???global.info.a_carregar???
Mónica Mendes Ferreira é Professora Auxiliar Convidada no ISCTE Business School e investigadora na BRU. Trabalha na área das ciências sociais, destacando-se a Economia e a Gestão. A sua formação académica é interdisciplinar, combinando uma licenciatura em Marketing e Comunicação, uma Pós-Graduação em Comportamento Organizacional e Gestão e um Doutoramento em Gestão na especialidade de marketing. Publicou artigos científicos em revistas de topo com 3 colaboradores em coautoria, capítulos de livros e atas em conferências. Tem uma vasta experiência de ensino, desde licenciaturas em Marketing e Gestão até Mestrados e Pós-Graduações e em Educação Executiva. A nível profissional, mais de 20 anos de experiência em diferentes setores como FMCG, Mass Media, Agências de Publicidade, Associações e Consultoria.  Os seus interesses de investigação incluem comportamento do consumidor, marketing digital, redes sociais, branding, comunicação, marketing turístico e as ligações entre marketing e VR, AR e IA.
Identificação

Identificação pessoal

Nome completo
Mónica Mendes Ferreira

Nomes de citação

  • Ferreira, Mónica
  • Ferreira, Mónica Mendes

Identificadores de autor

Ciência ID
C312-5DFE-DE0C
ORCID iD
0000-0002-2283-5100
Google Scholar ID
LKypAzcAAAAJ
Researcher Id
AGB-4560-2022/
Scopus Author Id
57297924500

Websites

Domínios de atuação

  • Ciências Sociais - Economia e Gestão

Idiomas

Idioma Conversação Leitura Escrita Compreensão Peer-review
Inglês Utilizador proficiente (C1) Utilizador proficiente (C2) Utilizador independente (B2) Utilizador proficiente (C2) Utilizador proficiente (C1)
Formação
Grau Classificação
2018/09/01 - 2021/06/30
Em curso
Management - Specialization in Marketing (Doutoramento)
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019
Concluído
Gestão (Doutoramento)
Especialização em Especialidade: Marketing
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
"HUMAN-ARTIFICIAL INTELLIGENCE ENGAGEMENT EXPLORING THE PERSPECTIVES OF USERS AND TOURISM MANAGERS " (TESE/DISSERTAÇÃO)
2002/12/31
Concluído
Comportamento Organizacional e Gestão (Pós-Graduação)
ISPA, Instituto Superior de Psicologia Aplicada, Portugal
1996/12/31
Concluído
Publicidade e Marketing (Licenciatura)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
1994/12/31
Concluído
Publicidade e Marketing (Bacharelato)
Instituto Politécnico de Lisboa Escola Superior de Comunicação Social, Portugal
Percurso profissional

Docência no Ensino Superior

Categoria Profissional
Instituição de acolhimento
Empregador
2014/09/01 - Atual Professor Auxiliar Convidado (Docente Universitário) ISCTE Business School, Portugal
Produções

