Publicado
  15. Ambrósio, Susana. "Researching the cooperation between university and local industry: the technological specialisation courses at the university of Aveiro". Trabalho apresentado em 7th International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI, Sevilha, 2014.
    Publicado
  16. Ambrósio, Susana. "Bridging working life and learning in higher education: the experiences of non-traditional adult students at the University of Aveiro". Trabalho apresentado em 7th International Conference of Education, Research and Innovation – ICERI, Sevilha, 2014.
    Publicado
  17. Ambrósio, Susana. "Respostas institucionais à integração dos estudantes dos PALOP. Pontos comuns e pontos divergentes entre duas instituições de ensino superior". Trabalho apresentado em XII Congresso SPCE. Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar, Vila Real, 2014.
    Publicado
  18. Ambrósio, Susana. "A biographical approach to plurilingual repertoires of non-traditional students: an obstacle or an aid to navigation in Higher Education?". Trabalho apresentado em Non-traditional students in Higher Education: Looking beyond (in) success and dropout, 2013.
    Publicado
  19. Ambrósio, Susana. "Making wishes come true: A methodological design in a multicase study with nontraditional adult students". Trabalho apresentado em ESREA Access, Learning Careers and Identities network conference Transitions and Identity in Learning and Life, Aveiro, 2011.
    Publicado
  20. Ambrósio, Susana. "A competência plurilingue nos “maiores de 23” – um estudo de caso na Universidade de Aveiro. Guarda: Escola Superior de Educação da Guarda.". Guarda, 2011.
    Publicado
  21. Ambrósio, Susana. "A construção dos Repertórios Plurilingues ao longo da Vida: Um Estudo de Caso na Universidade de Aveiro". 2010.
Artigo em revista
  1. Vera Lúcia Lopes Cristóvão; Laura Márcia Luiza Ferreira; Inês Cardoso; Luísa Álvares Pereira; Susana Ambrósio. "Uma cartografia da divulgação científica em Ciências da Linguagem no Brasil e em Portugal". Diacrítica 37 1 (2023): 284-309. http://dx.doi.org/10.21814/diacritica.5400.
    10.21814/diacritica.5400
  2. Ambrósio, Susana; Ashby, B.; Costa, António Pedro; Guerra, Cecília; Santos, Ana Maria; Williams, James; Yruela, Inmaculada. "The state of art regarding scientists, outreach and evolution: A systematic literature review design". (2021): Ambrósio, S., Ashby, B., Costa, A. P., Guerra, C., Santos, A., Williams, J., & Yruela, I. (2020). The state of art regarding scientists, outreach and evolution: A systematic literature review design. In Proceedings of the 13th annual International Conference of Education, Research and Innovation ICERI2020, 9th and 10th of November 2020 (pp. 7690-7697). Disponível no Repositório UPT, http://hdl.handle.net/11328/3515.
    https://doi.org/10.21125/iceri.2020.1668
  3. Susana Ambrósio; Maria Helena Araújo e Sá; Ana Raquel Simões. "A Rolling Stone Gathers No Moss? The Case of Mature Students in Higher Education and Their Plurilingual Repertoires". Education Sciences (2019): https://www.mdpi.com/2227-7102/9/4/271.
    10.3390/educsci9040271
  4. Ambrósio, Susana; Marques, J. F.; Lucília Santos; Doutor, Catarina. "Higher Education Institutions and International Students’ Hindrances: A Case of Students From the African Portuguese-Speaking Countries at Two European Portuguese Universities". (2017): http://hdl.handle.net/10773/18969.
  5. Ambrósio, Susana; Marques, João Filipe; Santos, Lucília; Doutor, Catarina; Ambrosio, Susana; Marques, Joao Filipe; Santos, Lucilia; et al. "Higher education institutions and international students’ hindrances: a case of students from the African Portuguese-speaking countries at two European Portuguese universities". Journal of International Students 7 2 (2017): 367-394. http://hdl.handle.net/10400.1/13574.
