Identificação
Identificação pessoal
- Nome completo
- Andressa Jove Godoy
Nomes de citação
- Godoy, Andressa
- Godoy, A. J.
- Jove Godoy, A.
Identificadores de autor
- Ciência ID
- 4918-2BFD-819A
- ORCID iD
- 0000-0001-8437-8374
Endereços de correio eletrónico
- andressa.godoy@ua.pt (Profissional)
Websites
- http://lattes.cnpq.br/4809090250785940 (Académico)
Domínios de atuação
- Ciências Sociais - Ciências da Educação
- Humanidades - Línguas e Literaturas
Idiomas
Idioma | Conversação | Leitura | Escrita | Compreensão | Peer-review |
---|---|---|---|---|---|
Português (Idioma materno) | |||||
Inglês | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) | Utilizador proficiente (C1) |
Espanhol; Castelhano | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) | Utilizador independente (B1) | Utilizador elementar (A2) |
Formação
Grau | Classificação | |
---|---|---|
2022/09 - 2026/07
Em curso
|
Ciências da Educação (Doutoramento)
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal
"PARADIGMAS DE ENSINO DA LITERATURA NO ENSINO SECUNDÁRIO: UM ESTUDO A PARTIR DE HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES (provisório)" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
|
2022 - 2022
Concluído
|
Formação Pedagógica Inicial de Formadores (Curso Técnico Superior Profissional)
ASFormação , Portugal
|
4 - RELEVANTE |
2019/09 - 2021/07
Concluído
|
Estudos Editoriais (Mestrado integrado)
Universidade de Aveiro, Portugal
"IMPACTO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS NA EDIÇÃO PARA CRIANÇAS EM PORTUGAL: OS PERITEXTOS DOS LIVROS DAS METAS CURRICULARES" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
18 |
2014/03 - 2019/06
Concluído
|
Licenciatura em Letras - Português e Inglês (Licence)
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brasil
"Modelos de ensino de Literatura e seus impactos na formação de licenciandos em Letras" (TESE/DISSERTAÇÃO)
|
17 |
Percurso profissional
Outros
Categoria Profissional Instituição de acolhimento |
Empregador | |
---|---|---|
2020/09 - 2022/08 | Professora de Português, Inglês e Português Língua Estrangeira | ASFormação , Portugal |
2020/03 - 2020/12 | Professora de Inglês com metodologia Cambridge | Skills Gym, Portugal |
Joviform Consultoria Empresarial, Portugal | ||
2019/01 - 2019/06 | Professora de Texto e Linguagem | Curso pré-vestibular UFSCar, Brasil |
Universidade Federal de São Carlos, Brasil | ||
2019/01 - 2019/06 | Tutora de Escrita Académica | Programa de Atendimento Acadêmico aos Estudantes de Graduação da UFSCar, Brasil |
Universidade Federal de São Carlos, Brasil | ||
2019/01 - 2019/06 | Explicadora - Português e Inglês | Rede Tutores , Brasil |
Joviform Consultoria Empresarial, Portugal | ||
2018/06 - 2018/12 | Professora de Língua Portuguesa | Programa Residência Pedagógica, Brasil |
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brasil (...) |
||
2014/03 - 2017/06 | Bolseira e Professora em Formação | Programa de Iniciação à Docência , Brasil |
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brasil | ||
2014/07 - 2016/05 | Auxiliar editorial estagiária | Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, Brasil |
Departamento de Terapia Ocupacional da UFSCar, Brasil |
Projetos
Bolsa
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2022/09 - 2026/08 | Paradigmas de ensino da Literatura no Ensino Secundário: Um estudo a partir de histórias de vida de professores
2022.13600.BD
|
Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
2013/01 - 2013/12 | Aplicação de um tutorial didático em português para programação da placa de FPGA utilizando o software Quartus II®
-
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, Brasil
|
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista
Concluído
|
2012/01 - 2012/12 | Produção de um tutorial didático em português em FPGA utilizando o software Quartus II® na disciplina de Eletrônica Digital
3 do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio
-
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, Brasil
|
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista
Concluído
|
2011/01 - 2011/12 | Produção de um glossário digital inglês/português dos termos técnicos utilizados nas disciplinas técnicas do curso integrado
em eletrônica
-
Bolseiro de Iniciação Científica
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista, Brasil
|
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Concluído
|
Outro
Designação | Financiadores | |
---|---|---|
2018/06 - 2019/06 | Modelos de ensino de Literatura e seus impactos na formação de licenciandos em Letras
Edital 001/2018
Investigador
Departamento de Metodologia de Ensino - UFSCar, Brasil
|
Concluído
|
Produções
Publicações
Artigo em conferência |
|
Artigo em revista |
|
Edição de livro |
|
Poster em conferência |
|
Resumo em conferência |
|
Atividades