Publicações

Artigo em conferência
  1. Loureiro, S. M. C.; Ferreira, M. M.; Bilro, R. G.; Marques, L.. "How artificial intelligence tools influence customer experience and avoidance of similarity". Trabalho apresentado em 2023 Global Marketing Conference at Seoul: Marketing and management transformation in the challenging digital environment, Seoul, Republic of Korea, 2023.
    Publicado • 10.15444/GMC2023.07.07.04
  2. Ferreira, M. M.; Loureiro, S. M. C.; Pereira, H.. "Virtual reality and artificial intelligence: Co-creation process between consumers and firms in an area of smart cities". Trabalho apresentado em Augmented reality and virtual reality: New trends in immersive technology, Conference Proceedings, --, 2021.
    Publicado • 10.1007/978-3-030-68086-2_18
  3. Ferreira, M. M.; Loureiro, S. M. C.; Pereira, H.. "The role of virtual reality and artificial intelligence in marketing relationship communications". Trabalho apresentado em 2020 Global Marketing Conference at Seoul Proceedings, Seoul, 2020.
    Publicado • 10.15444/GMC2020.07.06.02
Artigo em revista
  1. Loureiro, S. M. C.; Sarmento, E. M.; Vinagre, F.; Ferreira, Mónica Mendes. "Human branding: From attachment strength to loyalty". Journal of Marketing Communications N/A (2023): https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13527266.2023.2245826.
    Publicado • 10.1080/13527266.2023.2245826
  2. Ferreira, Mónica Mendes; Pereira, H.; Ashfaq, M.; Loureiro, S. M. C.. "Tourist-virtual assistant communication: the power of attachment and authenticity". Anatolia 34 4 (2023): 566-578. https://www.tandfonline.com/journals/rana20.
    Publicado • 10.1080/13032917.2022.2096653
  3. Ferreira, Mónica Mendes; Loureiro, S. M. C.; Pereira, H.. "You are only mine: Engage with voice assistant while find destinations and accommodations". Journal of Promotion Management 28 2 (2022): 189-204. https://www.tandfonline.com/loi/wjpm20.
    Publicado • 10.1080/10496491.2021.1987986
Capítulo de livro
  1. Ferreira, Mónica Mendes; Pereira, H.; Loureiro, S. M. C.. "Communication tools in the customer’s journey: Application to the tourism sector". In Exploring the power of electronic word-of-mouth in the services industry, 288-316. Hershey, Estados Unidos: IGI Global, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-5225-8575-6.ch016
  2. Ferreira, Mónica Mendes. "Embedding Virtual Reality and Artificial Intelligence in Integrated Marketing Communications". In Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality, 13-43. IGI Global Scientific Publishing, 2020.
    Publicado • 10.4018/978-1-7998-2874-7.ch002
Tese / Dissertação
  1. Ferreira, Mónica Mendes. "Human-artificial intelligence engagement exploring the perspectives of users and tourism managers.". Doutoramento, 2022. http://hdl.handle.net/10071/25903.

Outros

Outra produção
  1. How artificial intelligence tools influence customer experience and avoidance of similarity. Global Marketing Conference - GAMMA. 2023. Ferreira, Mónica Mendes; Loureiro, S. M. C.; Bilro, R.G..
  2. A memorable experience in the metaverse led to a desire to revisit: the moderate role of Kama Muta, arousal and dominance.. 8th International XR-Metaverse XR meets the Metaverse. 2023. Ferreira, Mónica Mendes; Loureiro, S. M. C.; Bilro, R.G.. https://www.iaiti.org/Conference.
  3. Virtual reality and artificial intelligence: co-creation process between consumers and firms in an area of smart cities. 6th International AR VR Conference: Augmented Reality and Virtual Reality - New trends in immersive technology. 2020. Ferreira, Mónica Mendes; Loureiro, S. M. C.; Pereira, H..
  4. The role of virtual reality and artificial intelligence in marketing relationship communications. Global Marketing Conference - GAMMA. 2020. Ferreira, Mónica Mendes; Loureiro, Sandra Maria Correia.
Atividades