    https://doi,org/10.32674/jis.v7i2.386
  6. Santos, L.; Bago, J.; Baptista, A.V.; Ambrósio, S.; Fonseca, H.M.A.C.; Quintas, H.; Santos, Lucília Maria Pessoa Tavares dos; et al. "Academic success of mature students in higher education: A portuguese case study". European Journal for Research on the Education and Learning of Adults 7 1 (2016): 57-73. http://www.scopus.com/inward/record.url?eid=2-s2.0-84962469290&partnerID=MN8TOARS.
    10.3384/rela.2000-7426.rela9079
  7. Ambrósio, Susana; Araújo e Sá, Maria Helena; Simões, Ana Raquel. "Répertoire plurilingue et contextes de mobilité: relations et dynamiques". (2015): http://hdl.handle.net/10773/16266.
    10.3917/cisl.1501.0009
  8. Ambrósio, Susana; Araújo e Sá, M. H.; Simões, Ana Raquel. "The role of universities in the development of plurilingual repertoires: the voices of non-traditional adult students". (2014): http://hdl.handle.net/10773/12647.
    10.1016/j.sbspro.2014.07.579
  9. Ambrósio, Susana; Araújo e Sá, M. H.; Pinto, Susana; Simões, Ana Raquel. "Perspectives on educational language policy: institutional and students’ voices in a higher education context". (2014): http://hdl.handle.net/10773/19014.
    10.3828/ejlp.2014.4
  10. Ambrósio, Susana; Araújo e Sá, M. H.; Simões, Ana Raquel. "Lifelong learning in higher education: the development of non-traditional adult students’ plurilingual repertoires". (2014): http://hdl.handle.net/10773/12615.
    10.1016/j.sbspro.2014.01.844
Capítulo de livro
  1. Margarida M. Pinheiro; Claudia Amaral Santos; Dora Simões; Sandra Filipe; Ambrósio, Susana. Autor correspondente: Margarida M. Pinheiro. "Educar para o consumo responsável: o projeto internacional CARE". In Scientia’2023, 50-58. UA Editora, 2023.
    Publicado • https://doi.org/10.48528/yjhq-zg39
  2. Sá-Pinto, Xana; Ambrósio, Susana; Guerra, C.; Pessoa, Patricia Alexandra; Rios, Joana; Souza, V.. "Investigação Responsável e Inovação no EuroScitizen: As vozes dos membros de uma Ação COST / Responsible Research and Innovation in EuroScitizen: The voices of the members of a COST Action.". In Investigação em educação e responsabilidade social: que lugares e possibilidades no CIDTFF?. Aveiro, Portugal: UA Editora, 2020.
    Publicado
  3. Ambrósio, Susana; Santos, Lucília; Fonseca, Henrique M. A. C.. "A permeabilidade entre o ensino vocacional e o ensino superior: análise dos percursos dos alunos dos CET da Universidade de Aveiro". Coimbra, Portugal: CINEP/IPC, 2018.
  4. Doutor, Catarina; Marques, João Filipe; Ambrósio, Susana. "A cor da pele no Ensino Superior: experiências de racismo no quotidiano dos estudantes provenientes dos PALOP em Portugal". CINEP / IPC, 2018.
  5. Ferreira, Joana; Fonseca, Henrique; Santos, Lucília; Ambrósio, Susana. "Boas práticas de ensino e de inclusão dos Estudantes com Necessidades Educativas Especiais na Universidade de Aveiro". CINEP/MediaLab/IPC, 2016.
  6. Doutor, C; Marques, J. F.; Ambrósio, Susana. "Transição para Portugal: O caso dos estudantes provenientes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no Ensino Superior". 2016.
  7. Lefevre, A.; Castro, S.; Ambrósio, Susana; Alves, T.. "Propuesta para la creación de ejercicios de intercomprensión adaptados a un público adulto que se forma a lo largo de la vida". Centro de Investigação Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores Universidade de Aveiro, 2011.
  8. Ambrósio, Susana; Castro, S; Deransart, S; Melo-Pfeifer, S. "L’Éducation d’Adultes à l’intercompréhesion: présupposés et défis. Une étude de cas avec Galapro.". Universidade de Aveiro, 2010.
