Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Ana Francisca Cunha Monteiro
Nomes de citação
- Monteiro, Ana Francisca
- Monteiro, Ana F.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- A917-2146-FAC1
- ORCID iD
- 0000-0001-6204-5456
- Google Scholar ID
- https://bit.ly/2Hbne3h
- Researcher Id
- L-4239-2017
- Scopus Author Id
- 57223278206
Endereços de correio eletrónico
- afmonteiro@cipes.up.pt (Profissional)
- amonteiro@ie.uminho.pt (Profissional)
- afmonteiro.edu@gmail.com (Pessoal)
Moradas
- Universidade do Minho. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Braga, Portugal (Profissional)
- Rua 1º Dezembro 399 , 4450-227, Matosinhos, Matosinhos, Portugal (Profissional)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação - Educação Geral
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | Utilizador proficiente (C2) | |
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador elementar (A1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2014/01/13
Concluído
|
Doutoramento em Estudos da Criança (Doutoramento)
Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação
Universidade do Minho, Portugal
"'Tem é de ser de mim': Novas tecnologias, riscos e oportunidades na perspetiva das crianças" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovada por unanimidade |
2007
Concluído
|
Formação pedagógica inicial de formadores (Outros)
Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Informação (FDTI), Portugal
|
Excelente |
2007
Concluído
|
Web design (Outros)
Microcamp/Digitando, Portugal
|
17 (escala 0 a 20) |
2005
Concluído
|
Visual Merchandising (Outros)
Cenatex, Portugal
|
Muito bom |
2005
Concluído
|
Atendimento presencial (Outros)
Myjobs - Recursos Humanos, Portugal
|
|
2004
Concluído
|
Licenciatura em Comunicação Social (Licenciatura)
Especialização em Jornalismo; Relações Públicas
Universidade do Minho Instituto de Ciências Sociais, Portugal
"N/A" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
16 |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2024/03 - Atual | Investigador Contratado (Investigação) | Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
2019/06/01 - 2021/12 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Minho, Portugal |
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2022/01 - 2024/02 | Learning Designer | Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal |
2018 - 2019 | Formadora (Investigação qualitativa, Comunicação e Tecnologia Educativa) | Trabalho independente, Portugal |
2018/03/01 - 2018/10/16 | Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia. Projeto "Exchange: Forensic Geneticists and the Transnational Exchange of DNA data in the European Union: Engaging Science with Social Control, Citizenship | Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2017/07/01 - 2018/02/28 | Bolseira de Investigação. Projeto "Bringing Life Into the Classroom: Innovative use of mobile devices in the educational process" (Erasmus +, Project no. 2016-1-RO01-KA201-024659). | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2014/08/01 - 2017/04/30 | Bolseira de Gestão de Ciência e Tecnologia | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2014/01/01 - 2014/04/30 | Técnica de comunicação | Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal |
2008/04/01 - 2012/08/31 | Bolseira de investigação. Doutoramento em Estudos da Criança, Tecnologias de Informação e Comunicação. | Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2005/01/01 - 2007/01/01 | Jornalista | PÚBLICO Comunicação Social SA, Portugal |
2006/06/01 - 2006/08/31 | Jornalista | Jornal Digital, Portugal |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2014/07/01 - 2017 | Projeto Estratégico do Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho (PEst-OE/CED/UI1661/2014)
PEst-OE/CED/UI1661/2014
Bolseiro de Gestão de Ciência e Tecnologia
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/05 - 2013/08 | A internet na vida das crianças: lidar com oportunidades e riscos
SFRH / BD / 36262 / 2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e Tecnologia, POPH, QREN, FSE
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/03/08 - Atual | Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior - CIPES
UIDB/00757/2020
Investigador
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal Universidade do Porto, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2019/06/01 - Atual | Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal (KML
II)
Investigador
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2017/07/01 - 2018/02/28 | Bringing Life Into the Classroom: Innovative use of mobile devices in the educational process
Bolseiro de Investigação
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2008/11/01 - 2010/12/15 | SimSafety - Flight Simulator for Internet Safety
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
2008/05/01 - 2009/11/30 | Face It - Focus on Awareness of Culture and Education for International Teachers
Outra
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
European Commission
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2024/03/08 - 2025 | Doctoral education in a science and technology park -Doc-Park
Investigador Pós-doutorado
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal
|
Concluído
|
2022/01 - 2023/12 | Regional University Network - European University
Desenvolvimento técnico