Orientação

Título / Tema
Papel desempenhado
Curso (Tipo)
Instituição / Organização
2024/10/07 - Atual A importância do Endomarketing nas Organizações
Orientador de Maria de São Pedro Quartin Valdez e Baptista de Abreu
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/03/05 - Atual Novas Tendências de Comunicação no Setor da Cosmética
Orientador de Catarina Amaral Ferreira da Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/07 - Atual O Papel da Comunicação Interna na Experiência do Consumidor - Caso da Indústria Hoteleira
Orientador de Rui Pedro Ferreira Jorge
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02/07 - Atual Plano de Comunicação para uma marca de café: Nicola
Orientador de Mariana da Silva Rodrigues
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/01/29 - Atual O impacto das marcas patrocinadoras em festivais de verão na perceção de Brand Coolness pelos consumidores
Orientador de Guilherme Carlos Sousa Santos Franco
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/01/28 - Atual Qualidade de serviço percebida pelos clientes em hotelaria ? Estudo de caso: Hotel Dom Pedro Madeira
Orientador de Tânia Cristina Spínola Aveiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/12/07 - Atual A importância do storytelling no setor dos vinhos
Orientador de Francisca Sousa Maia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/05/30 - Atual A Portuguese Import Company - Brasil Case
Orientador de Francisco Miguel Branco Leal Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/04 - Atual De uma terra de agricultores a um polo tecnológico: o projeto "Terceira Tech Island"
Orientador de João Silva Mendes Santiago
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/31 - Atual Novas Tendências em Retalho: Uma aplicação em loja no setor do turismo
Orientador de Raquel Pontes Ahrens Teixeira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - Atual Analysis of possible differences in terms of restaurant experience among restaurant management, employees and customers
Orientador de Francisco Miguel Branco Leal Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/01/01 - 2023/12/31 MARKETING DIGITAL
Orientador de Cristiano Nuno Ferreira Flor
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/01/01 - 2023/12/31 Retailtainment
Orientador de Beatriz Cavaleira dos Santos Tavares Pinto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/07/27 - 2023/12/14 Análise dos Fatores Determinantes da Intenção de compra dos Millennials em Portugal: Versão Extendida da Teoria do Planned Behaviour.
Orientador de Inês Filipa de Oliveira Alves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/03/16 - 2023/12/14 A Dança como ferramenta de Comunicação e o impacto no Bem-estar do Consumidor
Orientador de Catarina Alexandra Marques Gonçalves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/03/16 - 2023/12/14 A Influência da Realidade Aumentada no Processo de Decisão de Compra dos Consumidores de Moda Online
Orientador de Joana Filipa Januário Lopes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/03/16 - 2023/12/14 Comportamento do Consumidor em e-Commerce
Orientador de Pedro Filipe Sobral Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/10/02 - 2023/12/12 Barreiras para as Mulheres na Indústria de Jogos
Orientador de Mafalda Lousa Campos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/03/16 - 2023/12/12 Impacto da Realidade Virtual na intenção de compra de produtos turísticos
Orientador de Ana Carolina dos Santos Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/02 - 2022/12/28 Social Media Marketing enquanto estratégia de Brand Awareness: uma perspectiva da saúde privada em Portugal
Orientador de Cristiano Nuno Ferreira Flor
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/10 - 2022/12/28 Experiência Sensorial: as cores e embalagens
Orientador de Rita Neves Matos Relvas Marino
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/01/28 - 2022/12/27 O Impacto das Ferramentas de Comunicação no Customer Engagement da Indústria Hoteleira
Orientador de Nuno Miguel Pasadas Bexiga
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/01/28 - 2022/12/27 Comportamento do consumidor no marketing sensorial: Psicologia das Cores
Orientador de Carlota Maria Estevão da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/04 - 2022/12/27 O papel das estratégias de publicidade emocionais na adesão aos Eventos de Música