  9. Ambrósio, Susana. "CRVCC – Um Centro de Novas Oportunidades". In Educação de Adultos e Intervenção Comunitária – Vol. II, 69-84. Coimbra, Portugal: Almedina, 2007.
    Publicado
Edição de livro
  1. Maria Helena Araújo e Sá; Susana Ambrósio. (H)À Educação: rubricas de 2022. UA Editora. 2023.
    10.48528/JRM7-1P43
  2. Araújo e Sá, Maria Helena; Costa, António Pedro; Fonseca, Dora; Pombo, Lucia; rua, marilia; Ramos, Raquel; Calache, Suliane; Ambrósio, Susana; Sá-Pinto, Xana. CIDTFF e parceiros não académicos: que relações e com que finalidades? | CIDTFF and non-academic partners: what relationships and for what purposes?. UA Editora. 2023.
    10.48528/y29q-vk76
  3. Araújo e Sá, Maria Helena; Gerwers, F.; Ginstsburg, S.; Spotti, M.; Ambrósio, Susana; Breeze, R.; Brinkmann, L.; et al. CoMMiTTEd: Covid, Migrantes e Minorias na formação de professores: um observatório de notícias falsas para promover o pensamento crítico e a literacia digital em tempos de crise: livro digital para professores e formadores de professores. UA Editora. 2023.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.48528/jbw5-0807
  4. Araújo e Sá, Maria Helena; Ambrósio, Susana. (H)à educação: rubricas de 2021. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2022.
    Publicado • Editor
  5. Maria Helena Araújo e Sá; Susana Ambrósio. (H)À Educação: rubricas de 2021. UA Editora. 2022.
    10.48528/YF5T-3P77
  6. Araújo e Sá, Maria Helena; Ambrósio, Susana. Educação à escuta: vozes do CIDTFF na Rádio Terra Nova. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.48528/6sn3-ky67 • Editor
  7. Araújo e Sá, Maria Helena; Ambrósio, Susana. Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção da língua portuguesa: a presença do CIDTFF na rede Camões, I.P.. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Publicado • 10.48528/712j-6d94 • Editor
  8. Araújo e Sá, Maria Helena; Ambrósio, Susana. (H)À educação: rubricas de 2020. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2021.
    Publicado
  9. Araújo e Sá, Maria Helena; Ambrósio, Susana. Dinâmicas de (investig)ação em contextos de promoção da língua portuguesa: a presença do CIDTFF na rede Camões, I.P. | Dynamics of (investigative) action in contexts promoting the Portuguese language: the presence of the CIDTFF in the Camões, I.P. network. UA Editora. 2021.
    Publicado • http://dx.doi.org/10.48528/712j-6d94
  10. Araújo e Sá, Maria Helena; Ambrósio, Susana. (H)À educação: rubricas de 2018. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2019.
    Publicado • Editor
  11. Costa, Nilza; Ambrósio, Susana. Nas raízes do imbondeiro: diálogos com a educação em contexto africano. UA Editora. 2019.
    Publicado • Editor
  12. Araújo e Sá, M. H.; Ambrósio, Susana. (H)À Educação: rubricas de 2019. Aveiro, Portugal: UA Editora. 2019.
    Publicado • Editor
Livro
  1. Araújo e Sá, H.; Gonçalves, Manuela; Ambrósio, Susana; Varela, Ana Luísa. Estratégia de responsabilidade social do CIDTFF. | CIDTFF social responsibility strategy.. 2021.
    http://dx.doi.org/10.48528/xwpw-zd98
Manual
  1. Araújo e Sá, Maria Helena; Gerwers, F; Gintsberg, S; Spotti, M; Ambrósio, Susana; Breeze, R; Brinkmann, L; et al. CoMMiTTEd - Covid, Migrants and Minorities in Teacher Education: A Fake News Observatory to Promote Critical Thinking and Digital Literacy in Times of Crisis. E-handbook for teachers and teacher educators.. 2023.
    Publicado
  2. Ambrósio, Susana. Guia de Acesso Aberto – VERSÃO ONLINE. 2018.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Ambrósio, Susana; Branquinho, Raquel; Rita Ponce; Dufour, Héloïse; Bilak, Fanny; Varga, Maté; Martinelli, Lucia; Ferreir, Miguel. Autor correspondente: Ferreir, Miguel. "SCICOMM4ALL: providing science communication training for researchers". Trabalho apresentado em Congresso SciComPt - Transformar, 2023.
