Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Armando César Ferreira Lima
Nomes de citação
- Lima, César F.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- C114-FBC1-4F99
- Google Scholar ID
- https://scholar.google.co.uk/citations?user=LhKyjZoAAAAJ&hl=en
- Researcher Id
- M-5069-2013
- Scopus Author Id
- 35932464400
Endereços de correio eletrónico
- cesar.lima@iscte-iul.pt (Profissional)
Moradas
- Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) . Av.ª das Forças Armadas, 1649-026, Lisboa, Lisboa, Portugal (Profissional)
Websites
- http://www.cesarflima.com (Profissional)
- https://ciencia.iscte-iul.pt/authors/cesar-lima/cv (Profissional)
- http://www.scopus.com/authid/detail.url?authorId=35932464400 (Académico)
- http://www.researcherid.com/rid/M-5069-2013 (Académico)
- https://cesarflima.com (Pessoal)
- http://scholar.google.com/citations?user=https://scholar.google.co.uk/citations?user=LhKyjZoAAAAJ&hl=en (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Psicologia
- Ciências Médicas e da Saúde - Medicina Básica - Neurociências
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2023
Concluído
|
Psicologia (Título de Agregado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
|
2011
Concluído
|
Programa Doutoral em Psicologia (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Perceiving emotions in music and speech: Modulations related to ageing, musical training, and Parkinson's disease" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
Aprovado com Distinção |
2008
Concluído
|
Mestrado em Temas de Psicologia (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Ler numa ortografia de profundidade intermédia: O Papel da conversão grafema-fonema em Português [Reading in an orthography
of intermediate depth: The role of grapheme-phoneme conversion in Portuguese]" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
19 valores (A) |
2007
Concluído
|
Psicologia (Licenciatura)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"Sem tese" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 valores |
Percurso profissional
Ciência
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2016/11/01 - 2017/09/30 | Investigador Contratado (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
2015/05/01 - 2016/07/31 | Investigador Contratado (Investigação) | University College London Institute of Cognitive Neuroscience, Reino Unido |
2012/01/01 - 2015/04/30 | Pós-doutorado (Investigação) | University College London Institute of Cognitive Neuroscience, Reino Unido |
2008/01/01 - 2011/12/31 | Investigador (Investigação) | Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Docência no Ensino Superior
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/05/11 - Atual | Professor Associado (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2018/01/02 - 2023/05/10 | Professor Auxiliar (Docente Universitário) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Cargos e Funções
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2023/10/01 - Atual | Member Scientific Council | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | ||
2022/01/01 - 2024/01/31 | Group Coordinator - Behavior, Emotion, & Cognition (BEC) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal | ||
2021/09/01 - 2024/01/31 | Diretor MSc Emotion Sciences | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2019/04/01 - 2023/06/30 | Member of the Scientific Committee (Psychology) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2018/01/01 - 2021/12/31 | Erasmus Coordinator | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | ||
2018/09/01 - 2019/08/31 | Director MSc in Emotion Science | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2017/01/01 - Atual | Honorary Research Associate | University College London Institute of Cognitive Neuroscience, Reino Unido |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09/01 - Atual | Now I’ve got that feeling once again, I can’t explain, you wouldn’t understand’: Emotional granularity, language, and music
Sem referência
Orientador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2022/09/01 - Atual | Contributions of low-level auditory processing to musical abilities and speech perception
SFRH/BD/12352/2022
Orientador
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2020/10/01 - 2024/09/30 | Understanding sensorimotor contributions to vocal emotional processing
BD CIs_Iscte_FCT
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2019/09/01 - 2023/08/31 | Understanding the association between musical expertise and the ability to recognize vocal emotions
SFRH/BD/148360/2019