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
|
Produções
Publicações
Artigo em boletim informativo |
|
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Capítulo de livro |
|
Poster em conferência |
|
Prefácio / Posfácio |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024 | Transformação digital da Educação Superior: Instrumentos e caminhos de governação digital do Ensino Superior | XVII Congresso da SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação
SPCE - Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2023 | Inovação pedagógica no Ensino Superior: Projeto 50+10 | XVII Congreso Internacional Galego Portugués de Psicopedagogía e IV Congreso de la ASociacion Científica Internacional de Psicopedagogía |
2020 | Programar para aprender: integração curricular da programação na educação pré-escolar e 1.º CEB | TIC@Portugal'20 - XIV Encontro de Professores sobre Utilização Educativa das TIC
(Portugal)
|
2019 | Integração curricular do pensamento computacional, da programação e da robótica na educação: Uma proposta para a formação de professores. | Challenges 2019 - XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019 | Education for all students: the experience of implementing inclusive curriculum and universal design in Portuguese schools | Challenges 2019 - XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019 | Multimodal literacy in the classroom: the use of universal and inclusive methodologies in writing texts | Challenges 2019 - XI Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2019 | Ser criança na era digital | O Indivíduo na Sociedade da Informação – Comemoração do Dia Mundial da Sociedade da Informação – DMSI 2019
Casa do Conhecimento de Vila Verde (Vila Verde, Portugal)
|
2017 | Robôs para crianças em idade pré-escolar (3 a 6 anos) | X Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2017
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga , Portugal)
|
2017 | Challenges of mobile learning–a comparative study on use of mobile devices in six European schools: Italy, Greece, Poland, Portugal, Romania and Turkey | XIV Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagogia
Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2017 | Using mobile apps to promote online safety: advice and support needs from a child and youth centred perspective | Cyberspace 2017
Masaryk University's Faculty of Law (Brno, República Checa)
|
2017 | Implicações de um contexto digital no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. | I Congresso Internacional de Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica – Investigação, Conhecimento e Prática Clínica
Escola Superior de Enfermagem de Coimbra - ESEnfC (Coimbra, Portugal)
|
2016 | Children’s representations of addictive online behaviour: The internet addict stigma | 2016 Conference of the International Association for Media and Communication Research (IAMCR)
International Association for Media and Communication Research (IAMCR) (Leicester, Portugal)
|
2016 | Digital childhood, risks and opportunities: Why is it so important to listen to children? | The Digital Literacy and Multimodal Practices of Young Children. Engaging with emerging research - 1st Digilitey Training
School
Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015 | Crianças e tecnologia: os jogos online como experiência social e identitária | IX Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação - Challenges 2015
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2015 | Lazer e identidade no uso de tecnologias por crianças: “É o meu site” | 3° Congresso Literacia, Media e Cidadania
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Lisboa , Portugal)
|
2015 | Mediação parental no uso de tecnologias por crianças: Paradoxos da imposição de restrições | A Europa no Mundo e o Mundo na Europa: crise e identidade
Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. (Braga, Portugal)
|
2014 | Online risks from children’s perspectives: questioning awareness strategies | ECREA 2014 - 5th European Communication Conference
uropean Communication Research and Education Association (ECREA) (Lisboa, Portugal)
|
2014 | Inside children’s digital worlds: an ethnographic approach to children’s adoption of digital technologies | ECER 2014, The Past, the Present and Future of Educational Research in Europe
European Educational Research Association - EERA (Porto, Portugal)
|
2011 | Crianças e internet: noções de oportunidade, risco e segurança | 7º SOPCOM - Meios Digitais e Indústrias Criativas
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Porto , Portugal)
|
2011 | Geração digital: ouvindo as crianças falar de oportunidades e riscos online | VII Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Challenges 2011
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2011 | Media in the lives of children: dealing with opportunities and risks | EU Kids Online II meeting
London School of Economics and Political Science (Londres, Reino Unido)
|
2011 | Children and the internet: dealing with opportunities and risks | 15ª Conferência Bianual da International Study Association for Teachers and Teaching (ISATT)
International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) (Braga, Portugal)
|
2011 | Internet, oportunidades e riscos - ouvir o que as crianças têm a dizer | Colóquio Olhares sobre os jovens em Portugal: saberes, políticas, acções