  2. Bilak, Fanny; Varga, Máté; Ambrósio, Susana; Martinelli, Lucia; Ferreira, Miguel -; Ponce, Rita; Branquinho, Raquel; Dufour, Héloïse. "How to interact with the public? A short guide to science communication for scientists". Trabalho apresentado em EuroScietizen - Aveiro Meeting, 2022.
  3. Ponce, Rita; García Jiménez, Antonio; Branquinho, Raquel; Ferreira, Miguel; Souza Beraldo, Camila; Ambrósio, Susana; Drobniak, Szymek. "Providing new skills to communicate evolution through science-media online training". Trabalho apresentado em EuroScitizen - Aveiro Meeting, 2022.
Recurso online
  1. Bilak, Fanny; Varga, Máté; Ambrósio, Susana; Martinelli, Lucia; Ferreira, Miguel; Branquinho, Raquel; Dufour, Héloïse. Enhancing scientists' public outreach activities: the scicomm4all project.. 2023. https://doi.org/10.5281/zenodo.7805557.
    https://doi.org/10.5281/zenodo.7805557
  2. Ambrósio, Susana; Sá Pinto, Xana; Jenkins, Tania; Beniermann, Anna; Dufour, Héloïse; Mavrikaki, Evangelia; Ponce, Rita,; Milosevic, Tamara; de Lima, Joelyn. EuroScitizen – Tailor made Resources.. 2023. https://doi.org/10.5281/zenodo.7805437.
    10.5281/zenodo.7805437
  3. Varela, Ana Luísa; Ambrósio, Susana. Guia de Acesso Aberto CIDTFF. 2019. https://www.ua.pt/file/55423.
Relatório
  1. Ambrósio, Susana. 2015. Estudantes Não-Tradicionais no Ensino Superior: Investigar para guiar a mudança institucional., Universidade do Algarve, Universidade de Aveiro, Relatório Final do Projeto Ref.: PTDC.IVC- PEC.4886.2012..
  2. Doutor, C.; Ambrósio, Susana; Marques, J. F.. 2015. Os estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - Relatório Final Projeto Estudantes não tradicionais no Ensino Superior em Portugal: Investigar para guiar a mudança institucional.
Resumo em conferência
  1. Dufour, Héloïse; Martinelli, Lucia; Varga, Maté; Ambrósio, Susana; Bilak, Fanny; Branquinho, Raquel; Ferreira, Miguel; Rita Ponce. Autor correspondente: Dufour, Héloïse. "SciComm4all: tools to inspire scientists to connect with a multifaceted society". Trabalho apresentado em PCST Conference: Creating Common Ground PCST2023R'DAM, Rotterdam, 2023.
    Publicado
  2. Ponce, Rita; Ambrósio, Susana; Branquinho, Raquel; Drobniak, Szymek. "Organização de formações ciência/media em formato online: desafios e oportunidades". Trabalho apresentado em SciComPT - PARA, ESCUTA E AGE: REFLETIR NO PASSADO PARA CONSTRUIR O FUTURO, Ponta Delgada, 2022.
    Publicado
  3. Caçador, Helena; Da Silva Lopes, Betina; Alves, Mariana; Ambrósio, Susana; Galupa, Rafael; Simões, Ana Raquel. "Evaluating to learn from Cartas com Ciência: an example of institutional partnership for social transformation in Portuguese-speaking communities (https://eventos.aforges.org/wp-content/uploads/sites/63/sites/64/2023/05/11CONF_FORGES2021_livro_atas.pdf)". Trabalho apresentado em Forges, 2021.
    Aceite para publicação
  4. Ambrósio, Susana. "Escrever ou não escrever, eis a questão". Trabalho apresentado em Livro de Resumos do 7º Congresso da SciComPT – Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal “Comunicação de Ciência e Inclusão”, 2019.
    Publicado
  5. Ambrósio, Susana. "Estratégias de Comunicação de Ciência: Porque a Ciência não é só dos Investigadores.". Trabalho apresentado em Livro de Resumos do 6º Congresso da SciComPT – Rede de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Portugal, 2018.
    Publicado
Website
  1. Porto, Suliane; Ambrósio, Susana. Smart Knowledge Garden & Open Education Smart Campus. 2023. https://www.ua.pt/pt/skg-oesc.
  2. Ambrósio, Susana; Porto, Suliane. Educação à Escuta. 2023. https://educacaoaescuta.web.ua.pt/.

