???global.info.a_carregar???
I have a PhD in Child Studies, specializing in Information and Communication Technologies (ICT), with a European doctoral title, from the Institute of Education (IE) at the University of Minho (UMinho), a degree I obtained in 2014. As a PhD student, I have carried out three professional activities, namely: researcher in the areas of Educational Technology and Child Studies in different types of projects; senior technician dedicated to pedagogical innovation and the internationalization of Higher Education (HE), within the scope of a European interuniversity alliance; Science Management and Communication scholarship holder within the scope of a strategic project and a project funded by the European Research Council. I am currently a senior researcher at CIPES - Centre for Research in Higher Education Policies (University of Porto and University of Aveiro), as part of the respective strategic project, and I collaborate with the CIEd - Research Centre in Education (University of Minho), where I did my doctorate. This has resulted in a wide-ranging and multidimensional experience and knowledge of ES at national and European level. In addition to scientific publications, participation in research projects and scientific events, teaching, training and instructional design, my experience includes preparing funding applications, supporting project management and science communication activities, including social media management.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Ana Francisca Cunha Monteiro

Nomes de citação

  • Monteiro, Ana Francisca
  • Monteiro, Ana F.

Identificadores de autor

Ciência ID
A917-2146-FAC1
ORCID iD
0000-0001-6204-5456
Google Scholar ID
https://bit.ly/2Hbne3h
Researcher Id
L-4239-2017
Scopus Author Id
57223278206

Endereços de correio eletrónico

  • afmonteiro@cipes.up.pt (Profissional)
  • amonteiro@ie.uminho.pt (Profissional)
  • afmonteiro.edu@gmail.com (Pessoal)

Moradas

  • Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
  • Rua 1º Dezembro 399 , 4450-227, Matosinhos, Matosinhos, Portugal (Profissional)

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Ciências da Educação
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
  • Ciências Sociais - Ciências da Educação

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Português Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C2)
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C1)
Espanhol; Castelhano Utilizador elementar (A1) Utilizador proficiente (C1) Utilizador elementar (A1)
Formação
Grau Classificação
2014/01/13
Concluído
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação
Universidade do Minho, Portugal
"'Tem é de ser de mim': Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
Aprovada por unanimidade
2007
Concluído
Formação pedagógica inicial de formadores (Outros)
Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), Portugal
Excelente
2007
Concluído
Web design (Outros)
Microcamp/Digitando, Portugal
17 (escala 0 a 20)
2005
Concluído
Visual Merchandising (Outros)
Cenatex, Portugal
Muito bom
2005
Concluído
Atendimento presencial (Outros)
Myjobs - Recursos Humanos, Portugal
2004
Concluído
Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura)
Especialização em Jornalismo; Relações Públicas
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
16
Percurso profissional

Ciência

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2024/03 - Atual Investigador Contratado (Investigação) Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
2019/06/01 - 2021/12 Investigador Contratado (Investigação) Universidade do Minho, Portugal
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal

Outros

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2022/01 - 2024/02 Learning Designer Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2018 - 2019 Formadora (Investigação qualitativa, Comunicação e Tecnologia Educativa) Trabalho independente, Portugal
2018/03/01 - 2018/10/16 Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia. Projeto "Exchange: Forensic Geneticists and the Transnational Exchange of DNA data in the European Union: Engaging Science with Social Control, Citizenship Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2017/07/01 - 2018/02/28 Bolseira de Investigação. Projeto "Bringing Life Into the Classroom: Innovative use of mobile devices in the educational process" (Erasmus +, Project no. 2016-1-RO01-KA201-024659). Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2014/08/01 - 2017/04/30 Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2014/01/01 - 2014/04/30 Técnica de comunicação Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
2008/04/01 - 2012/08/31 Bolseira de investigação. Doutoramento em Estudos da Criança, Tecnologias de Informação e Comunicação. Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2005/01/01 - 2007/01/01 Jornalista PÚBLICO Comunicação Social SA, Portugal
2006/06/01 - 2006/08/31 Jornalista Jornal Digital, Portugal
Projetos