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2018/09/01 - 2022/08/31 | How does musical training affect socio-emotional abilities in children? A behavioural and neuroimaging longitudinal study
SFRH/BD/135604/2018
Orientador
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2015/09/01 - 2020/08/01 | Défice cognitivo ligeiro com disfunção executiva: Caracterização neuropsicológica, correlatos estruturais e evolução clínica
SFRH/BD/105201/2014
Orientador
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/01/01 - 2015/06/30 | Listening to the bright side of life? Processing of vocal emotions in the ageing brain
SFRH/BPD/77189/2011
Bolseiro de Pós-Doutoramento
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2008/01/01 - 2011/12/31 | Music, speech and brain: A neurocognitive approach to emotion processing in speech and music
SFRH/BD/39306/2007
Bolseiro de Doutoramento
Universidade do Porto Centro de Psicologia, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
Projeto
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2021/01/01 - 2025/12/31 | Socio Digital Laboratory for Public Policy
LA/P/0125/2020
Universidade da Beira Interior, Portugal
Centro em Rede de Investigação em Antropologia, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Estudos Africanos, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação em Ciências da Informação Tecnologias e Arquitetura, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa DINÂMIA'CET Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território, Portugal ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Em curso
|
2021/11/01 - 2023/11 | Playback the music of the brain: Decoding emotions elicited by musical sounds in the human brain
EXPL/PSI-GER/0948/2021
Investigador
|
|
2020/02/01 - 2023/01/31 | Voice perception in the visually deprived brain: Behavioural and electrophysiological insights
148/18
Investigador
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
Fundação Bial
Concluído
|
2019/03/06 - 2022/03/06 | Music for the development of social skills: The impact of music training on socio-emotional processing
PTDC/PSI-GER/28274/2017
PTDC/PSI-GER/28274/2017-LISBOA-01-0145-FEDER-028274-POCI-01-0145-FEDER-028274
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa Centro de Investigação e Intervenção Social, Portugal |
Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT; FEDER Concluído
|
2016/11/02 - 2021/11/01 | Understanding others' minds from the voice? The role of mentalizing and sensorimotor systems in vocal emotional processing
IF/00172/2015/CP1288/CT0001
Investigador responsável
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Concluído
|
2012/09/01 - 2016/07/31 | Neurobiology of speech communication: Cognition, plasticity and social interactions
360G-Wellcome-090961_Z_09_Z
Investigador
|
Wellcome Trust
Concluído
|
2009/01/01 - 2015/09/30 | Emotional processing from language and music: Neurocognitive and functional neuroimaging studies
PT/FB/BL-2008-029$
Investigador
|
Fundação Bial
Concluído
|
2013/09/01 - 2015/08/31 | Investigating links between music and vocal emotions
SG130465
Investigador responsável
|
The British Academy
Concluído
|
2005/01/01 - 2005/12/31 | Reading in Portuguese: Implementing the Dual Route Cascade model
123
Investigador
|
Caixa Geral de Depositos
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em revista |
|
Poster em conferência |
|
Recurso online |
|
Resumo em conferência |
|
Outros
Outra produção |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2023 | Music and neuroplasticity | Conferência de homenagem a Alexandre Castro-Caldas
Catholic University (Portugal)
|
2022 | Musical experience and the ability to read others’ emotions | Neuroscience Seminar Series
Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa
|
2022 | Are musicians better able to read others’ emotions? Evidence from cross-sectional and longitudinal studies | Research Seminars in Psychology and Cognitive Neuroscience
University of Jena
|
2022 | Does music training enhance vocal emotional processing? | Cognitive Brain Research Unit Seminar Series
University of Helsinki
|
2022 | Do facial responses contribute to the processing of authenticity in auditory emotions? | 6th Bi-annual Meeting of the European Society for Cognitive and Affective Neuroscience
(Áustria)
|
2021 | Unpacking the links between music and emotion: Neurocognitive mechanisms and the role of experience. | Conferência Inaugural da 6.ª Edição do Doutoramento em Ciências da Cognição e da Linguagem
Catholic University
|
2021 | Individual differences in musical ability among adults with no music training | Conference on Music Perception and Cognition/11th triennial conference of ESCOM |
2019 | Neurocognitive mechanisms for vocal emotional processing in humans | Protolang 6