Artística / Interpretação

Guião
  1. Dufour, Héloïse; Bilak, Fanny; Varga, Maté; Ambrósio, Susana; Martinelli, Lucia; Miguel Ferreira; Rita Ponce; Branquinho, Raquel. Getting your work out: how to be prepared for a video interview (SciComm4all). 2022.

Propriedade Intelectual

Marca registada
  1. 2023. "“(H)À EDUCAÇÃO".
    Registada

Outros

Outra produção
  1. Conversas com os autores: Sessões paralelas B; Co-construir parcerias e caminhos na diversidade - "EuroScitizen, uma rede de parceiros"". 2022. Sá-Pinto, Xana; Pessoa, Patrícia; Ambrósio, Susana; Cavadas, Bento; Sousa, Bruno; Ponce, Rita; Branquinho, Raquel. https://hdl.handle.net/10216/146995.
  2. Foster Open Science Training Handbook – Versão portuguesa. Membro da equipa de tradução da versão portuguesa. 2018. Ambrósio, Susana. https://foster.gitbook.io/manual-de-formacao-em-ciencia-aberta/08fichatecnica.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2023/04/11 We had the researchers, the social actors, the institutional partner and we made a show. And now what? PCST Conference “Creating Common Ground”
(Rotterdam, Países Baixos)
2023/04/11 Science communication in Social Sciences and the Media: the story of an improbable friendship. PCST Conference “Creating Common Ground”
(Rotterdam, Países Baixos)
2022/12/15 SciComm 4all project: a self-learning program that supports scientists in bringing science beyond Academia [poster presentation] SciComm 4all project: a self-learning program that supports scientists in bringing science beyond Academia
XVIII Encontro Nacional de Biologia Evolutiva (Braga, Portugal)
2016/11/18 Can learning a language change your life?” Exploring the dynamics between mobilities and the development of plurilingual repertoires 4ª Mesa Redonda Línguas e Mobilidades.Mobilidades Linguísticas
Universidade do Algarve (Olhão, Portugal)
2015/06/03 VET at HE institution: the Technological Specialisation Courses at the University of Aveiro 47th EUCEN Conference: Building bridges together in University Lifelong Learning
Bogaziçi University (Instambul, Turquia)
2014/11/28 “We all speak Portuguese…don’t we?” The role of the Portuguese Language in the integration of the students from the African Portuguese Speaking Countries at the University of Aveiro 14th International Association for Languages and Intercultural Communication.
Universidade de Aveiro (Aveiro)
2014/11/06 Recommendations from different stakeholders in the University: Research based diagnosis to promote convenient dedicated ULLL programmes EUCEN Autumn Seminar
EUCEN (Barcelona, Espanha)
2014/07/14 Perspectives of ‘persons of interest’ on students with special needs Seminar Embracing Inclusive Approaches for Children and Youth with Special Education Needs
Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2014/05/13 Multicultural universities: working towards the integration of students from Portuguese-speaking African countries The 3rd of ESREA Network On Migration, Ethnicity, Racism and Xenophobia “Multiculturalism” today: aspirations, realities and crisis debates
University of Lower Silesia (Wroclaw, Polónia)
2014/05/12 Non-traditional adult students at the university: Reflecting on teachers’ voices regarding NTAS’ barriers to learning and their pedagogical practices Widening Participation Conference 2014: Widening Participation through Curriculum.
Jury’s Inn, Central Milton Keynes (Reino Unido)
2014/04/24 Students with Dyslexia in Higher Education: Reflecting on their academic experience at the University of Aveiro 22nd Annual World Congress On Learning Disabilities “Ensuring Quality Education: Research, Practice, Advocacy”
Southampton University
2014 Respostas institucionais à integração dos estudantes dos PALOP: pontos comuns e pontos divergentes entre duas Instituições de Ensino Superior. XII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), “Ciências da Educação: Espaços de investigação, reflexão e ação interdisciplinar”
2013/09/04 Non-traditional adult students at Higher Education: the development of Plurilingual Repertoires in Adult Education. Comunicação aresentada na “. Berlim, , 4 - 7 de setembro. ESREA: The 7th European Research Conference. Changing configurations of adult education in transitional times
Humboldt-University (Berlim, Alemanha)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2023/02/01 - Atual Avaliação de iniciativas de comunicação de ciência em educação do CIDTFF: vozes do investigadores
Coorientador
Programa Doutoral em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro, Portugal
2020/09/11 - 2023/01/01 OS FATORES PSICOSSOCIAIS DE RISCO DO INTÉRPRETE DE LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA EM CONTEXTO EDUCATIVO
Coorientador
Doutoramento em Educação (Doutoramento)
Universidade de Aveiro Departamento de Educação e Psicologia, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2020/02 - Atual Rubrica semanal “Educação à Escuta” - Rádio TerraNova (2020/02)
Outro (Coorganizador)
2018/06 - Atual Rubrica quinzenal “(H)À Educação” – Jornal Diário de Aveiro (2018/06)
Outro (Coorganizador)
2018/06 - Atual LABS COM VIDA (2018/06)
Outro
2022/06/06 - 2022/06/06 IV Fórum CIDTFF - "CIDTFF e parceiros não Académicos: que relações e com que finalidades?" (2022/06/06 - 2022/06/06)
Mesa-redonda (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2021/04/28 - 2021/06/09 STEAM TALKS (2021/04/28 - 2021/06/09)
Seminário (Coorganizador)
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2019/05/24 - 2019/05/24 Seminário e apresentação do livro “Nas raízes do imbondeiro : Diálogos com a educação em contexto africano” (2019)
Seminário (Coorganizador)
2019 - 2019 III FORUM CIDTFF (2018 - 2018)
Encontro (Coorganizador)
2018/12/07 - 2018/12/07 Evento “Encontros com o CIDTFF” (2018 - 2018)
Encontro (Coorganizador)
2018 - 2018 II FORUM CIDTFF (2018)
Encontro (Coorganizador)
2014 - 2014 Conferência Internacional IALIC 2014 (2014 - 2014)
Conferência (Coorganizador)