Bolsa

Designação Financiadores
2014/07/01 - 2017 Projeto Estratégico do Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho (PEst-OE/CED/UI1661/2014)
PEst-OE/CED/UI1661/2014
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2008/05 - 2013/08 A internet na vida das crianças: lidar com oportunidades e riscos
SFRH / BD / 36262 / 2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e Tecnologia, POPH, QREN, FSE
Concluído

Projeto

Designação Financiadores
2024/03/08 - Atual Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES
UIDB/00757/2020
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal

Universidade de Aveiro, Portugal

Universidade do Porto, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
2019/06/01 - Atual Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal (KML II)
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
2017/07/01 - 2018/02/28 Bringing Life Into the Classroom: Innovative use of mobile devices in the educational process
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
European Commission
Concluído
2008/11/01 - 2010/12/15 SimSafety - Flight Simulator for Internet Safety
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
European Commission
Concluído
2008/05/01 - 2009/11/30 Face It - Focus on Awareness of Culture and Education for International Teachers
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
European Commission
Concluído

Outro

Designação Financiadores
2022/01 - 2023/12 Regional University Network - European University
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em boletim informativo
  1. Monteiro, Ana Francisca. "Investigação educativa em contexto pandémico", Boletim CIEd: Retratos da investigação em tempos de pandemia, 2020, https://cied.uminho.pt/sites/default/files/2020-12/BOLETIM 6_23122020_FINAL.pdf.
  2. Monteiro, Ana Francisca. "Os ‘nativos digitais’ vão gostar do ensino a distância?", Boletim CIEd: Fórum de reflexão educativa COVID-19, 2020, https://cied.uminho.pt/sites/default/files/2020-10/Boletim CIEd 2.pdf.
  3. Monteiro, Ana Francisca. "Os conceitos de oportunidade, risco e segurança na óptica de crianças e jovens", Boletim Público na Escola, 2009
Artigo em conferência
  1. Monteiro, Ana Francisca; Cristina Coutinho Pereira. Autor correspondente: Monteiro, Ana Francisca. "Student (formative) evaluations of teaching: Innovating to promote de facto improvements in teaching and learning in Higher Education". Trabalho apresentado em EDULEARN24, International Conference on Education and New Learning Technologies, 2024.
    Em revisão
  2. Monteiro, Ana Francisca; Orvalho, Luísa; Amorim, Clara; Manuel, Cândida; Tavares, Dina. "O papel do feedback entre pares para o desenvolvimento das capacidades e disposições de pensamento crítico". Trabalho apresentado em Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior (CNaPPES.24), Porto, 2024.
    Aceite para publicação
  3. Rodrigues, G.; Monteiro, A.F.; Osório, A.J.. "Computational participation in programming language learning in higher education: a multi-case study,Participação computacional na aprendizagem de uma linguagem de programação no ensino superior: um estudo multicasos". 2022.
    10.23919/CISTI54924.2022.9820297
  4. Rodrigues, G.; Monteiro, A.F.; Osório, A.. "Introductory Programming in Higher Education: A Systematic Literature Review". 2022.
    10.4230/OASIcs.ICPEC.2022.4
  5. Rodrigues, Gabryella; Monteiro, Ana Francisca; António Osório. "INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA". Trabalho apresentado em XII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, Braga, 2021.
    Publicado
  6. Ana Francisca Monteiro; Maribel Miranda-Pinto; António José Osório; Catarina Araújo. "Coding as literacy: case studies at pre-primary and elementary school". Trabalho apresentado em 15th International Technology, Education and Development Conference, 2021.