Observatório Permanente da Juventude do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2011 | A Internet na vida das crianças: lidar com perigos e oportunidades | 1º Encontro de Jovens Investigadores das Ciências da Comunicação
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Braga, Portugal)
|
2010 | Geração digital, oportunidades e riscos: razões para ouvir crianças e jovens | 1º Encontro @rcaComum
Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho (Braga, Portugal)
|
2009 | Crianças e internet: aprendizagem ou entretenimento? | 6º Congresso SOPCOM - Sociedade dos Media: Comunicação, Política e Tecnologia
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Lisboa, Portugal)
|
2009 | A utilização da internet por crianças e jovens: educação ou perda de tempo, risco ou oportunidade? | Encontro Contextos Educativos na Sociedade Contemporânea
Secção de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia (Lisboa , Portugal)
|
2009 | Children, online experiences and fun: dealing with parents and safety. | 10ª conferência anual da Association of Internet Researchers, Internet Research 10.0 - Internet: Critical
Association of Internet Researchers - AoIR (Milwaukee, Estados Unidos)
|
2009 | Usos informais da Internet: os conceitos de oportunidade, risco e segurança na óptica de crianças e jovens | Conferência Nacional EU Kids Online
Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (Lisboa, Portugal)
|
2008 | Comunidades na Moodle: projectos, dinâmicas e intencionalidades | Encontro Caldas Moodle
Educom - Associação Portuguesa de Telemática Educativa (Caldas da Rainha, Portugal)
|
2008 | Mediação no uso da Internet por crianças e jovens: contornos do problema | VI Congresso Português de Sociologia - Mundos Sociais: Saberes e Práticas
Associação Portuguesa de Sociologia (Lisboa, Portugal)
|
2007 | O papel da internet na vida das crianças | 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação
Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação - SOPCOM (Braga, Portugal)
|
2007 | A internet na vida das crianças: lidar com perigos e oportunidades | Challenges 2007 - Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação
Centro de Competência em TIC na Educação Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga )
|
2007 | Crianças e internet, perigos e oportunidades | CIANEI 2º - Congresso internacional de aprendizagem na educação de infância
Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (Maia, Portugal)
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 - Atual | O papel do estudante no processo de garantia da qualidade no IPCA: a importância dos questionários de avaliação pedagógica
Coorientador de Catarina Cardoso
|
Gestão das Organizações (Mestrado)
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, Portugal
|
2019/09/24 - Atual | Participação computacional na aprendizagem de uma linguagem de programação no ensino superior: um estudo Multicasos
Coorientador de Gabryella Silva
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2025/02/20 - 2025/02/20 | Problematising education and digital technology: Policies for Higher Education in Portugal - Roundtable
Organized as part of CSET 2025 - Critical studies of education and technology, a series of academic meetings that brings together
researchers from all over the world during the same week for a discussion on pressing issues, concerns, tensions and problems
surrounding educational technology. The meeting focused on policies for the digitalisation of teaching and learning in Higher
Education in Portugal and their impact on what constitutes HE. (2025/02/20 - 2025/02/20)
Mesa-redonda (Presidente da Comissão Organizadora)
|
Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior, Portugal |
2019/09/01 - 2020/01/30 | Comissão organizadora do Seminário “Tecnologias e Aprendizagem de Programação para o Pré-Escolar e 1.º CEB”. (2020/01/11 - 2020/01/11)
Seminário (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2019/04/01 - 2019/04/30 | Comissão organizadora da oficina “Computational Thinking and Coding in Early Childhood Education”, orientada por Marina Bers
(Tufts University, no âmbito do projeto KML II – “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré-Escolar
e 1.º Ciclo de Ensino Básico em Portugal”. (2019/05/16 - 2019/05/16)
Oficina (workshop) (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2015 - 2019 | Comissão científica das edições IX, X e XI da Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges (2015)
Congresso (Membro da Comissão Científica)
|
Centro de Competência em TIC na Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal |
2018/03/01 - 2018/06/30 | Comissão organizadora Exchange Summer School “Surveillance Technologies Criminality, and Human Rights” (2018/06/25 - 2018/06/28)
Outro (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Portugal |
2017 - 2017 | Comissão organizadora do II ENJIE Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação
(2017/06/02 - 2017/06/03)
Congresso (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
2017 - 2017 | Apoio à organização do XIV Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. (2017/01/06 - 2017/09/08)
Congresso (Outra)
|
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2008 - Atual | Dinamização de sessões teórico-práticas com crianças e jovens sobre segurança na internet em instituições de caráter socioeducativo.