Orientador de Marta Alexandre Leão Gameiro Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/11/02 - 2022/12/22 Impacto dos Influenciadores Digitais no Comportamento do Consumidor: Os Macro e Micro Influenciadores no Instagram
Orientador de Maria Luís Branco Simões
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/10/28 - 2022/12/22 A influência dos media na sociedade do século 21: Revisão de uma análise criminológica global
Orientador de Sara Luísa Meijer Loja
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/01/28 - 2022/12/22 Ferramentas de Comunicação em Organizações Humanitárias
Orientador de Bernardo Nunes Brito da Mana
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/01/28 - 2022/12/22 A Fidelização de Clientes através da Gamification: Caso MB Way
Orientador de Catarina Almeida Marques
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/25 - 2022/12/22 Os efeitos de pilotos de Fórmula 1 em relacionamento de fãs
Orientador de Ricardo Xavier Souto Ferreira da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/22 - 2022/12/22 O Papel do Retailtainment nas Intenções Comportamentais da Geração Z nos Centros Comerciais
Orientador de Beatriz Cavaleira dos Santos Tavares Pinto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/10 - 2022/12/22 Plano de Marketing Digital para as Redes Sociais - Cross And Run
Orientador de Maria Rosa Medeiros Toste
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/11/10 - 2022/12/22 O Impacto da Ligação Cão-Humano nos Critérios de Seleção de Comida de Cão
Orientador de Francisco Serpa dos Santos Figueiredo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2022/01/20 O que o faz ver e não jogá-lo? A Evolução de Gaming Streaming e os Fatores Motivacionais relativos a Audiência
Orientador de João Paulo Casimiro da Costa Amaral Rato
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/03/08 - 2021/12/14 A relação entre o masstige marketing e a brand equity entre gerações num contexto de mudança na indústria relojoeira
Orientador de Ricardo Marques Morgado Costa Reis
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/03/08 - 2021/12/07 Plano de negócios inovador - CONCEITO BEM-ESTAR
Orientador de Mafalda Pereira Mendes Baptista da Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/03/08 - 2021/12/06 Parkaki - O teu lugar de estacionamento em Lisboa
Orientador de Cláudia Filipa Ferreira Clara Mota da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2021/02/05 Comunicar na altamente regulamentada indústria do tabaco: O caso da Philip Morris
Orientador de Luís Carlos Carvalho Carapinha
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/23 - 2021/01/26 As perceções dos recrutadores Portugueses sobre os conteúdos online, durante o recrutamento, e o impacto destas nas suas decisões de contratação
Orientador de Joana Seabra de Azevedo Lima
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/11/04 - 2021/01/21 100 Anos do Sport Club Lusitânia: Um plano de comunicação para uma época centenária
Orientador de João Silva Mendes Santiago
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09/27 - 2021/01/21 Caso Pedagógico da Federação Portuguesa de Futebol - O impacto da expansão de negócio do Canal 11
Orientador de Inês Sofia Galhardas Pinto Gonçalves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/02 - 2021/01/20 O Panorama desportivo nos Media - Investigação das Interações Parassociais, Comportamentos e do impacto causado pela ausência do desporto pelo confinamento.
Orientador de Pedro Miguel Bicho Fadista
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/02 - 2021/01/20 Bancos tradicionais na era digital. Conseguem adaptar-se as mudanças de comportamento dos consumidores? Perceção dos Millennials no mercado Português
Orientador de Jéssica Nazarina Miguel Cahete
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/11/13 - 2021/01/20 Plano de Comunicação do Rebranding da EDP Serviço Universal
Orientador de Rita Figueiredo de Carvalheira Almeida
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/31 - 2021/01/20 O USO DE CO-CRIAÇÃO NO CAMPISMO E O SEU RELACIONAMENTO COM O ENVOLVIMENTO DO CLIENTE
Orientador de Raquel Pontes Ahrens Teixeira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/29 - 2021/01/20 Plano de Marketing e Comunicação - TREE Real Estate Experience