    Publicado • 10.21125/inted.2021.0718
  7. Monteiro, Ana Francisca; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António; Araújo, Catarina. "Curricular integration of computational thinking, programming and robotics in basic education: a proposal for teacher training". Trabalho apresentado em ICERI19 - 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.0232
  8. Araújo, Catarina; Osório, António; Martins, Ana Paula; Miranda-Pinto, Maribel; Monteiro, Ana Francisca. "Yes, I know what to do!”- An exploratory study using self-regulated self-development (SRSD) and technology in the context of the classroom". Trabalho apresentado em ICERI19 - 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2035
  9. Araújo, Catarina; Pereira, Luís; Osório, António; Ferreira, Luís; Martins, Ana Paula; Miranda-Pinto, Maribel; Monteiro, Ana Francisca. "Argumentus - An educational game for writing using self-regulated strategy development (SRSD)". 2019.
    Publicado • 10.21125/iceri.2019.2046
  10. Amante, Lúcia; Batista de Souza, Elizabeth; Quintas-Mendes, António; Monteiro, Ana Francisca; Miranda-Pinto, Maribel; Osório, António; Araújo, Catarina. "Computational thinking, programming and robotics in basic education: evaluation of an in-service teacher's training b-learning experience". 2019.
    10.21125/iceri.2019.2626
  11. Monteiro, Ana Francisca; Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; José Meneses Osório, António. "Using mobile apps to promote children and youth online safety - a literature review". Trabalho apresentado em ICERI 2017 - 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017.0473
  12. Santos Miranda-Pinto, Maribel; José Meneses Osório, António; Francisca Monteiro, Ana; Valente, Luís; Liane Araújo, Catarina. "Laboratory of technologies and learning of programming and robotics for preschool and primary school". Trabalho apresentado em ICERI 2017 - 10th annual International Conference of Education, Research and Innovation, 2017.
    Publicado • 10.21125/iceri.2017.0473
  13. Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; Monteiro, Ana Francisca; José Meneses Osório, António. "Robôs para crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos)". Trabalho apresentado em X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017, 2017.
    Publicado
  14. Monteiro, Ana Francisca. "Digital childhood, risks and opportunities: Why is it so important to listen to children?". Trabalho apresentado em The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children. Engaging with emerging research. Atas do of 1st Digilitey Training School, 2016.
    Publicado
  15. Monteiro, Ana Francisca. "Crianças e tecnologia: os jogos online como experiência social e identitária". Trabalho apresentado em Atas da IX Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2015: Meio século de TIC na Educação / Half a century of ICT in education, 2015.
    Publicado
  16. Monteiro, Ana Francisca. "Lazer e identidade no uso de tecnologias por crianças: “É o meu site”". Trabalho apresentado em 3° Congresso Literacia, Media e Cidadania, 2015.
    Publicado
  17. Monteiro, Ana Francisca. "Crianças e internet: noções de oportunidade, risco e segurança". Trabalho apresentado em 7º SOPCOM - Meios Digitais e Indústrias Criativas, 2011.
    Publicado
  18. Monteiro, Ana Francisca. "Geração digital: ouvindo as crianças falar de oportunidades e riscos online". Trabalho apresentado em VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Challenges 2011 - Perspectivas de Inovação, 2011.
    Publicado
  19. Monteiro, Ana Francisca. "Crianças e internet: aprendizagem ou entretenimento?". Trabalho apresentado em 6º Congresso SOPCOM - Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia, 2009.
    Publicado
