???global.info.a_carregar???
Catarina Vilas concluiu o Mestrado integrado em Psicologia em 2020, pela Universidade do Minho. Colabora com Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação - GUIA (http://www.guia-psi.com/), na Universidade do Minho, desde 2019. Tem vindo a direcionar o seu trabalho no âmbito da Psicologia Escolar e da Educação. Especificamente, em processos de autorregulação. Nesse sentido, publicou um artigo numa revista especializada, International Journal of Environmental Research and Public Health, e dois capítulo de um livro, na Nova Science Publishers.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Catarina Viana Oliveira Vilas

Nomes de citação

  • Vilas, Catarina

Identificadores de autor

Ciência ID
E916-537B-CEF6
ORCID iD
0000-0002-1208-8252

Moradas

  • Escola de Psicologia da Universidade do Minho, 4710-057, Gualtar, Braga, Portugal (Pessoal)

Websites

  • http://www.guia-psi.com/ (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Psicologia

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português (Idioma materno)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2)
Espanhol; Castelhano Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2021/09/15 - 2022/06/30
Concluído
Curso de Formação Especializada em Fundamentos para a Investigação Científica (Outros)
Universidade do Minho, Portugal
2022/02 - 2022/05
Concluído
Formação Aprender a Aprender - Intervenção baseada na narrativa "Sarilhos do Amarelo" para promoção de competências de autorregulação (Outros)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2022/02/09 - 2022/04/01
Concluído
Formação Inicial Psicólogo Júnior (Outros)
Ordem dos Psicólogos Portugueses, Portugal
Muito bom
2015/10/10 - 2020/11/25
Concluído
Psicologia (Mestrado integrado)
Especialização em Sem especialização
Universidade do Minho, Portugal
"Children's perceived barriers for a healthy diet: A case study" (TESE/DISSERTAÇÃO)
15
2017/09 - 2018/02
Concluído
Psicologia (Outros)
Uniwersytet Kardynala Stefana Wyszynskiego w Warszawie Instytut Filozofii, Polónia
4 (de 5)
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/09/01 - 2022/12/31 Investigador (Investigação) APsi - Associação de Psicologia da Universidade do Minho, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2021/09/24 - 2022/09/24 Estágio Profissional em Psicologia da Educação Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2019/01 - 2021/04 Colaboradora no Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação - GUIA Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2019/09 - 2020/04 Estágio Curricular em Psicologia Escolar e da Educação Agrupamento de Escolas de Real, Portugal
2018/11 - 2019/05 Voluntária da Juventude Cruz Vermelha - Braga Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2021/09/01 - 2022/08/31 Financiamento Plurianual às Unidades de I&D (UIDB/01662/2020)
UMINHO/BIM-CNCG/2021/86
Bolseiro de Investigação

Projeto

Designação Financiadores
2020/07/10 - 2022/05/04 In-person and Online Healthy Eating Promotion through Self-regulation: Assessing the Efficacy of a Narrative-based intervention
POCI-01-0145-FEDER-028302 / PTDC/PSI-GER/28302/2017
Colaboração
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
Produções

Publicações

Artigo em revista
  1. Magalhães, Paula; Vilas, Catarina; Pereira, B.; Silva, Cátia; Oliveira, Hélder; Rosário, Pedro. "Children's Perceived Barriers for a Healthy Diet: The influence of Child and Community-related Factors". Journal of Nutrition Education and Behavior (2021):
    Em revisão
Capítulo de livro
  1. Martins, Juliana ; Cunha, Jennifer; Vilas, Catarina; Rosário, Pedro. "Voices of Mentee-Mentor Dyads: Impact of School-Based Mentoring On Self-Regulation to Rescue Students Experiencing School Failure". In The Psychology of Self-Regulation, 83-116. Nova Science Publishers, 2022.
    Publicado
  2. Pereira, B.; Vilas, Catarina; Leavitt, Abigail; Silva, Cátia; Rosário, Pedro; Magalhães, Paula. "The Knowledge-centered Paradigm on the Promotion of Child Healthy Eating Behavior: A Plethora of Approaches". Nova Science Publishers, 2021.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Cunha, Jennifer; Juliana Martins; Vilas, Catarina; Rosário, Pedro. "Impact of a Mentoring Support on Self-Regulated Learning: Mentees' Perspectives". Trabalho apresentado em VIII Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud, 2022.
Tese / Dissertação
  1. Vilas, Catarina Viana Oliveira. "Children's perceived barriers for a healthy diet: a case study". Mestrado, Universidade do Minho Escola de Psicologia, 2020. http://hdl.handle.net/1822/70330.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2022/12/01 Parenting roles in a time of climate change: A narrative literature review VIII Congreso Internacional en Contextos Psicológicos, Educativos y de la Salud
(Espanha)
2021/09/01 Perceived impact of gamification elements on engagement in an online narrative based intervention on healthy eating XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia
Universidade do Minho (Braga, Portugal)

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2022/07/21 - Atual Membro da Comissão Organizadora do 1º Encontro Nacional 'Aprender para Envolver na Escola' (2022/07/21)
2022/11/04 - 2022/12/07 Formação sobre Mentoria por Pares para Professores do 1º Ciclo (2022/11/04)
2020/03 - 2020/06 "Covid-19 em Sarilhos" foi desenvolvido com o objetivo de ajudar as crianças e famílias de Portugal a ultrapassar o período de confinamento, através das redes sociais, Facebook e Instagram. https://www.facebook.com/covid19emsarilhos/ https://www.instagram.com/covid19_em_sarilhos/?hl=en (2020/03 - 2020/06)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal
2019/06/12 - 2019/06/12 A atividade do "Aventura no Bosque-Sem-Fim" teve como principal objetivo levar ao imaginário da estória "Sarilhos do Amarelo" através de um peddy-paper. Esta atividade acolheu mais de 600 crianças no campus da Universidade do Minho. (2019/06/12)
Encontro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2019/01/05 - Atual Os seminários semanais do Grupo Universitário de Investigação em Autorregulação - GUIA, têm como objetivo a partilha de conhecimento, reflexão e discussão sobre: processos e modelos de autorregulação, novos conceitos ou modelos que possam ter surgido, resultados de estudos realizados no GUIA, novas metodologias de analise e recolha de dados.
Seminário
Seminário do GUIA
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2022/02/03 - 2022/02/04 1ª Convenção de Psicologia UNorte
2020/06/09 - 2020/06/09 O I Encontro Online "Sarilhos do Amarelo: Relatos do Terreno" teve como objetivo a partilha das diferentes experiências dos profissionais responsáveis pela implementação do projeto "Sarilhos do Amarelo", durante o período de pandemia da COVID-19.
Encontro
I Encontro Online "Sarilhos do Amarelo: Relatos do Terreno"
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2016/09 - 2018/07 Colaboradores de Investigação tem como principal objetivo aproximar os alunos da investigação no domínio da Psicologia Básica e da Psicologia Aplicada. Desta forma, os alunos são integrados nos grupos de investigação, podendo colaborar assim em projetos de investigação, realizando tarefas como: a inserção de dados; a transcrição de entrevistas; e a recolha de dados.
Outro
Colaboradores de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Psicologia, Portugal