(Portugal)
|
2018 | Perceiving emotions in voices: Individual differences and brain mechanisms | 2018 Biennial Meeting, Aphasia, Dementia and Cognitive Disorders Applied Research Group (World Federation of Neurology) |
2018 | The emotional life of voices | Hearing the Voice Project
Durham University
|
2018 | The neurocognition of vocal emotional communication | XI Neuropsychological Seminar
Lubin, Poland
|
2018 | Spontaneous decoding of ambiguous speech in individuals with non-clinical auditory hallucinations | European Society for Cognitive and Affective Neuroscience (ESCAN)
(Países Baixos)
|
2016 | Vocal emotional processing across the adult life spa | Language and Development Seminars
University of Oxford
|
2016 | Vocal emotional processing in typical and atypical populations | ICN Monday Seminar
Institute of Cognitive Neuroscience, University College London
|
2015 | Vocal emotion recognition and musicianship: Explorations in musicians and in congenital amusics. | Conference of the International Society for Research on Emotion
(Suiça)
|
2015 | Individual differences in auditory imagery predict structure and function of sensorimotor systems | Psychonomic Society’s 56th Annual Meeting
(Estados Unidos)
|
2013 | How can musical practice influence emotion-related and cognitive abilities? | Workshop “Music in the rehabilitation of patients with memory and learning deficits”, European Brain and Music ITN Marie-Curie
Project
University of Lille
|
2013 | The voice is more than words: Automaticity and age differences in perceiving nonverbal emotion vocalizations | Speech Science Forum
University College London
|
Orientação
Título / Tema Papel desempenhado |
Curso (Tipo) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2024/11/28 - Atual | Música e variação cultural no reconhecimento de emoções
Orientador de Ana Margarida Bastos Moreira Lima
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2024/11/26 - Atual | Goldsmith Dance Sophistication Index: validação para o contexto português
Orientador de Lilian Rivera Garcia
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/01/01 - Atual | Expertise musical e estrutura cerebral: Um estudo com 'musical sleepers'
Orientador de Manuel Tomás Martins Gomes
|
Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Portugal
|
2022/12/31 - Atual | The relationship between Dispositional mindfulness and musical aesthetic emotion processing (MAEP)
Coorientador de Marina Medeiros Pereira da Silva
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/03/22 - Atual | Understanding Sensorimotor Contributions to Vocal Emotional Processing
Orientador de Ricardo Jorge Ferrão Vilaverde
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/01/01 - Atual | “Now I’ve got that feeling once again, I can’t explain, you wouldn’t understand”: Emotional granularity, language, and music
Orientador de Rafael Ramos Ribeiro
|
Universidade Católica Portuguesa , Portugal
|
2022/01/01 - Atual | Contributions of Low-level Auditory Processing to Musical Abilities and Speech Perception
Orientador de Aíssa Mariama Nascimento Baldé
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/10/22 - Atual | "Music sophistication may or may not be associated with empathy"
Orientador de Teresa Maria Águas Soares
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/03/28 - 2024/07/26 | Correlates of music training: Plasticity or predispositions?
Orientador de Ana Isabel Costa Correia
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/02/06 - 2024/01/05 | Does music training provide non-musical benefits? Evidence from auditory, linguistic, and socio emotional processing
Orientador de Teresa Leonor Araújo Neves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2023/09/27 - 2023/11/29 | Efeitos da prática de mindfulness na morfologia cerebral: uma revisão sistemática da literatura
Orientador de Raquel dos Santos Machado
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2022/12/31 - 2022/12/31 | Music for the development of socio-emotional skills
Orientador de Marta Martins
|
Cognitive Neuroscience (Outra)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/01/01 - 2022/12/31 | Associação entre treino musical e componentes do processamento socioemocional em jovens adultos.
Coorientador de Estella Lima
|
Neuropsychology (Mestrado)
Ispa , Portugal
|
2022/11/30 - 2022/12/22 | O curso do tempo de autenticidade e percepção de valência em vocalizações emocionais não-verbais.
Orientador de Elisabete Sofia Nabais de Oliveira de Freitas e Menezes
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/22 - 2022/12/21 | Associações entre o Processamento de Emoções Vocais e Traçosde Psicopatia, Autismo e Alexitimia.