  20. Monteiro, Ana Francisca. "A utilização da internet por crianças e jovens: educação ou perda de tempo, risco ou oportunidade?". Trabalho apresentado em Encontro Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea, 2009.
    Publicado
  21. Monteiro, Ana Francisca. "Comunidades na Moodle: projectos, dinâmicas e intencionalidades". Trabalho apresentado em Comunidades de Aprendizagem Moodle, Caldas da Rainha, 2008.
    Publicado
  22. Monteiro, Ana Francisca. "Mediação no uso da Internet por crianças e jovens: contornos do problema". Trabalho apresentado em VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas, 2008.
    Publicado
  23. Monteiro, Ana Francisca. "O papel da internet na vida das crianças". Trabalho apresentado em 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação, 2007.
    Publicado
  24. Monteiro, Ana Francisca. "A internet na vida das crianças: lidar com perigos e oportunidades". Trabalho apresentado em Challenges 2007 - Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação, 2007.
    Publicado
Artigo em revista
  1. Pinto, Maribel Santos Miranda; Araújo, Catarina Liane; Monteiro, Ana Francisca; Osório, António. "Desenvolvimento Positivo pela Tecnologia (PTD) checklist de envolvimento: crianças/criança e ambientes/facilitadores". (2022): http://hdl.handle.net/10400.2/12385.
    https://doi.org/10.34627/redvol5iss1e202204
  2. Ana Francisca Monteiro; Maribel Miranda-Pinto; António José Osório. "Coding as Literacy in Preschool: A Case Study". Education Sciences (2021): https://doi.org/10.3390/educsci11050198.
    10.3390/educsci11050198
  3. Monteiro, Ana Francisca; Bento, Marco; Lencastre, José Alberto; Pereira, Marcelo; Ramos, Altina; Osório, António José; Silva, Bento Duarte da. "Challenges of mobile learning – a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey". Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación (2017): http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.3229.
    Publicado • 10.17979/reipe.2017.0.13.3229
  4. Pinto, Maribel dos Santos Miranda ; Monteiro, Ana Francisca; José Meneses Osório, António. "Potencialidades e fragilidades de robôs para crianças em idade pré escolar: 3 a 6 anos". Revista Observatório (2017): http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302.
    10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p302
  5. Monteiro, Ana Francisca; Osório, António José. "Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças". Revista Portuguesa de Educação 28 1 (2015): 35. https://doi.org/10.21814/rpe.7049.
    Publicado • 10.21814/rpe.7049
  6. Ferreira, Paula; Monteiro, Ana Francisca. "Riscos de Utilização das TIC". Eduser 1 1 (2009): https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/9.
    Publicado
Capítulo de livro
  1. Ana Francisca Monteiro; Soraia Gonçalves; António H. J. Moreira. "The 50 + 10 Concept for the Development of Future Skills: A Pedagogical Framework". 2023.
    10.1007/978-3-031-41637-8_30
  2. Monteiro, Ana Francisca; José Meneses Osório, António. "Geração digital, oportunidades e riscos: razões para ouvir crianças e jovens". In Infância no digital. Portugal: Arca Comum, 2010.
    Publicado
Poster em conferência
  1. Monteiro, Ana Francisca; José Meneses Osório, António. "Crianças e internet: quando o risco é oportunidade". Trabalho apresentado em 1º Congresso Nacional Literacia, Media e Cidadania, 2011.
Prefácio / Posfácio
  1. Monteiro, Ana Francisca. "A escola do futuro será personalizada, graças à Inteligência Artificial". Prefácio para Challenges 2019: Desafios da Inteligência Artificial, Artificial Intelligence Challenges (Atas da XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação), editado por Osório, António J.; Gomes, Maria João; Valente, António Luís. Braga, Portugal: Centro de Competência em Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (CCTIC-IEUM). 2019.
    Publicado