Apresentação oral de trabalho
Título da apresentação | Nome do evento Anfitrião (Local do evento) |
|
---|---|---|
2024/08 | Literature teaching in Portugal before and after democratic revolution: analysis of curricula | ECER 2024 - European Conference on Educational Research
(Nicosia, Chipre)
|
2024/06 | Impacts of educational policies on publishing for children in Portugal | 2024 ARLE IFTE Conference, Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology
(Melbourne, Austrália)
|
2024/06 | Fifty years of literature teaching in Portugal - a study based on teachers' life histories | 2024 ARLE IFTE Conference, Connections and Disruptions: Unsettling L1 Education: Intersections of Place, Identity and Technology
(Melbourne, Austrália)
|
2024/06 | 50 years of literature teaching in a democratic Portugal: teachers' life histories | 28th JURE Conference
(Sevilha, Espanha)
|
2024/04 | Books that make a literature teacher: relationships between the personal and the school canon | IX Jornadas de Historias de Vida em Educación. Las personas y los nuevos materialismos en la construcción de relatos |
2024/02 | O ensino de literatura em tempos democráticos: histórias de vida de professores e professoras | V CICSE - Colóquio Internacional de Ciências Sociais da Educação
(Braga, Portugal)
|
2023/12/15 | A escolarização da Literatura no ensino secundário português - Um estudo a partir das histórias de vida de professores e professoras | XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (Porto, Portugal)
|
2023/11 | Pesquisas biográfico-narrativas e o ensino da literatura: Narrativas de quem ensina narrativas | II Seminário De Pesquisa Narrativa: A Formação Docente e a Formação do Pesquisador Narrativo / I Seminário Internacional de
Pesquisa Narrativa
Universidade Federal de Uberlândia (Uberlândia, Brasil)
|
2023/08/21 | A Historical Panorama of Literature Teaching - Results from a Systematic Literature Review | Emerging Researchers' Conference - European Conference on Educational Research
European Educational Research Association (Glasgow, Reino Unido)
|
2021/09/30 | Ecos do Livro-Álbum: Os Peritextos nas Novas Edições de Obras de Literatura para Crianças em Portugal | II Encontro Nacional de Literatura Infantil/Juvenil / I Congresso Internacional de Literatura Infantil/Juvenil: questões e
temáticas de ontem e de hoje
Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
|
2021/08/28 | GT - Educação e Literatura: A Formação do Leitor Literário em Escolas e Universidades | Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba
Instituto Federal de São Paulo (Campos do Jordão, Brasil)
|
2018 | Se as crianças brincam, por que não posso brincar também? Estratégias lúdicas para o ensino de PLE para adultos | XI CARPE - Colóquio de ação e reflexão em português para estrangeiros.
Universidade Federal de São Carlos (Brasil)
|
2017 | As redes sociais como interlocutor significativo em aulas de português para estrangeiros | EPLITEC 2017
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (São João da Boa Vista, Brasil)
|
2017 | Oficina de estudos: literatura e cultura | XV Semana da Educação - Educação em tempos de crise
Universidade Federal de São Carlos (Brasil)
|
2017 | Produção de um glossário virtual inglês/português de informática e eletrônica | II ELIL - Encontro de Licenciaturas em Letras da Unesp
Universidade Estadual Paulista (Brasil)
|
2016 | Abordagem de ensinar versus abordagem de aprender: o desafio da harmonização em aulas de PLE. | VI CARPE - Colóquio de ação e reflexão em português para estrangeiros
Universidade Federal de São Carlos (Brasil)
|
2014 | O lúdico na sedimentação de conteúdos em turmas de 6ºs anos | 18ª Jornada de Letras – UFSCar
Universidade Federal de São Carlos (Brasil)
|
2014 | Workshop: Fanzine - Uma atividade de (re)conhecimento | II Colóquio de Práticas Letradas nos Anos Iniciais e Seminário PNAIC UFSCar
Universidade Federal de São Carlos (Brasil)
|
Organização de evento
Nome do evento Tipo de evento (Tipo de participação) |
Instituição / Organização | |
---|---|---|
2023/09 - 2023/12 | Membro de Comissão Científica e editora do Livro de Resumos do XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências
da Educação (2023/12/14 - 2023/12/15)
Seminário (Coorganizador)
|
Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Portugal |
Participação em evento
Descrição da atividade Tipo de evento |
Nome do evento Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2023/09/20 - 2023/09/22 | The aim is to explore the theme of literary development from different angles. An overarching perspective concerns the reflective
notion of ethics: Taking an ethical perspective draws our attention to questions of good life and its presuppositions. This
may include reflections on what we consider as morally appropriate and why, but the perspective is far wider.