Orientador de Rui Mergulhao Mendes
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/11/22 - 2022/12/21 | O Impacto do Treino da Granularidade Emocional na Regulação Emocional em Adolescentes
Orientador de Vera Botelho Moniz Feu Guerreiro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/09/01 - 2022/08/31 | How does musical training affect socio-emotional abilities in children? A behavioural and neuroimaging longitudinal study
Orientador de Leonor Neves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/12/31 - 2021/12/31 | Mild Cognitive Impairment with executive dysfunction: Neuropsychological characterisation, structural correlates and clinical
evolution
Coorientador de Helena Sousa Moreira
|
Universidade do Porto , Portugal
|
2020/01/01 - 2021/12/31 | Pianos and microfones: Does the type of musical training affect emotion recognition?
Coorientador de Ricardo Francisco
|
Universidade de Lisboa , Portugal
|
2020/01/01 - 2021/12/31 | Exploring associations between musical sophistication and emotion recognition in individuals differing in musical abilitie
Coorientador de Alexandre Santos
|
Universidade de Lisboa , Portugal
|
2020/11/23 - 2021/12/21 | Música e Emoções Vocais
Orientador de Aissa Mariama Nascimento Baldé
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2021/09/15 - 2021/11/04 | Processador de interação emocional do utilizador: Uma ferramenta para apoiar o desenvolvimento de GUIs por monitorização fisiológica
do utilizador
Coorientador de Duarte Maria Stock da Cunha Santiago Pinto
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2019/11/01 - 2020/10/31 | Music training and socio-emotional processing: Electrophysiological correlates
Orientador de Marta Pereira
|
Universidade de Lisboa Faculdade de Psicologia, Portugal
|
2015/09/01 - 2020/08/01 | Défice cognitivo ligeiro com disfunção executiva: Caracterização neuropsicológica, correlatos estruturais e evolução clínica
Coorientador de Helena Moreira
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/12/04 - 2019/12/13 | Contágio Emocional e Deteção de Autenticidade em Vocalizações Não Verbais: Estudo Comportamental e Psicofisiológico
Orientador de Ana Rita Patinha Pires
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/12/04 - 2019/11/13 | Explorando a relação entre mindfulness disposicional e o reconhecimento de emoções em faces e vozes
Orientador de Ricardo Jorge Ferrão Vilaverde
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/09/01 - 2019/08/31 | Individual differences in musical sophistication
Orientador de Ana Isabel Correia
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2018/05/01 - 2018/07/31 | Music, emotions, and autism
Orientador de Sanika Gupta
|
Indian Institute of Technology Gandhinagar, Índia
|
2016/12/31 - 2016/12/31 | Brain structure correlates of emotional speech prosody recognition in children
Orientador de Ana Isabel Correia
|
Universidade do Porto , Portugal
|
2015/09/01 - 2016/11/30 | Brain structure correlates of emotional speech prosody recognition in children
Orientador de Ana Isabel Correia
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015/12/31 - 2015/12/31 | Individual differences in emotional contagion and empathy predict detection of laughter authenticity
Orientador de Teresa Leonor Neves
|
Universidade do Porto , Portugal
|
2015/12/31 - 2015/12/31 | Diferenças de idade no processamento emocional: Avaliações de categoria emocional e autenticidade
Orientador de Ana Carolina Cordeiro
|
Universidade do Porto , Portugal
|
2015/12/31 - 2015/12/31 | Black Metal e o impacto na regulação emocional e na vinculação: Um estudo exploratório
Orientador de Ana Pinto Esquível
|
Universidade do Porto , Portugal
|
2014/09/01 - 2015/11/30 | Black Metal e o impacto na Regulação Emocional e na Vinculação: Um estudo exploratório
Orientador de Ana Esquível
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2014/09/01 - 2015/07/31 | Diferenças de idade no processamento de vocalizações emocionais
Orientador de Ana Carolina Cordeiro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/01/01 - 2015/02/28 | Decoding of Emotions In Prosody and Nonverbal Vocalisations in Congenital Amusia
Coorientador de Olivia Brancatisano
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2014/12/31 - 2014/12/31 | Impaired decoding of emotions in prosody and nonverbal vocalisations in congenital amusia
Coorientador de Olivia Helen Brancatisano
|
Goldsmiths, University of London, Portugal
|
2013/09/01 - 2014/03/31 | Socio-emotional processing in congenital amusia
Coorientador
|
Goldsmiths University of London, Reino Unido
|
2013/12/31 - 2013/12/31 | Diferenças de idade nas estratégias e dificuldades de regulação emocional
Coorientador de Tiago José Alves
|
Universidade do Porto , Portugal
|
2013/12/31 - 2013/12/31 | Reconhecimento emocional em vocalizações não verbais: O papel do treino musical, discriminação da altura tonal e deliberação
Coorientador de Ana Catarina Monteiro
|
Universidade do Porto , Portugal
|
2012/09/01 - 2013/11/30 | Aging and vocal emotional processing
Coorientador de Tiago Alves
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2012/09/01 - 2013/07/31 | Reconhecimento Emocional em Vocalizações não Verbais: O papel do treino musical, discriminação da altura tonal e deliberação