Orientador de João Carlos Porfírio Modesto
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09/20 - 2021/01/20 O Impacto da Tecnologia no processo de tomada de decisão de um destino turístico
Orientador de Miguel Matos Delgado
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/18 - 2021/01/19 Celebrity Endorsement com artistas de música: O caso de estudo da Fruut e Universal Music Portugal.
Orientador de Leonor David de Paiva Gardete Correia
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/02 - 2021/01/19 O Impacto dos Ecrãs Interactivos na Atmosfera de Loja - Um caso pedagógico da Leroy Merlin
Orientador de Joana Rita Branco Santos
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/02 - 2021/01/19 A influência e o impacto da Inteligência Artificial no processo de Tomada de Decisão do consumidor: Comparação entre Geração X e Millennials
Orientador de Fábio Miguel Iglésias Braga
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/02 - 2021/01/19 O Impacto da Interação Online nas Dimensões da Brand Equity no Setor da Hospitalidade.
Orientador de Tiago Miguel Gago Esteves Cabrita
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/10/17 - 2021/01/19 A Importância das Pesquisas Online na Segmentação Estratégica de um Destino: O Caso Madeira
Orientador de João Eduardo Seixas Carlos da Silva Paulo
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2021/01/19 Festivais de Música e Iniciativas Culturais como formas de revitalizar o interior de Portugal. O Caso de Estudo do Festival Bons Sons
Orientador de Maria Mafalda de Brito Guerreiro Alves
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/12/02 - 2021/01/18 Fatores que influenciam a Intenção de Compra de Luxo: Comparação entre asGerações X e Y
Orientador de Patrícia Paixão Diniz
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2021/01/18 O impacto do marketing por influência na equidade da marca: As percepções da Geração Y e Geração Z
Orientador de Júlia Maria Simões Grácio
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2019/12/30 O Impacto dos Serviços de Streaming e de Video-on-Demand na Indústria da Exibição de Cinema: Uma Abordagem Experiencial
Orientador de Bruno Rogério Neves Loureiro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2019/12/16 De que forma a qualidade do serviço afeta a satisfação dos jogadores de casino
Orientador de Tiago Marques Prata
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2019/12/16 O papel da lealdade na criação de brand equity em marca branca
Orientador de João Tavares Fernando
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2019/12/16 Co-creação de Experiência de Turismo e Tecnologia como conceitos-chave (ferramentas-chave) para a inovação e a criação de valor
Orientador de Raquel da Fonte Barata da Silva
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/11/02 - 2019/12/16 Marketing Multi Nível e o impacto no vínculo nos distribuidores dos factores de (in)sucesso - abordagem para medir o vínculo
Orientador de Gonçalo Filipe Monteiro Grade
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2019/11/28 O Impacto dos Influencers na Intenção de Compra: A Indústria da Cosmética
Orientador de Márcia Filipa Martins Botelho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2019/11/28 Como Pode o Investimento na Marca de Distribuidor Afectar o Consumidor? O Caso de Estudo da Leroy Merlin
Orientador de Manuel Maria Mourinha Caeiro Ramalho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/12/03 - 2019/08/31 Galp: A New Intervention Field
Orientador de Beatriz Santos Ferreira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/28 - 2018/12/13 ESTUDO DE CASO SOBRE O ENGAGEMENT DA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE NA ING, LUXEMBURGO
Orientador de Aline Nowacki
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/20 - 2018/12/12 Realidade Virtual e Inteligência Artificial aplicadas à Experiência do Consumidor: Uma Abordagem Baseada em Cenários
Orientador de Fábia Patrícia Fidalgo Fino
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/28 - 2018/12/11 Análise geracional dos comportamentos dos turistas: Estudo do turista Chinês
Orientador de Huang Shunying
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/28 - 2018/12/11 Atitude e Intenção para utilizar Carsharing em Portugal: utilizadores e não-utilizadores