Outros

Outra produção
  1. “It has to be about me”: researching the role of media in the lives of children - opportunity, risk and safety. Proposta para estágio de investigação no âmbito da candidatura a doutoramento europeu.. 2012. Monteiro, Ana Francisca.
Atividades

Apresentação oral de trabalho

Título da apresentação Nome do evento
Anfitrião (Local do evento)
2024 Transformação digital da Educação Superior: Instrumentos e caminhos de governação digital do Ensino Superior XVII Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
2023 Inovação pedagógica no Ensino Superior: Projeto 50+10 XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía e IV Congreso de la ASociacion Científica Internacional de Psicopedagogía
2020 Programar para aprender: integração curricular da programação na educação pré-escolar e 1.º CEB TIC@Portugal'20 - XIV Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
(Portugal)
2019 Integração curricular do pensamento computacional, da programação e da robótica na educação: Uma proposta para a formação de professores. Challenges 2019 - XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019 Education for all students: the experience of implementing inclusive curriculum and universal design in Portuguese schools Challenges 2019 - XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019 Multimodal literacy in the classroom: the use of universal and inclusive methodologies in writing texts Challenges 2019 - XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2019 Ser criança na era digital O Indivíduo na Sociedade da Informação – Comemoração do Dia Mundial da Sociedade da Informação – DMSI 2019
Casa do Conhecimento de Vila Verde (Vila Verde, Portugal)
2017 Robôs para crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos) X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga , Portugal)
2017 Challenges of mobile learning–a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey XIV Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2017 Using mobile apps to promote online safety: advice and support needs from a child and youth centred perspective Cyberspace 2017
Masaryk University's Faculty of Law (Brno, República Checa)
2017 Implicações de um contexto digital no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. I Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica – Investigação, Conhecimento e Prática Clínica
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESEnfC (Coimbra, Portugal)
2016 Children’s representations of addictive online behaviour: The internet addict stigma 2016 Conference of the International Association for Media and Communication Research (IAMCR)
International Association for Media and Communication Research (IAMCR) (Leicester, Portugal)
2016 Digital childhood, risks and opportunities: Why is it so important to listen to children? The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children. Engaging with emerging research - 1st Digilitey Training School
Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015 Crianças e tecnologia: os jogos online como experiência social e identitária IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2015
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2015 Lazer e identidade no uso de tecnologias por crianças: “É o meu site” 3° Congresso Literacia, Media e Cidadania
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Lisboa , Portugal)
2015 Mediação parental no uso de tecnologias por crianças: Paradoxos da imposição de restrições A Europa no Mundo e o Mundo na Europa: crise e identidade
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
2014 Online risks from children’s perspectives: questioning awareness strategies ECREA 2014 - 5th European Communication Conference
uropean Communication Research and Education Association (ECREA) (Lisboa, Portugal)
2014 Inside children’s digital worlds: an ethnographic approach to children’s adoption of digital technologies ECER 2014, The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe
European Educational Research Association - EERA (Porto, Portugal)
2011 Crianças e internet: noções de oportunidade, risco e segurança 7º SOPCOM - Meios Digitais e Indústrias Criativas
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Porto , Portugal)
2011 Geração digital: ouvindo as crianças falar de oportunidades e riscos online VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Challenges 2011
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2011 Media in the lives of children: dealing with opportunities and risks EU Kids Online II meeting
London School of Economics and Political Science (Londres, Reino Unido)
2011 Children and the internet: dealing with opportunities and risks 15ª Conferência Bianual da International Study Association for Teachers and Teaching (ISATT)
International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) (Braga, Portugal)
2011 Internet, oportunidades e riscos - ouvir o que as crianças têm a dizer Colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções
Observatório Permanente da Juventude do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2011 A Internet na vida das crianças: lidar com perigos e oportunidades 1º Encontro de Jovens Investigadores das Ciências da Comunicação
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Braga, Portugal)
2010 Geração digital, oportunidades e riscos: razões para ouvir crianças e jovens 1º Encontro @rcaComum
Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
2009 Crianças e internet: aprendizagem ou entretenimento? 6º Congresso SOPCOM - Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Lisboa, Portugal)
2009 A utilização da internet por crianças e jovens: educação ou perda de tempo, risco ou oportunidade? Encontro Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea
Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (Lisboa , Portugal)
2009 Children, online experiences and fun: dealing with parents and safety. 10ª conferência anual da Association of Internet Researchers, Internet Research 10.0 - Internet: Critical
Association of Internet Researchers - AoIR (Milwaukee, Estados Unidos)
2009 Usos informais da Internet: os conceitos de oportunidade, risco e segurança na óptica de crianças e jovens Conferência Nacional EU Kids Online
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
2008 Comunidades na Moodle: projectos, dinâmicas e intencionalidades Encontro Caldas Moodle
Educom - Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Caldas da Rainha, Portugal)
2008 Mediação no uso da Internet por crianças e jovens: contornos do problema VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas
Associação Portuguesa de Sociologia (Lisboa, Portugal)
2007 O papel da internet na vida das crianças 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Braga, Portugal)
2007 A internet na vida das crianças: lidar com perigos e oportunidades Challenges 2007 - Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga )
2007 Crianças e internet, perigos e oportunidades CIANEI 2º - Congresso internacional de aprendizagem na educação de infância
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Maia, Portugal)

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024 - Atual O papel do estudante no processo de garantia da qualidade no IPCA: a importância dos questionários de avaliação pedagógica
Coorientador de Catarina Cardoso
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
2019/09/24 - Atual Participação computacional na aprendizagem de uma linguagem de programação no ensino superior: um estudo Multicasos
Coorientador de Gabryella Silva