Coorientador de Ana Catarina Monteiro
|
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023 - 2033 | Member of organising committee of the 17th meeting of the Portuguese Association for Experimental Psychology (2023) | |
2023 - 2023 | Member of the scientific committee of the 23th Annual Meeting of the European Society for Cognitive Psychology (ESCOP) (2023) | |
2021 - 2021 | Member of scientific committee of the conference Music for Health and Well-being (2021) | |
2017/05/05 - 2017/05/06 | Member of the Organisation Committee, 12th Meeting of the Portuguese Association for Experimental Psychology (2017/05/05 - 2017/05/06)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023 | The potential cognitive benefits of musical training from childhood to healthy aging
Arguente
|
Rafael Román-Caballero (Doutoramento)
Universidad de Granada, Espanha
|
2023 | Links between musicality and vocal emotion perception
Arguente
|
Christine Nussbaum (Doutoramento)
Universitätsklinikum Jena, Alemanha
|
2022 | A musicoterapia nas perturbações do neurodesenvolvimento: Contributo para a avaliação e intervenção
Arguente
|
Marisa Raposo (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2022 | The effects of psilocybin on cognition and emotional processing in healthy adults and adults with depression: A systematic
literature review
Arguente
|
Laura Ramos (Mestrado)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
|
2021 | Relação entre a música e a matemática: Desempenho de alunos do 9.º ano e a perceção da comunidade educativa sobre neuromitos
no ensino formal de música
Arguente
|
Susana Azevedo (Doutoramento)
Universidade Católica Portuguesa, Portugal
|
2021 | Emotional voice perception and its relationship with hallucination predisposition: An ERP investigation
Arguente
|
Paula Castiajo (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
2021 | Sincronia inter-cerebral em interações cooperativas e competitivas: Uma revisão sistemática em estudos de hyperscanning
Arguente
|
Tânia Muratori (Mestrado)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2020 | Contributos para a compreensão da compaixão no trabalho: Relação com as características e práticas organizacionais
Arguente
|
Maria Leonor Coito (Doutoramento)
Universidade de Lisboa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Portugal
|
2020 | The effects of musical training on auditory statistical learning: Electrophysiological and behavioral evidence
Arguente
|
Margarida Vasconcelos (Doutoramento)
Universidade do Minho, Portugal
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2018/06/17 - 2018/06/21 | 24th Annual Meeting of the Organization for the Human Brain Mapping | Singapore |
Arbitragem científica em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2019/10/01 - Atual | Royal Society Open Science (Associate Editor) (2054-5703) | The Royal Society |
2017/03/01 - Atual | Scientific Reports (Editorial Board Member) (2045-2322) | Springer Science and Business Media LLC |
Comissão de avaliação
Descrição da atividade Tipo de assessoria |
Instituição / Organização | Entidade financiadora | |
---|---|---|---|
2022 - Atual | Advisory Board Member, Digital Human-Environment Interaction Lab (HEI-LAB), Lusofona University
Avaliador
|
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Portugal |
Consultoria / Parecer
Descrição da atividade | Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09/01 - 2023/09/02 | Grant Reviewer | Canadian Banting Postdoctoral Fellowship , Canadá |
2022 - 2022 | Grant Reviewer | Nederlandse Organisatie voor Wetenschappelijk Onderzoek, Países Baixos |
2019/07/01 - 2019/07/31 | Grant Reviewer | Schweizerischer Nationalfonds zur Förderung der wissenschaftlichen Forschung, Suiça |
2019 - 2019 | Grant Reviewer | Schweizerischer Nationalfonds zur Förderung der wissenschaftlichen Forschung, Suiça |
2018/08/01 - 2018/08/31 | Grant Reviewer | Grantová agentura Ceské republiky, República Checa |
2018/02/01 - 2018/02/28 | Grant Reviewer | The Royal Society, Reino Unido |
2016/08/01 - 2016/08/31 | Grant Reviewer | The Leverhulme Trust, Reino Unido |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2025/02 - 2025/07 | Raciocínio e Linguagem | (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2025/02 - 2025/07 | Neuropsicologia | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2025/02 - 2025/07 | Psicofisiologia e Genética | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2025/02 - 2025/07 | Cognição e Emoção | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2024/09 - 2025/01 | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Internship in Social and Organizational Psychology | Master Degree in Social and Organizational Psychology (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Doctoral Thesis in Psychology | Doctorate Degree (PhD) in Lisbon Social Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Cognition & Emotion | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Master Dissertation in Science on Emotions | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Biological Bases of Emotions | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Perspectives & Theories of Emotion | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Cognição e Emoção | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Estágio de Psicologia Social e das Organizações | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Perspectivas e Teorias das Emoções | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Bases Biológicas das Emoções | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Dissertação em Ciências das Emoções | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/09 - 2024/01 | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Training of Academic Skills in Psychology | Doctorate Degree (PhD) in Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Applied Project in Science on Emotions | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Psychophysiology and Genetics | Bachelor Degree in Psychology (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Neuropsicologia | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Doctoral Thesis in Psychology | Doctorate Degree (PhD) in Lisbon Social Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Reasoning and Language | Bachelor Degree in Psychology (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Raciocínio e Linguagem | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Trabalho de Projeto em Ciências das Emoções | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Psicofisiologia e Genética | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2023/02 - 2023/07 | Treino de Competências Académicas em Psicologia | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Applied Project in Science on Emotions | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Biological Bases of Emotions | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Master Dissertation in Science on Emotions | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Training of Academic Skills in Psychology | Doctorate Degree (PhD) in Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Cognition & Emotion | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Bases Biológicas das Emoções | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Trabalho de Projeto em Ciências das Emoções | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Treino de Competências Académicas em Psicologia | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Dissertação em Ciências das Emoções | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/09 - 2023/01 | Cognição e Emoção | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Reasoning and Language | Bachelor Degree in Psychology (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Psychophysiology and Genetics | Bachelor Degree in Psychology (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Neuropsicologia | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Psicofisiologia e Genética | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2022/02 - 2022/07 | Raciocínio e Linguagem | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Cognition & Emotion | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Biological Bases of Emotions | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Doctoral Thesis in Psychology (0 Ects) | Psychology (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Doctoral Thesis in Psychology | Doctorate Degree (PhD) in Lisbon Social Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Bases Biológicas das Emoções | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Tese em Psicologia | (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/09 - 2022/01 | Cognição e Emoção | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Psychophysiology and Genetics | Bachelor Degree in Psychology (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Neuropsicologia | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Project Seminar in Psychology | Doctorate Degree (PhD) in Lisbon Social Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Reasoning and Language | Bachelor Degree in Psychology (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Seminário de Projecto em Psicologia | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Raciocínio e Linguagem | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2021/02 - 2021/07 | Psicofisiologia e Genética | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Cognition & Emotion | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Doctoral Thesis in Psychology (0 Ects) | Psychology (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Biological Bases of Emotions | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Project Seminar in Psychology | Doctorate Degree (PhD) in Lisbon Social Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Doctoral Thesis in Psychology | Doctorate Degree (PhD) in Lisbon Social Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Bases Biológicas das Emoções | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Cognição e Emoção | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Seminário de Projecto em Psicologia | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/09 - 2021/01 | Tese em Psicologia | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Psychophysiology