Orientador de Rita Martinho Rosa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/01/23 - 2018/11/27 Projeto Empresarial: Inovação Corporativa numa empresa postal nacional com quase 500 anos
Orientador de Ricardo Filipe Samora Tavares
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/10/31 - 2018/11/27 Bandida do Pomar - Como quebrar as regras através da comunicação
Orientador de Inês Conde Rodrigues Coutinho Marques
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/01/23 - 2018/11/16 DOES ETHICS IN ADVERTISEMENT AFFECT CONSUMPTION AND BRAND LOYALTY IN THE PORTUGUESE BEER MARKET?MILLENNIALS VS GENERATION X PERCEPTION
Orientador de Miguel Ângelo Martins
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/11/28 - 2018/11/16 Conseguirá a publicidade nativa e o conteúdo de marca no Instagram afectar os níveis do valor de marca?
Orientador de Cláudia Sofia Outeiro Cipriano
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2017/12/22 Raising your Arms Towards Branding: How Narta Founds ints Place in a Mature Market
Orientador de David José do Carmo Chalbert Cardeira Gonçalinho
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/30 - 2017/12/19 Caso Leroy Merlin - Fidelização de Clientes
Orientador de Rebeca Oram Soares Filipe de Assunção
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/30 - 2017/12/19 Developling a Communication Strategy to enter the Mariculture Market
Orientador de Joana Cardoso Fava Reis Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/30 - 2017/11/30 Zara's Case Study - The Strategy of the Fast Fashion Pioneer
Orientador de Ana Mafalda Ricardo Morgado Costa
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/30 - 2017/11/30 Food Marketing Guerrilla Version - Practical Case: Tritico, an italian bakery
Orientador de Federico Cavalli
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/30 - 2017/11/28 An Assessment of how Brand Awareness Influences Brand Recognition through Product Placement, Applied to the Automotive Industry and Computers
Orientador de Daniel Sousa Drumond
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2017/11/28 Costumer Journey: A new approach for retailers
Orientador de Sara Alexandra Gonçalves Rodrigues
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/30 - 2017/11/27 Contrast Between Youtubers and Traditional Celebrities: Impact in brand awareness, purchase intention and brand loyalty
Orientador de Inês Furtado Menezes
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/30 - 2017/10/23 Marketing Plan: Sentir Aveiro
Orientador de Ana Margarida Costa Barroca da Graça
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/10/30 - 2017/10/13 The Impact of Brand Portfolio Management on the Identification Process of Sport Consumers
Orientador de Manon Marie Margaux Hallouin
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/12/05 Crisis Communication Management: Macdonald´s case study
Orientador de Bernardo da Cruz Medeiros Francisco
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/12/05 Marketing Plan for Produto da Madeira: Stakeholders approach for place branding strategies
Orientador de Joana Marta de Jesus Fernandes Pereira
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/11/30 Why Storytelling is the Future of Branding
Orientador de Sandra dos Santos Pires
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/11/30 The Blog as a New Tool of The Marketing Communication Mix
Orientador de Catarina Sofia Leonor Revez
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/11/29 Impact of Social Media In Sports Marketing
Orientador de Gaurav Kumar Gadiraju
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/11/24 The Role of Social Media Marketing in the Decision Making Process Affecting Portuguese Consumers Considering the Horeca Business Segment
Orientador de Beatriz Margarida Trindade Almiro de Menezes e Castro
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/10/30 - 2016/11/24 The Impact of Youtube Recommendations on Consumer's Decision-Making Process
Orientador de Inês Sofia Inácio Bom
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2013/10/30 - 2016/11/24 Implementação de uma Estratégia de Comunicação na Marca Paladar Pronto
Orientador de Mafalda Crespo Nunes de Abreu
ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal

Organização de evento

Nome do evento
Tipo de evento (Tipo de participação)
Instituição / Organização
2024/05/18 - 2024/05/22 9th International XR-Metaverse Conference - Where Reality Meets Imagination (2024/05/18)
Conferência (Membro da Comissão Científica)
2022/04/27 - 2022/04/29 7ª Conferência Internacional XR (2022/04/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2022/04/27 - 2022/04/29 7ª Conferência Internacional XR - Extended Realities (XR) in Times of Crisis (2022/04/27)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2020/11/19 - 2020/11/20 6th International Conference of AR/VR, Immersive Tech and the Future of Smart Cities (2020/11/19)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)
2020/06/26 - 2020/06/28 Exploring the Future of Management: Facts, Fashion and Fado (2020/06/26)
Conferência (Membro da Comissão Organizadora)

Curso / Disciplina lecionado

Disciplina Curso (Tipo) Instituição / Organização
2025/02 - 2025/07 Comunicação em Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/09 - 2025/01 Comunicação Integrada em Marketing Licenciatura em Gestão de Marketing (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/09 - 2025/01 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Comunicação em Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2024/02 - 2024/07 Ferramentas de Comunicação ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Comunicação Integrada em Marketing Licenciatura em Gestão de Marketing (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/09 - 2024/01 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Ferramentas de Comunicação ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Comunicação em Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2023/02 - 2023/07 Marketing no Turismo Outro em Programa Avançado em Gestão Estratégica do Turismo (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Comunicação Integrada em Marketing Licenciatura em Gestão de Marketing (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/09 - 2023/01 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Comunicação em Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Ferramentas de Comunicação de Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2022/02 - 2022/07 Ferramentas de Comunicação ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Comunicação Integrada em Marketing Licenciatura em Gestão de Marketing (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/09 - 2022/01 Gestão de Comunicação Mestrado em Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Ferramentas de Comunicação de Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2021/02 - 2021/07 Ferramentas de Comunicação ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Gestão do Marketing (2.º Ciclo - Ch) Gestão de Empresas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Gestão de Canais de Distribuição Mestrado em Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Comunicação Integrada em Marketing Licenciatura em Gestão de Marketing (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Marketing Operacional Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Marketing 3.0 Curso de Pós Graduação em Gestão de Topo em Hotelaria e Turismo (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/09 - 2021/01 Gestão do Marketing Mestrado em Gestão de Empresas (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Ferramentas de Comunicação ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2020/02 - 2020/07 Ferramentas de Comunicação de Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Marketing Operacional Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Gestão de Canais de Distribuição Mestrado em Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/09 - 2020/01 Marketing e Gestão da Marca ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Gestão de Canais de Distribuição Mestrado em Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Ferramentas de Comunicação de Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Ferramentas de Comunicação ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2019/02 - 2019/07 Gestão de Marcas e Comunicação em Marketing Seminário de Especialização em Gestão de Marcas e Comunicação em Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Marketing e Gestão da Marca ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/09 - 2019/01 Marketing Operacional Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Gestão de Marcas e Comunicação em Marketing Seminário de Especialização em Gestão de Marcas e Comunicação em Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Trade Marketing Curso de Pós Graduação em Gestão de Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Ferramentas de Comunicação de Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2018/02 - 2018/07 Gestão de Canais de Distribuição Mestrado em Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Marketing e Gestão da Marca ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Marketing Operacional Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Gestão do Marketing Gestão de Marketing (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/09 - 2018/01 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Gestão de Marcas e Comunicação em Marketing Seminário de Especialização em Gestão de Marcas e Comunicação em Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Gestão do Negócio (Ind) Programa Avançado de Gestão e Liderança (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Trade Marketing Curso de Pós Graduação em Gestão de Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Ferramentas de Comunicação de Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2017/02 - 2017/07 Gestão do Negócio Curso de Especialização em Programa Avançado de Gestão e Liderança (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Marketing e Gestão da Marca ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Marketing Operacional Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/09 - 2017/01 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Gestão do Negócio (Ind) Programa Avançado de Gestão e Liderança (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Gestão do Negócio Curso de Especialização em Programa Avançado de Gestão e Liderança (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Ferramentas de Comunicação de Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Gestão de Marcas e Comunicação em Marketing Seminário de Especialização em Gestão de Marcas e Comunicação em Marketing (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Projeto de Gestão de Marketing 2 ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2016/02 - 2016/07 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Estratégia Digital Curso de Especialização em Roche (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Segmentação de Mercado, Marketing Relacional e Gestão da Experiência do Cliente ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Marketing Operacional Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Marketing Estratégico de Serviços Financeiros Curso de Especialização em Programa de Desenvolvimento em Gestão e Liderança_CGD (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Marketing e Gestão da Marca ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/09 - 2016/01 Segmentação de Mercado, Marketing Relacional e Gestão da Experiência do Cliente_ce Curso de Especialização em Programa Pós Graduado para Gestores (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Marketing Operacional Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Ferramentas de Comunicação de Marketing Curso Institucional em Escola de Gestão (Curso de mestrado (conclusão do curso de especialização)) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2015/02 - 2015/07 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Marketing Operacional Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
2014/09 - 2015/01 Gestão do Marketing Licenciatura em Gestão (Licenciatura) ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, Portugal
Distinções

Prémio

2017 Melhor Professor in PG Top Management Hospitality and Tourism 2017
2016 Melhor Professor in PG Top Management Hospitality and Tourism