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2022/11/24 - 2022/11/24 Moderação da mesa redonda "Citizen Science and territorial resilience"
Mesa-redonda
"Citizen Science and territorial resilience"
Universidade de Aveiro, Portugal
2022/06/06 - 2022/06/06 Conversas com os autores: Sessões paralelas B; Co-construir parcerias e caminhos na diversidade - "EuroScitizen, uma rede de parceiros"
Mesa-redonda
IV Fórum CIDTFF
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2022/06/06 - 2022/06/06 Painel: Da ideia às histórias: percursos partilhados
Mesa-redonda
IV Fórum CIDTFF
Universidade de Aveiro Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores, Portugal
2021/11/24 - 2021/11/24 Participação, a convite, no Dia Nacional da Cultura Científica com Café de Ciência
Mesa-redonda
Dia Nacional da Cultura Científica com Café de Ciência
Universidade de Aveiro, Portugal

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2022/06/03 Resiliência, Saúde e Bem-Estar em Estudantes do Ensino Superior Português
Arguente principal
Denise Nemoto Piccoli (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal
2022/06/03 Resiliência e promoção da Saúde numa equipa multidisciplinar
Arguente principal
Gastão Luís Vilhena dos Santos (Mestrado)
Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2020/09/24 - 2020/09/25 Simpósio Internacional de Psicologia da Educação: Passado, Presente e Futuro (SInPE20) Universidade de Aveiro

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2020 - Atual Education Sciences (2227-7102) MDPI AG
2013 - Atual Journal of Mixed Methods Research (1558-6901) SAGE Publications
2017 - 2017 On the Horizon (1074-8121) Emerald (MCB UP )

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2022/09/12 - 2023/07/10 Projetos de Intervenção Educacional Licenciatura em Educação Básica (Licenciatura) Universidade de Aveiro, Portugal
2023/02/08 - 2023/04/21 Comunicação de ciência: para quê, para quem e como (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/09/11 - 2022/07/13 SEMINÁRIO DE INVESTIGAÇÃO I Programa Doutoral em Educação (Doutoramento) Universidade de Aveiro, Portugal
2021/01/13 - 2022/04/29 Comunicação de ciência: para quê, para quem e como (Outros) Universidade de Aveiro, Portugal
2004 - 2008 Modelos e Teorias Contemporâneas em Educação Animação Sócio-Cultural Escola Superior de Educação Jean Piaget de Viseu, Portugal
2004 - 2007 Introdução à Educação: Modelos e Teorias Enfermagem (Licenciatura) Escola Superior de Saúde Jean Piaget de Viseu, Portugal

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2025/03/01 - Atual Association of Science Communicators Volunteers Coordinator
2023/07/11 - Atual NCCPEs Public Engagement Professionals Network: Bristol, GB
2021/11/16 - Atual PCST Network - The Network for the Public Communication of Science and Technology : Campbell , AU