and Genetics | Bachelor Degree in Psychology (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Research Seminar in Psychology - Advanced Issues | Doctorate Degree (PhD) in Lisbon Social Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Dissertation in Social and Organizational Psychology | Master Degree in Social and Organizational Psychology (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Reasoning and Language | Bachelor Degree in Psychology (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Neuropsicologia | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Doctoral Thesis in Psychology IV | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2020/02 - 2020/07 | Advances in Emotions Neurociences | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2020/02 - 2020/07 | Project Seminar in Psychology | Psychology (Curso de doutoramento (conclusão de unidades curriculares)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Project Seminar in Psychology | Doctorate Degree (PhD) in Lisbon Social Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Dissertação em Psicologia Social e das Organizações | Mestrado em Psicologia Social e das Organizações (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Tese em Psicologia IV | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2020/02 - 2020/07 | Avanços nas Neurociências das Emoções | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2020/02 - 2020/07 | Psicofisiologia e Genética | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Raciocínio e Linguagem | Licenciatura em Psicologia (Licenciatura) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2020/02 - 2020/07 | Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2020/02 - 2020/07 | Seminário de Projecto em Psicologia | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Doctoral Thesis in Psychology III | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2019/09 - 2020/01 | Biological Bases of Emotions | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Research Seminar in Psychology - Advanced Issues | Doctorate Degree (PhD) in Lisbon Social Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Project Seminar in Psychology | Doctorate Degree (PhD) in Lisbon Social Psychology (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Dissertation in Social and Organizational Psychology | Master Degree in Social and Organizational Psychology (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Cognition & Emotion | Master Degree in Science on Emotions (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Cognição e Emoção | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Bases Biológicas das Emoções | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Tese em Psicologia III | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2019/09 - 2020/01 | Seminário de Projecto em Psicologia | Doutoramento em Psicologia (Doutoramento) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Dissertação em Psicologia Social e das Organizações | (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal |
2019/09 - 2020/01 | Seminário de Investigação em Psicologia - Temas Aprofundados | ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal | |
2015/10/01 - 2016/06/30 | Academic Tutor, Year 2 Academic Tutorials | BSc Psychology and Language Sciences | University College London Division of Psychology and Language Sciences, Reino Unido |
Entrevista (jornal / revista)
Descrição da atividade | Jornal / Forum | |
---|---|---|
2019/02/11 | Interview about vocal communication and emotion | Público |
2015/12/30 | Interview about the neurocognitive mechanisms underlying emotions | New Scientist |
Entrevista / Programa (rádio / tv)
Programa | Tema | |
---|---|---|
2023 - Atual | Sociedade Civil | O poder da música |
2021 - Atual | 90 Segundos de Ciência | |
2016/10/01 - 2016/10/01 | Brain waves, The Guardian | Neuroscience of Music and Emotion |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2023 - Atual | Portuguese Psychological Association | Vice President |
2018/05/01 - Atual | Organization for the Human Brain Mapping | |
2015/01/01 - Atual | Cognitive Neuroscience Society | |
2013/01/01 - Atual | Society for the Neurobiology of Language | |
2013/01/01 - Atual | Society for Neuroscience | |
2012/01/01 - Atual | Associação Portuguesa de Psicologia Experimental |
Revisão ad hoc de artigos em revista
Nome da revista (ISSN) | Editora | |
---|---|---|
2012 - Atual | e.g., Nature Human Behavior, Emotion, American Psychologist (see full list in my Web of Science Reviewer profile) |
Distinções
Prémio
2019 | Best Poster Award, XV PhD Meeting in Psychology (Ana Isabel Correia)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
|
2015 | Best Poster Award, III International Symposium of Neuropsychology and Rehabilitation (Helena Moreira) |
2013 | Best Poster Award, Active Ageing Conference 2013 (Helena Moreira) |
2013 | Guarantors of Brain Travel Grant
Guarantors Of Brain, Reino Unido
|
2012 | NIMH 2012 Summer Institute in Cognitive Neuroscience Fellow |
2008 | Fundação Engenheiro António de Almeida Prize for high academic achievement
Fundação Engenheiro António de Almeida, Portugal
|