Outro
|
|
2019/11/09 - 2019/11/11 | LEGO Education WeDo 2.0 - Introdução - Desenvolvimento Profissional
Oficina (workshop)
|
LEGO Education WeDo 2.0 - Introdução - Desenvolvimento Profissional
JumpUp Learning, Portugal
|
2019/05/16 - 2019/05/16 | Oficina "Computational thinking and coding in early childhood" (3 horas), orientada por Marina Bers (Tufts University, no
âmbito do projeto KML II – “Laboratório de Tecnologias e Aprendizagem de Programação para Pré-Escolar e 1.º Ciclo de Ensino
Básico em Portugal”.
Oficina (workshop)
|
Computational thinking and coding in early childhood
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2019 - 2019 | Apresentação virtual Computational thinking, programming and robotics in basic education: evaluation of an in-service teacher’s
training b-learning experience
Congresso
|
ICERI19 - 12th annual International Conference of Education, Research and Innovation
International Academy of Technology, Education and Development (IATED), Espanha
|
2018 - 2018 | Seminário Orientações curriculares das TIC para o 1º ciclo do ensino básico (3 horas). Oradores: Maria João Gomes, Luís Valente,
Altina Ramos (Universidade do Minho).
Seminário
|
Orientações curriculares das TIC para o 1º ciclo do ensino básico
Centro de Competência em TIC na Educação, Instituto de Educação da Universidade do Minho, Portugal
|
2015 - 2015 | Oficina "Incites. Benchmarking & Analytics", orientada por Rachel Mangan (Thomson Reuters) (2 horas). | Incites. Benchmarking & Analytics
Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) , Portugal
|
2015 - 2015 | Oficina "Web of Science", orientada por Rachel Mangan (Thomson Reuters) (3 horas).
Oficina (workshop)
|
Web of Science
Serviços de Documentação da Universidade do Minho (SDUM) , Portugal
Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), Portugal |
2014 - 2014 | Oficina "Escrita habitual". Formadora: Dora Mota, jornalista (Jornal de Notícias) (8 horas).
Oficina (workshop)
|
Escrita habitual
Storibox, Portugal
|
2013 - 2014 | Voluntariado na Cruz Vermelha portuguesa - projetos sócio-educativos.
Outro
|
Cruz Vermelha Portuguesa, Portugal
|
2013 - 2013 | Oficina "Escrita criativa". Formador: João Tordo, escritor (16 horas).
Oficina (workshop)
|
Escrita criativa
Terra Firme, Portugal
|
2012 - 2012 | Participação nos programas de empreendedorismo Idea Lab - Laboratório de Ideias de Negócio (TecMinho) e Laboratório de Empresas
(Spinpark - Centro de Incubação de Base Tecnológica). Desenvolvimento de um projeto empresarial de serviços de apoio à investigação
científica.
Outro
|
Idea Lab
TecMinho Associação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento, Portugal
|
2012 - 2012 | Oficina "Análise qualitativa com recurso ao software NVivo". Formadora: Susana Silva (Escola de Psicologia, Universidade do
Minho) (16 horas).
Oficina (workshop)
|
Análise qualitativa com recurso ao software NVivo
Association for Information Systems Student Chapter @ Universidade do Minho (AIS.SC@UM), Portugal
|
2012 - 2012 | Período de investigação integrado no Doutoramento em Estudos da Criança / Estudante de investigação convidado na Loughborough
University - Communication, Media, Social and Policy Studies Department, Reino Unido. Orientador: David Buckingham (3 meses).
Outro
|
Loughborough University, Reino Unido
|
2009 - 2009 | Oficina "Gestão do tempo". Formador: Manuel Firmino (Manuel Firmino & Associados) (16 horas).
Oficina (workshop)
|
Gestão do tempo
Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Portugal
|
2009 - 2009 | Oficina "Técnicas de escrita científica". Formador: Henrique Cabral (Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL)
(16 horas).
Oficina (workshop)
|
Técnicas de escrita científica
Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Portugal
Universidade de Lisboa Centro de Oceanografia, Portugal |
2009 - 2009 | Curso intensivo de escrita científica em inglês. Formadora: Bernarda Esteves (Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH),
Universidade do Minho) (40 horas).