Seminário
|
Literary Development Reconsidered: Perceiving Literary Education in an Ethical Frame
Freie Universität Berlin, Alemanha
|
2022/08/11 - 2022/08/12 | Mesas compostas por professores e profissionais da educação, escritores e ilustradores, investigadores, formuladores de políticas
públicas e influenciadores digitais acerca da Literatura para Jovens e a formação de leitores e do hábito da leitura. Ver
mais em https://www.flijpuc.com/.
Festival
|
I FESTIVAL DE LITERATURA JOVEM DA PUC-SP
Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária - PUC-SP, Brasil
|
2022/07/09 - 2022/07/10 | Palestras ministradas por Armando Requeixo, José António Gomes e Rebecca Drautremer acerca da LIJ, da formação de leitores
e da ilustração. Mesa-redonda composta por André Letria, Luísa Ducla Soares e Teresa Lima sobre os seus processos criativos.
Workshop "Ofina de Edição - O ciclo do Livro", organizada por Miguel Gouveia. Ver mais em https://encontroliteraturaaveiro.pt/.
Encontro
|
4º Encontro Internacional de Literatura, Ilustração e Edição para a Infância do Município de Aveiro
Câmara Municipal de Aveiro, Portugal
|
2022/07/05 - 2022/07/06 | Palestras ministradas por António Nóvoa, Gert Biesta e Kate Walsh; mesa-redonda composta por Aileen Kennedy, Anja Sweneen,
Daniel Alvunger e Qing Gu sobre o tema global "Teacher Education: building an agenda for the 21st century". Ver mais em https://2022.edulog.pt/
Conferência
|
2022 EDULOG International Conference
EDULOG Fundação Belmiro de Azevedo, Portugal
|
Júri de grau académico
Tema Tipo de participação |
Nome do candidato (Tipo de grau) Instituição / Organização |
|
---|---|---|
2022/12/12 | Formar-se professor: LeC como ferramenta de valorização da experiência no processo educacional
Arguente principal
|
Murilo Meloto de Souza (Outro)
Universidade Federal de São Carlos Centro de Educação e Ciências Humanas, Brasil
|
Arbitragem científica em conferência
Nome da conferência | Local da conferência | |
---|---|---|
2023/12/14 - 2023/12/15 | XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação | Porto |
2021/05/01 - 2021/08/28 | Seminário de Estudos Linguísticos do Vale do Paraíba | Instituto Federal de São Paulo - Campos do Jordão |
Curso / Disciplina lecionado
Disciplina | Curso (Tipo) | Instituição / Organização | |
---|---|---|---|
2022/04/08 - 2022/05/06 | Reflexões sobre a Literatura e suas práticas escolares | (Licence) | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura - UFSCar, Brasil |
2015 - 2022 | Oficina de Estudos: Literatura e Cultura | Oficina de Estudos: Literatura e Cultura | Universidade Federal de São Carlos, Brasil |
2018/06 - 2018/12 | Português para Estrangeiros - Nível A1 para falantes de outras línguas | Instituto de Línguas UFSCar, Brasil | |
2018 - 2018 | Compartilhando conhecimento: As formas e as funções da escrita científica | Compartilhando conhecimento: As formas e as funções da escrita científica | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São Carlos, Brasil |
2017 - 2018 | Literatura e Realidade – LER | Literatura e Realidade – LER | Universidade Federal de São Carlos, Brasil |
Membro de associação
Nome da associação | Tipo de participação | |
---|---|---|
2024/03 - Atual | ARLE - International Association for Research in L1 Education | |
2024/03 - Atual | EARLI - European Association for Research on Learning and Instruction |
Distinções
Título
2013 | Deputada Jovem
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Brasil
|