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2019/09/01 - 2020/01/30 Comissão organizadora do Seminário “Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º CEB”. (2020/01/11 - 2020/01/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019/04/01 - 2019/04/30 Comissão organizadora da oficina “Computational Thinking and Coding in Early Childhood Education”, orientada por Marina Bers (Tufts University, no âmbito do projeto KML II – “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal”. (2019/05/16 - 2019/05/16)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2015 - 2019 Comissão científica das edições IX, X e XI da Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges (2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
Centro de Competência em TIC na Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2018/03/01 - 2018/06/30 Comissão organizadora Exchange Summer School “Surveillance Technologies Criminality, and Human Rights” (2018/06/25 - 2018/06/28)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal
2017 - 2017 Comissão organizadora do II ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (2017/06/02 - 2017/06/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2017 - 2017 Apoio à organização do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. (2017/01/06 - 2017/09/08)
Congresso (Outra)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Participação em evento

Descrição da atividade
Tipo de evento
Nome do evento
Instituição / Organização
2008 - Atual Dinamização de sessões teórico-práticas com crianças e jovens sobre segurança na internet em instituições de caráter socioeducativo.
Outro
2019/11/09 - 2019/11/11 LEGO Education WeDo 2.0 - Introdução - Desenvolvimento Profissional
Oficina (workshop)
LEGO Education WeDo 2.0 - Introdução - Desenvolvimento Profissional
JumpUp Learning, Portugal
2019/05/16 - 2019/05/16 Oficina "Computational thinking and coding in early childhood" (3 horas), orientada por Marina Bers (Tufts University, no âmbito do projeto KML II – “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal”.
Oficina (workshop)
Computational thinking and coding in early childhood
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2019 - 2019 Apresentação virtual Computational thinking, programming and robotics in basic education: evaluation of an in-service teacher’s training b-learning experience
Congresso
ICERI19 - 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation
International Academy of Technology, Education and Development (IATED), Espanha
2018 - 2018 Seminário Orientações curriculares das TIC para o 1º ciclo do ensino básico (3 horas). Oradores: Maria João Gomes, Luís Valente, Altina Ramos (Universidade do Minho).
Seminário
Orientações curriculares das TIC para o 1º ciclo do ensino básico
Centro de Competência em TIC na Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
2015 - 2015 Oficina "Incites. Benchmarking & Analytics", orientada por Rachel Mangan (Thomson Reuters) (2 horas). Incites. Benchmarking & Analytics
Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) , Portugal
2015 - 2015 Oficina "Web of Science", orientada por Rachel Mangan (Thomson Reuters) (3 horas).
Oficina (workshop)
Web of Science
Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) , Portugal

Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), Portugal
2014 - 2014 Oficina "Escrita habitual". Formadora: Dora Mota, jornalista (Jornal de Notícias) (8 horas).
Oficina (workshop)
Escrita habitual
Storibox, Portugal
2013 - 2014 Voluntariado na Cruz Vermelha portuguesa - projetos sócio-educativos.
Outro
Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
2013 - 2013 Oficina "Escrita criativa". Formador: João Tordo, escritor (16 horas).
Oficina (workshop)
Escrita criativa
Terra Firme, Portugal
2012 - 2012 Participação nos programas de empreendedorismo Idea Lab - Laboratório de Ideias de Negócio (TecMinho) e Laboratório de Empresas (Spinpark - Centro de Incubação de Base Tecnológica). Desenvolvimento de um projeto empresarial de serviços de apoio à investigação científica.
Outro
Idea Lab
TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
2012 - 2012 Oficina "Análise qualitativa com recurso ao software NVivo". Formadora: Susana Silva (Escola de Psicologia, Universidade do Minho) (16 horas).
Oficina (workshop)
Análise qualitativa com recurso ao software NVivo
Association for Information Systems Student Chapter @ Universidade do Minho (AIS.SC@UM), Portugal
2012 - 2012 Período de investigação integrado no Doutoramento em Estudos da Criança / Estudante de investigação convidado na Loughborough University - Communication, Media, Social and Policy Studies Department, Reino Unido. Orientador: David Buckingham (3 meses).
Outro
Loughborough University, Reino Unido
2009 - 2009 Oficina "Gestão do tempo". Formador: Manuel Firmino (Manuel Firmino & Associados) (16 horas).
Oficina (workshop)
Gestão do tempo
Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Portugal
2009 - 2009 Oficina "Técnicas de escrita científica". Formador: Henrique Cabral (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) (16 horas).
Oficina (workshop)
Técnicas de escrita científica
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal

Universidade de Lisboa Centro de Oceanografia, Portugal
2009 - 2009 Curso intensivo de escrita científica em inglês. Formadora: Bernarda Esteves (Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH), Universidade do Minho) (40 horas).
Outro
Curso intensivo de escrita científica em inglês
Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Portugal
2009 - 2009 Oficina "Gestão pessoal de carreira para bolseiros de doutoramento". Orientadora: Joana Carneiro Pinto (Escola de Psicologia, Universidade do Minho (EPsi) (12 horas).
Outro
Gestão pessoal de carreira para bolseiros de doutoramento
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
2003 - 2003 Estudante Erasmus na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha (6 meses).
Outro
Erasmus
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha

Júri de grau académico

Tema
Tipo de participação
Nome do candidato (Tipo de grau)
Instituição / Organização
2024 Uso das tecnologias por crianças: Influência no desenvolvimento e nas interações parentais
Arguente principal
Ana Filipa Soares Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
2022/10/24 Método de ensino de Programação Orientada a Objetos baseado em Aprendizagem Significativa e Computação Física
Arguente
Humberto Augusto Piovesana Zanetti (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Tecnologia, Brasil
2021/05/06 Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito Federal, Brasil
Arguente principal
Ana Rita do Nascimento Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2021 Mídias digitais e educação: perspectivas dos docentes do curso técnico subsequente em processos fotográficos de um instituto federal brasileiro
Arguente principal
Marilda Pontes Lacerda (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal

Arbitragem científica em conferência

Nome da conferência Local da conferência
2021 - Atual VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual – CIIA
2015/03/01 - 2024 Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges Braga
2016/03/01 - 2016/03/01 AoiR 2016 - 17th Annual Conference Association of Internet Researchers Berlim

Arbitragem científica em revista

Nome da revista (ISSN) Editora
2024/04 - Atual Teaching and Learning Inquiry International Society for the Scholarship of Teaching and Learning (ISSOTL)
2024/04 - Atual Revista Portuguesa de Educação (0871-9187)
2018 - 2021 Children & Society (1099-0860) Wiley
2016 - 2021 Observatorio (OBS*) (1646-5954 ) Instituto Universitario de Lisboa (ISCTE-IUL)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2020/02/11 - Atual Tecnologia Educativa Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2020/10 - 2020/11 Tecnologia e Comunicação Educacional Mestrado em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/09/27 - 2020/01/24 Tecnologias de Informação e Comunicação Mestrados em Educação Especial - Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
2019/03/25 - 2019/03/25 Netnografia: Métodos e técnicas para a pesquisa de culturas e comunidades online (Módulo 3) - 2nd Advanced Training Courses in Qualitative Research. Netnografia: Métodos e técnicas para a pesquisa de culturas e comunidades online (Outros) Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal
2018/12 - 2019 GEN10S Portugal (Scratch para alunos dos 5º e 6º ano no âmbito do projeto) Gen10s PT (Outros) Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal
2010/03/01 - 2010/06/30 Teorias da Informação e da Comunicação Pós-graduação em Inovação e Criatividade: As TIC (Especialização pós-licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal
2010/03/01 - 2010/06/30 Discursos Multimédia Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias da Informação e da Comunicação (Especialização pós-licenciatura) Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal

Entrevista / Programa (rádio / tv)

Programa Tema
2014 - 2014 Entrevista Porto Canal O uso da internet por crianças: oportunidades e riscos

Membro de associação

Nome da associação Tipo de participação
2016 - Atual Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1 de Salgueiral Membro da direção
2005 - 2012 Gabinete de Imprensa de Guimarães - Associação de Profissionais e Colaboradores da Comunicação Membro da direção
Distinções

Prémio

2003 Melhor aluno do Conselho de Cursos de Ciências Sociais
Caixa Geral de Depositos, Portugal
2003 Mérito escolar
Universidade do Minho, Portugal
2000 Mérito escolar
Universidade do Minho, Portugal