Outro
|
Curso intensivo de escrita científica em inglês
Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), Portugal
|
2009 - 2009 | Oficina "Gestão pessoal de carreira para bolseiros de doutoramento". Orientadora: Joana Carneiro Pinto (Escola de Psicologia,
Universidade do Minho (EPsi) (12 horas).
Outro
|
Gestão pessoal de carreira para bolseiros de doutoramento
Universidade do Minho Escola de Psicologia, Portugal
|
2003 - 2003 | Estudante Erasmus na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha (6 meses).
Outro
|
Erasmus
Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024 | Uso das tecnologias por crianças: Influência no desenvolvimento e nas interações parentais
Arguente principal
|
Ana Filipa Soares Costa (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
2022/10/24 | Método de ensino de Programação Orientada a Objetos baseado em Aprendizagem Significativa e Computação Física
Arguente
|
Humberto Augusto Piovesana Zanetti (Doutoramento)
Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Tecnologia, Brasil
|
2021/05/06 | Levantamento de uso educativo de dispositivos móveis em contexto da Educação Infantil em uma região administrativa do Distrito
Federal, Brasil
Arguente principal
|
Ana Rita do Nascimento Cunha (Mestrado)
Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal
|
2021 | Mídias digitais e educação: perspectivas dos docentes do curso técnico subsequente em processos fotográficos de um instituto
federal brasileiro
Arguente principal
|
Marilda Pontes Lacerda (Mestrado)
Universidade do Minho Centro de Investigação em Educação, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2021 - Atual | VIII Congresso Internacional de Investigadores de Audiovisual – CIIA | |
2015/03/01 - 2024 | Conferência Internacional de TIC na Educação – Challenges | Braga |
2016/03/01 - 2016/03/01 | AoiR 2016 - 17th Annual Conference Association of Internet Researchers | Berlim |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2024/04 - Atual | Teaching and Learning Inquiry | International Society for the Scholarship of Teaching and Learning (ISSOTL) |
2024/04 - Atual | Revista Portuguesa de Educação (0871-9187) | |
2018 - 2021 | Children & Society (1099-0860) | Wiley |
2016 - 2021 | Observatorio (OBS*) (1646-5954 ) | Instituto Universitario de Lisboa (ISCTE-IUL) |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2020/02/11 - Atual | Tecnologia Educativa | Mestrados em Ensino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário e Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2020/10 - 2020/11 | Tecnologia e Comunicação Educacional | Mestrado em Ciências da Educação - Tecnologia Educativa (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/09/27 - 2020/01/24 | Tecnologias de Informação e Comunicação | Mestrados em Educação Especial - Intervenção Precoce e Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor (Mestrado) | Universidade do Minho Instituto de Educação, Portugal |
2019/03/25 - 2019/03/25 | Netnografia: Métodos e técnicas para a pesquisa de culturas e comunidades online (Módulo 3) - 2nd Advanced Training Courses in Qualitative Research. | Netnografia: Métodos e técnicas para a pesquisa de culturas e comunidades online (Outros) | Universidade do Minho Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, Portugal |
2018/12 - 2019 | GEN10S Portugal (Scratch para alunos dos 5º e 6º ano no âmbito do projeto) | Gen10s PT (Outros) | Instituto Politécnico de Setúbal Escola Superior de Educação, Portugal |
2010/03/01 - 2010/06/30 | Teorias da Informação e da Comunicação | Pós-graduação em Inovação e Criatividade: As TIC (Especialização pós-licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal |
2010/03/01 - 2010/06/30 | Discursos Multimédia | Pós-graduação Inovação e Criatividade: As Tecnologias da Informação e da Comunicação (Especialização pós-licenciatura) | Instituto Superior de Ciências Educativas de Felgueiras, Portugal |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2014 - 2014 | Entrevista Porto Canal | O uso da internet por crianças: oportunidades e riscos |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2016 - Atual | Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola EB1 de Salgueiral | Membro da direção |
2005 - 2012 | Gabinete de Imprensa de Guimarães - Associação de Profissionais e Colaboradores da Comunicação | Membro da direção |
Distinções
Prémio
2003 | Melhor aluno do Conselho de Cursos de Ciências Sociais
Caixa Geral de Depositos, Portugal
|
2003 | Mérito escolar
Universidade do Minho, Portugal
|
2000 | Mérito escolar
Universidade do Minho, Portugal
|